Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida caixa sound blaster sbs38 com problema

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá

Tenho um par de caixas para computador da Creative modelo SBS38 (muito antiga), mas tem um som tão bom que tento mantê-la até hoje. Uma das caixas está com problema de não suportar o volume mais alto, o led quase apaga e o som distorce bastante, enquanto a outra ainda permite aumentar o volume sem qualquer dificuldade. Sei que é a informação é muito superficial, mas pergunto se esse problema poderia ser causado por um dos transístores (minha desconfiança) ou isso também poderia ser causado por outro componente (um capacitor). Visualmente, os capacitores não estão estufados.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@kirkorian estas caixas antigas tem um anel de espuma ao redor do cone do alto falante, com o passar do tempo meio que se esfarela e fica sem suspensão, verifique isso, se estiver boa troque de lugar os alto falantes para descartar eles como defeito.

Editado: por slugpoa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, kirkorian disse:

mesmo sendo o alto-falante, haveria esse efeito sobre o led de indicação de energia, que oscila quando tento aumentar o volume?

por a fonte alimenta a saída de áudio que alimenta os fones ,e o led esta conectado na fonte ,sim da esse efeito de led fraco pois a potencia da fonte cai....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 1 ano depois...
  • 1 ano depois...

Olá! Se você liga a amplificação e o led vermelho continua acesso e só oscila quando se movimenta o controle de volume da caixinha,  é possível que os contatos do potenciômetro estejam sujos ou estejam danificados. Tente limpa-los com spray limpa contato. Procure na internet como realizar a limpeza. É simples. Se após a limpeza não resolver. É bem possível que o potenciômetro tenha estragado e vale pena substituir.

 

Mas se ao ativar a amplificação e a luz de led vermelha não acender mas o som sai bem baixo, aí nesse caso é o módulo amplificador que queimou ou não tem nenhuma alimentação chegando nele (o módulo é esse C.I. de oito pernas entre o capacitor verde e três azuis na parte de baixo da foto à esquerda). Assim, você deve remover ele da placa, testar e substituir se estiver danificado. Se ele estiver OK, ressolde ele na placa. Neste cenário você deve procurar os componentes que fazem parte do circuito de alimentação do amplificador e ir testando um-a-um até achar o danificado. Essa etapa só vale se todas trilhas da placa de circuito impresso estiverem preservadas e íntegras. 

 

Boa sorte e "Longa Vida" às suas caixinhas. São um espetáculo. 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...