Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Zotac / GT770 / Identificação de componente

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Amigos, gostaria da ajuda de vocês para identificar um componente de uma placa de vídeo Zotac Amp Edition GT770.

 

A função dele é de driver dos mosfets de vcore da GPU.

 

Acredito que tenha a mesma função e pinagem do CI RT9619AGS (Synchronous-Rectified  Buck  MOSFET  Drivers), mas não sei as demais características, justamente por não conseguir identificar o componente.

 

O que consigo ler (sem certeza) impresso em seu corpo é:

 

02=FJ
S1G

 

Já pesquisei no google sobre, mas nada encontrei.

 

Em anexo imagem da sua localização na placa.

 

 

 

 

Capture+_2018-09-16-18-47-17.png

Editado: por dmsalmeida
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo @dmsalmeida, procure por Richtek RT8810 - Dual-Phase Synchronous Buck PWM Controller.

Tem vários encapsulamentos diferentes, cada um usa uma marcação diferente. O que vale são os 

dois primeiros caracteres. Os outros dois são o datecode. Baixe o datasheet e vai entender melhor, ok?

Abraço e boa sorte!

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Zoom1966 disse:

Amigo @dmsalmeida, procure por Richtek RT8810 - Dual-Phase Synchronous Buck PWM Controller.

Tem vários encapsulamentos diferentes, cada um usa uma marcação diferente. O que vale são os 

dois primeiros caracteres. Os outros dois são o datecode. Baixe o datasheet e vai entender melhor, ok?

Abraço e boa sorte!

 

 

Amigo, não tinha me dado conta do detalhe dos códigos do produto e data nos datasheet da Ricktek, valeu pela informação!

 

Mas como você chegou exatamente no modelo 8810? Pergunto porque pelo próprio datasheet dele, somente existem duas opções de quantidades de pinos, 16 ou 24. Este meu são de 8 pinos.

 

Acredito que por ser o 8810 um controlador de duas fases, possui mais pinos. O "meu" somente controla uma fase. O socket do meu parece ser o wson8.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dmsalmeida dê uma olhada a este datasheet. Tenho 99 por cento de certeza que é esse que você está procurando.  Se não é o que você está procurando me diga para continuar tentando ajudar. Valeu t+

RT9611A/B Synchronous Rectified Buck MOSFET Drivers

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

foto 3.jpg

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dmsalmeida e @enmanuelml95

Amigos, pode ser também esse que o @enmanuelml95 citou. Também recebe a marcação 02.

Acredito que o footprint (formato e desposição dos terminais) do componente vai dar a palavra final.

Na foto está difícil de ver, por isso, quando achei esse que citei, não me ocorreu que pudesse existir outro!! :)

Mas, parece que estamos no caminho!

Abraço aos amigos.

 

PS: A Richtek facilitaria muito nossa vida se disponibilizasse uma tabela com a marcação de código dos CIs que fabrica e seu respectivo modelo. Esse que achei foi "na raça" mesmo! Na página dessa categoria de componente, fui abrindo os datasheets em janelas separadas e buscando pela marcação.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, enmanuelml95 disse:

@dmsalmeida dê uma olhada a este datasheet. Tenho 99 por cento de certeza que é esse que você está procurando.  Se não é o que você está procurando me diga para continuar tentando ajudar. Valeu t+

RT9611A/B Synchronous Rectified Buck MOSFET Drivers

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

RT9611AGQW

 

Pelo datasheet, seria a denominação acima. O 'QW' define o encapsulamento que preciso (WDFN-8EL 3x3 (W-Type)). O data code '02=' descreve esta especificação.

 

Acho que a charada tenha sido matada. Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Zoom1966 disse:

PS: A Richtek facilitaria muito nossa vida se disponibilizasse uma tabela com a marcação de código dos CIs que fabrica e seu respectivo modelo. Esse que achei foi "na raça" mesmo! Na página dessa categoria de componente, fui abrindo os datasheets em janelas separadas e buscando pela marcação.

 

Com certeza! Facilitaria bastante. Inicialmente (antes do seu post) eu nem se quer sabia que isso seria um código que nos levaria ao modelo do produto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dmsalmeida vi o seu comentário sobre o assunto ¨Placa de Video R9 270x 109-c40147-00 não liga¨ . Eu tenho um gtx 670 gigabyte que aparentemente tem um pcb idêntico ao de sua placa, e está funcionando, poste uma foto de cada lado do PCB para confirmar se eles são idênticos. Caso eles sejam iguais se você precisa que eu faça alguma medição para comparar com sua placa de vídeo apenas fale. Posso atrasar a resposta porque não tenho acesso fácil à internet mas não se preocupe, vou medir metade dos componentes se você precisar:D aqui o importante é compartilhar conhecimento com colegas e se divertir ajudando.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/09/2018 às 20:10, enmanuelml95 disse:

@dmsalmeida vi o seu comentário sobre o assunto ¨Placa de Video R9 270x 109-c40147-00 não liga¨ . Eu tenho um gtx 670 gigabyte que aparentemente tem um pcb idêntico ao de sua placa, e está funcionando, poste uma foto de cada lado do PCB para confirmar se eles são idênticos. Caso eles sejam iguais se você precisa que eu faça alguma medição para comparar com sua placa de vídeo apenas fale. Posso atrasar a resposta porque não tenho acesso fácil à internet mas não se preocupe, vou medir metade dos componentes se você precisar:D aqui o importante é compartilhar conhecimento com colegas e se divertir ajudando.

 

Muito obrigado!

 

Continuo na análise do circuito em busca do problema.

 

Por hora estou tendo uma dificuldade tremenda em soldar o controlador PWM uP1608P. Devido as suas reduzidas dimensões, estou com muita dificuldade em seu alinhamento, utilizando para a solda uma estação de ar quente. Alguma dica? Ainda não pesquisei no fórum sobre.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, dmsalmeida disse:

 

Muito obrigado!

 

Continuo na análise do circuito em busca do problema.

 

Por hora estou tendo uma dificuldade tremenda em soldar o controlador PWM uP1608P. Devido as suas reduzidas dimensões, estou com muita dificuldade em seu alinhamento, utilizando para a solda uma estação de ar quente. Alguma dica? Ainda não pesquisei no fórum sobre.

 

Amigo, é osso mesmo. 

Tente o seguinte:

1- limpar o local com uma malha dessoldadora

2- estanhar o CI com solda 63/37 (pouco estanho no thermal pad)

3- usar pouco volume de ar e um mínimo de fluxo nesse momento, para o componente não se movimentar com facilidade. Mas atenção, nunca exagere na temperatura. Eu uso no máximo 350 graus.

4- no fim, se for necessário, faça um reforço nas soldas dos terminais laterais usando o soldador, sempre com pouco estanho, ferro de solda bem limpo e, nesse momento, fluxo à vontade.

Boa sorte aí!

Editado: por Zoom1966
correção
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...