Jump to content

devolvido Positivo Premium N8575 / MB40iA1 rev.01/ não liga

Rate this topic

prcalemao
 Share

Recommended Posts

Boa tarde prezados, estou com este note na bancada onde o mesmo não esta ligando, tenho somente a tensão de 19V,  e no Bt power com 5v que não zera ao pressionar, não tenho a tensão de 5V na PL6  com isso não tenho os 3.3v tb.... a bios esta sem tensão nenhuma por isso nem optei por tentar gravar, efetuei a troca do PU2(OZ8153LN)  mas sem sucesso... alguma dica dos amigos pra ver pq não gera os 5V?...

Edited by prcalemao

2 minutos atrás, wjinformatica disse:

@prcalemao sinceramente não vejo outro defeito a não ser o pq510 e pq511

pq510 aqul tensão no seu dreno?

o PQ510  esta com 19v no dreno, source e gate com 0v, agora o PQ511 esta com 0v no dreno e source e no gate esta 4.95v.... o engraçado é que se eu injetar 5v na PL6 o PQ511 frita, retirei ele da placa e ele esta chaveando normalmente...

9 minutos atrás, Gilson Macedo disse:

Acho que o pq511 não deveria ter tensão no gate, já que ele então chavearia a tensão do mosfet de alta para gnd. Mas o pq511 também não tem tensão de gate, o que ao meu ver deveria.

pior que estou com 2 placas identicas com o mesmo problema... e nas duas eu troquei o PU2 e continua do mesmo jeito

@prcalemao verifique esse setor do filtro passa baixa, pode ter algum capacitor com baixa resistencia causando o aquecimento do fet. O gate dos fets nao devem ter tensao continua.

placa.png

Caso nao encontre capacitor apresentando curto sugiro abrir o PJ2 e experimentar injetar tensao novamente na PL6, caso continue aquecendo o fet o defeito pode estar no PU2

@prcalemao quando removeu o PU2, a nivel de teste poderia experimentar injetar tensao na PL6 e ver se continua aquecendo o fet PQ511. Eu acho estranho essa questao de nao zerar o botão power.

Ao que sei os gates dos PQ510 e PQ511 recebem tensao chaveada pulsante que conseguimos ver com osciloscopio, nao deve ter 5v continuos...

Se tirar o PQ511, levantar bobina L6 e injetar tensao no lado 1sem o PU2 veja quem vai aquecer se tem assimetrica veja o consumo

22 horas atrás, Shrimp_Green disse:

@prcalemao quando removeu o PU2, a nivel de teste poderia experimentar injetar tensao na PL6 e ver se continua aquecendo o fet PQ511. Eu acho estranho essa questao de nao zerar o botão power.

Ao que sei os gates dos PQ510 e PQ511 recebem tensao chaveada pulsante que conseguimos ver com osciloscopio, nao deve ter 5v continuos...

Se tirar o PQ511, levantar bobina L6 e injetar tensao no lado 1sem o PU2 veja quem vai aquecer se tem assimetrica veja o consumo

Removi o Pu2 e injetei tensão e não aquece o Pq511, então removi tb o Pq511 e injetei novamente e nada

Então troquei pela 3ª vez o PU2 e troquei o PQ511 (mesmo funcionando) mas mesmo assim não gera os 5v....

me ajudem galera já não sei mais oque fazer... estou com duas placas idênticas e com o mesmo problema