Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Dell Inspiron 3442 - Cedar_Intel 13269-1 - liga sem video e 4bips

Avalie este tópico:


wjinformatica

Posts em destaque

esse note estou sem saber mais o que fazer

veio se desligando regravei a bios e voltou ao normal

agora liga sem vídeo e da 4 bips

Código da dell problema na memória

testes feitos

bios gravada

trocada memória PC3L 1600MHz

Slot da memória soldado pino a pino

verificando voltagens na memória 0.675v, 3.3V, 1.35V estão OK pinos 200 e 202 de clock e data da memória estão ok medidos com osciloscópio 

toda sequência de start esta perfeita então tem PLSRST#

como temos toda sequência temos todas Tensões nas bobinas

Alguém tem alguma idéia?

@Gilson Macedo, @Paulo Noce, @K0rTy, @Hélio, @infosquad, @Neo podem dar uma força? já vi varios tópicos abertos com mesmo problema e nenhum conseguiram resolver

quem sabe conseguimos esse aqui

 

 

 

Editado: por wjinformatica
Modelo correto da placa igual ao esquema.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paulo Noce eu medi com o osciloscópio esse pulso e esta ok 

foi dito o contrario como eu tenho toda sequencia de start eu tenho todas tensões nas bobinas 

sobre o PU4901

image.png

img069.jpg

essas são as tensões apresentadas nele

Editado: por wjinformatica
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outros sinais na memória também devem ser verificados: CAS#, WE# e RAS#. Coincidentemente estou com placa igual na bancada que chega a dar vídeo e tela azul. Chegou a trocar o CI de bios? Dá uma olhada no arquivo com o hex work pra ver se o arquivo dentro continua sendo o mesmo. Verifica também os sinais na bios. Eu acho que esses CIs de bios parecem mais com disquetes que com o passar no tempo corrompe ( não mas mesmas proporções, claro). 

Editado: por Gilson Macedo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gilson Macedo RAS# we# tem uma variação de frequência com uma amplitude e CAS# tem uma voltagem de 1,36v estável  

ras# é o único que da para ser medido com a memoria os outros somente sem

nunca medi esses sinais então não sei como funcionam 

Editado: por wjinformatica
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja esse vídeo de um colega aqui do fórum. 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Editado: por Gilson Macedo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, boa noite, desculpe pela reaposta um tanto quanto medriocre, em meio a tantas explicações complexas aqui, peguei um Dell semana passada, que ligava e nao dava video, sem bip tb.... Depoia de regravar a bios, ele apitava 4 vezes ( verif cod erro, era RAM) ... Testei a memória em outro note tufo ok funcionando, e no Dell nada.. Moral da história, substitui a memoria Hynix, por uma Smart 4gb ddr3, e deu video, fique sem entender, msm a memoria fumegando em outro note, naquele que era original do note ( segundo o dono) nao rolou... Ps. Memoria original era 1600 a que coloquei era 1333

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paulo Noce @Gilson Macedo @paulopozatto foram testadas 4 memórias diferentes marcas aqui PC3L 12800S é o que tenho

todas dão 4 bips

estava analisando o sinal WE# e não tenho nenhuma troca de informação, tem uma tensão de 1,08v estável

sem clock em nenhum dos 3 sinais 

to tentando conseguir uma PC3L 10600

todas que tenho aqui são de 12800

 

Editado: por wjinformatica
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Gilson Macedo disse:

@paulopozatto Essa memória tem uma tensão de trabalho diferente (1,35v). Será que não foi esse o caso? 

Gilson, então rapaz, não me atentei a esse detalhe, pra falar a vdd acabei "resolvendo" sem entender, por falta de tempo em estudar o caso, mas agora que vc falou, me fez pensar nisso sim. Mto Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixa eu entender o note foi enviado pra você porque desligava sozinho? 

Mas entrava no windows e tudo o mais? ou ligava e desligava em seguida sem vídeo?

Essa tua placa tem chip dedicado de vídeo?

A bios que gravou é compatível com o processador na placa? Chegaste a limpar o ME da bios e testar novamente? A bios é a mesma mesmo quando não tem o chip gráfico dedicado?

 

Dell com defeito aqui recentemente = PCH danificado sempre... Parece obsolescência programada.

Já perdi as contas de quantos troquei, e não dou conta de repor em estoque. (se fosse rico comprava logo de 30 em 30 peças huaehuaeuhaehu slj8c to sem no momento)

Nesta placa como está tudo aglomerado no processador teria que trocar esse maldito se for o caso, ninguém aprova pois o preço vais nas nuvens.

Controlador de memória da criança está embutido no processador também.

Esses malditos Broadwell dão defeito em boa parte das placas que os tem, principalmente nas placas da dell e da acer, wistron e compal, as atuais são mais finas e envergam mais facilmente não sei se é o problema mas é algo que notei.

No entanto via de regra nota-se ausência de gfxcore quando é este o problema.

