Jump to content

em análise Dell Inspiron 3421 - Placa dne40-cr mb - Não carrega bateria

Rate this topic

Rogerio Nascimento
 Share

Recommended Posts

Amigos, esse Dell chegou sem carregar bateria, o PQ3801 (FDV301N-NL-GP) estava danificado, fiz a substituição dele por esse DMN5L06K-7-GP (retirado de uma sucata de outro Dell), porém ainda não resolveu o problema. Vi em outro post que o @Gilson Macedo explicou que o pino 5 do PQ3803 tem que ter 0V, no meu caso apresenta 3V, achei que fosse defeito no componente, mas não é. Segui até o I/O e no pino 99 tem 2,7V. Alguém me presta uma ajuda nessa situação? Agradecendo desde já.

Obs: a fonte e a bateria estão boas, testadas em outro equipamento e carregam normal.

Link do esquema: 

Edited by Rogerio Nascimento

13 minutos atrás, Gilson Macedo disse:

0v deveria ser a tensão nos dois gates do pq3803. Veja que o sinal PBAT_PRES1# é o sinal do pino 5 do batt1. 

Os gates do pq3803 tem que ter sempre 0V com e sem bateria? Sem a bateria tem 3,3V e com ela zera, igual ao pino 5 do batt1 (que é o mesmo sinal).

Edited by Rogerio Nascimento

@wjinformaticaPq3803 tem nível lógico alto nos dois gates, o que está errado. Já o pino 5 do batt1 tem nível lógico baixo quando a bateria está conectada. Então é preciso seguir essa caminho até o pq3803 e entender o porque de nível lógico alto nos 2 gates.

No meu entendimento é preciso seguir a análise desde o pu3801, passando pelo pq3808 até o pq3803.

Edited by Gilson Macedo

1 hora atrás, Gilson Macedo disse:

Você nem respondeu o meu questionamento anterior. Primeiro nos diga o que acontece para que a gente possa ajudar. 

Acredito que respondi sim logo abaixo ou não entendi que era um questionamento: 0v deveria ser a tensão nos dois gates do pq3803. Veja que o sinal PBAT_PRES1# é o sinal do pino 5 do batt1. 

Em 13/09/2018 às 15:18, Rogerio Nascimento disse:

Amigos, esse Dell chegou sem carregar bateria, o PQ3801 (FDV301N-NL-GP) estava danificado, fiz a substituição dele por esse DMN5L06K-7-GP (retirado de uma sucata de outro Dell), porém ainda não resolveu o problema. Vi em outro post que o @Gilson Macedo explicou que o pino 5 do PQ3803 tem que ter 0V, no meu caso apresenta 3V, achei que fosse defeito no componente, mas não é. Segui até o I/O e no pino 99 tem 2,7V. Alguém me presta uma ajuda nessa situação? Agradecendo desde já.

Obs: a fonte e a bateria estão boas, testadas em outro equipamento e carregam normal.

Link do esquema: 

Não foi bem explicado, pois na descrição do tópico você diz que o pq3803 tem 3v. Isso me induziu a procurar o defeito no lugar errado. 

23 horas atrás, Rogerio Nascimento disse:

Os gates do pq3803 tem que ter sempre 0V com e sem bateria? Sem a bateria tem 3,3V e com ela zera, igual ao pino 5 do batt1 (que é o mesmo sinal).

Na resposta 5# você de fato fez uma pergunta, mas na descrição do tópico você não expôs de modo correto.