Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Fonte Dell N525EF-00 / CI queimado

Avalie este tópico:


Alfredo Mendes Jr

Posts em destaque

Boa noite,

Estou com uma fonte de um servidor Dell T5400, que está com o IC903 destruído. Ainda não investiguei o porquê deste circuito integrado ter explodido, pois o meu problema maior é justamente saber que componente é esse, já que a identificação sumiu.

Peço a ajuda de vocês para tentar descobrir que CI é este. Sei que é praticamente impossível obter esquema de fontes na internet, daí peço que caso alguém trabalhe com essa fonte, me passe o código dele. Essa fonte é muito cara, e compensa perder um tempinho tentando resolver.

 

Grato

CI.jpg

IMG_20180912_203350042_HDR.jpg

IMG_20180912_210216128.jpg

Editado: por Alfredo Mendes Jr
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite,

Acho que o @zazulak matou a charada. As ligações estão conforme indicou. Os pinos de 5 a 8 estão todos juntos, e devem ser o Source. 

Vou ver se encontro outro deste pra substituição. 

O que provoca um dano como este, a ponto de arrebentar com o componente?  Com o curto, será que levou mais componentes junto?

 

Desde já agradeço imensamente pela ajuda prestada. Um grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Alfredo Mendes Jr disse:

Boa noite,

Acho que o @zazulak matou a charada. As ligações estão conforme indicou. Os pinos de 5 a 8 estão todos juntos, e devem ser o Source. 

Vou ver se encontro outro deste pra substituição. 

O que provoca um dano como este, a ponto de arrebentar com o componente?  Com o curto, será que levou mais componentes junto?

 

Desde já agradeço imensamente pela ajuda prestada. Um grande abraço!

Em se tratando desses chaveadores de fonte "tudo em um" da Power Integrations, qualquer coisa é motivo pra estourarem, e estouram sem motivo também. São componentes bastante frágeis. Isso vale para todos, sejam os TNY, TOP (esses são os piores), ou os LNK usados em fonte sem isolação. São verdadeiros componentes-pipoca: Bobeou, estourou.

 

Uma causa comum de queima dos TNY usados no Stand by de fontes é o capacitor dos 5vsb seco (se não me engano nessa sua são dois, na dúvida melhor trocar direto).

 

Quando ele queima, é comum ele levar junto um resistor de baixo valor em série com o primário do transformador (se existir.. nem todas as fontes usam esse resistor). Às vezes queima o optoacoplador, e mais raramente algum componente ligado ao pino 2. Se você (ou o cliente, aha) for muito azarado, mas muito azarado mesmo, arrebenta o primário do transformador, mas nessa fonte nunca vi isso acontecer.

 

Dica: depois de troca-lo, ligue a fonte numa lâmpada série de potência bem baixa, tipo 25w e veja se os 5vsb aparecem no fio roxo, e dê uma dedada no TNY pra ver se não está superaquecendo. Se ele funcionar por um minuto sem superaquecer aí pode ligar direto e acionar a fonte principal (essa fonte tem PFC ativo, não se dá bem com lâmpada série).

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só atualizando,

 

Troquei o TNY, mas não deu sinal. Troquei um resistor SMD de 33 ohm que estava alterado,  prox do TNY. Achei também um transistor (2SC2655) com problema. Mas este ainda não consegui encontrar na minha região, e vou ter que apelar para internet.
Assim que substituir, dou noticias.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/09/2018 às 19:52, Alfredo Mendes Jr disse:

Só atualizando,

 

Troquei o TNY, mas não deu sinal. Troquei um resistor SMD de 33 ohm que estava alterado,  prox do TNY. Achei também um transistor (2SC2655) com problema. Mas este ainda não consegui encontrar na minha região, e vou ter que apelar para internet.
Assim que substituir, dou noticias.

 

Esse 2sc2655 fica próximo ao TNY e tem um Zener ligado na base, né? Antes de trocar e ligar, veja se não há um curto na linha do emissor dele. Ele alimenta o integrado de controle do PFC e da fonte principal.

 

PS. O 2sc2655 é difícil de achar, mas pode ser substituído pelo 2sc4408, bc639 e 2sd882. 

 

Se ligar a fonte sem esse transistor, a tensão dos 5vsb aparece?

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal desculpe a demora nas atualizações, mas quase não tenho tempo de trabalhar no equipamento, e quando encontro algum componente mais especifico e que  tem poucas opções de substituições, fico com o projeto parado, pois não tenho lojas que vendem componentes eletrônicos na minha cidade. 

Vamos lá..
Troquei o 2sc2655 , e testei o optoacoplador fora do circuito, parecendo estar ok. No circuito é utilizado o 2561B, que iria substituir por desencargo, mas não encontrei por aqui, Será que posso por outro similar? 

Encontrei também um zener de potencia preso a um dissipador, o P6KE150A, em curto e foi substituido pela versão de 200A. 

 

Ainda não deu sinal de vida. Testei a linha do 5vsb e ainda não apareceu tensão.

 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/09/2018 às 20:20, zazulak disse:

Esse 2sc2655 fica próximo ao TNY e tem um Zener ligado na base, né? Antes de trocar e ligar, veja se não há um curto na linha do emissor dele. Ele alimenta o integrado de controle do PFC e da fonte principal.

 

PS. O 2sc2655 é difícil de achar, mas pode ser substituído pelo 2sc4408, bc639 e 2sd882. 

 

Se ligar a fonte sem esse transistor, a tensão dos 5vsb aparece?

Achei mais um CI queimado. Este estava pelo lado de baixo da placa(acho que não vai ter como salvar esta fonte). Sabe me informar onde encontro pelo menos o datasheet dele?

IMG_20181004_211446108.jpg

WIN_20181004_211423 (2).JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...