Como dizes que tem todas as tensões e chegou a ficar normal um tempo após gravação da bios pode ser algum mal contato que normalizou com calor temporariamente, o KBC fica próximo mas do outro lado da placa né? Acho que vale apena re-soldar só pra desencargo de consciência.

 

Esse defeito que o @paulopozatto relata eu tive no passado com placa de pc, não reconhecia memórias no barramento mais alto, acabei mandando embora com memória de barramento menor e nunca voltou, exato como ele fez, mas indica um problema no controlador de memórias que no teu caso fica no processador.

 

 


 

 

  • Joinha 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhando agora a questão de Vref_1 a tensão de 1.35v está correta, pois não há queda de tensão. De um modo geral a tensão de vref é a metade da tensão de alimentação, mas neste caso dessa placa há uma diferença.

 

 

 

Vref_1.jpg

Editado: por Gilson Macedo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Neo disse:

Deixa eu entender o note foi enviado pra você porque desligava sozinho? 

Mas entrava no windows e tudo o mais? ou ligava e desligava em seguida sem vídeo?

Essa tua placa tem chip dedicado de vídeo?

A bios que gravou é compatível com o processador na placa? Chegaste a limpar o ME da bios e testar novamente? A bios é a mesma mesmo quando não tem o chip gráfico dedicado?

 

Dell com defeito aqui recentemente = PCH danificado sempre... Parece obsolescência programada.

Já perdi as contas de quantos troquei, e não dou conta de repor em estoque. (se fosse rico comprava logo de 30 em 30 peças huaehuaeuhaehu slj8c to sem no momento)

Nesta placa como está tudo aglomerado no processador teria que trocar esse maldito se for o caso, ninguém aprova pois o preço vais nas nuvens.

Controlador de memória da criança está embutido no processador também.

Esses malditos Broadwell dão defeito em boa parte das placas que os tem, principalmente nas placas da dell e da acer, wistron e compal, as atuais são mais finas e envergam mais facilmente não sei se é o problema mas é algo que notei.

No entanto via de regra nota-se ausência de gfxcore quando é este o problema.

Como dizes que tem todas as tensões e chegou a ficar normal um tempo após gravação da bios pode ser algum mal contato que normalizou com calor temporariamente, o KBC fica próximo mas do outro lado da placa né? Acho que vale apena re-soldar só pra desencargo de consciência.

 

Esse defeito que o @paulopozatto relata eu tive no passado com placa de pc, não reconhecia memórias no barramento mais alto, acabei mandando embora com memória de barramento menor e nunca voltou, exato como ele fez, mas indica um problema no controlador de memórias que no teu caso fica no processador.

 

 


 

 

Tá vendo ? kkkkkkkkk eu tento ajudar a galera aqui. Ma os nego dão Aula kkkkkkkkk. To rindo igual bobo aqui e vendo que eu realmente sei menos do que imaginava kk, sorte que o material está aí, é ´so estudar. Mas é isso ai @Neo, vlw pela explicação, excelente, inclusive, estou com um Hp Envy4, que o Gilson estava me ajudando, proc Broadwell, sem GFX_CORE. to vendo que me encaixo nessa situação.kkk ótima dica parabéns

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Neo Tenho gfx_core 

antes da regravação da bios ele não parava ligado sem imagem, ligava e 3seg se desligava 

após a regravação ele não desligou mais

com a memória ele da os 4 bips e sem ele da 2 bips 

Creio que se fosse pch não teríamos a sequencia de start sendo completada, pois temos o PLTRST#

WE#, CAS#, RAS# não tem modulação nenhuma medindo com osciloscópio

 

1 hora atrás, Gilson Macedo disse:

Olhando agora a questão de Vref_1 a tensão de 1.35v está correta, pois não há queda de tensão. De um modo geral a tensão de vref é a metade da tensão de alimentação, mas neste caso dessa placa há uma diferença.

 

 

 

Vref_1.jpg

@Gilson Macedo em Vref eu tenho 1,8v 

então o certo seria ter 1,35v????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Engraçadamente peguei ainda a pouco um Dell com placa dajw8cmb8e1que ligava e desligava em seguida sozinho...

Soltei todos os flats, e revisei um serviço anterior ( resolda do chip ps8820 e do q28 ao seu lado, devido a tela ficar piscando backlight) tudo ok. 

Pluguei novamente todos os flats e deu 4 bips, substituí a memória por uma de mesmo barramento só que 2gb mandei ligar e deu 4 bips novamente.

Soltei o conector da bateria e da pilha e esperei 1 minuto, liguei novamente e deu vídeo.

Levando isso em consideração sugiro que regrave a bios original e faça teste com outra memória, pois o defeito de ligar e desligar em seguida parece que se corrige automaticamente com clear cmos (pelo menos nessa aqui). Pode ser um mecanismo de proteção...

Evidente que como a placa já é bem conhecida por queimar o rt8207 e incendiar os locais dos mosfets (junto com eles) da tensão de 1.35v da memória, vou sugerir ao cliente que façamos um procedimento preventivo de substituição do rt8207 por idêntico, e os mosfets desta fonte por mosfets de qualidade superior.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...