Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Dell 3421 - DNE40CR - Liga sem imagem

Avalie este tópico:


Ale3006

Posts em destaque

Olá pessoal.

 

Estou com este note há vários dias na minha bancada. Chegou ligando sem imagem no lcd mas se tirar o flat, dá imagem no hdmi normalmente. abre windows, funciona tudo.

 

No LCD, só deu umagem uma unica vez, sem explicação, e depois de alguns segundos dando imagem, a imagem foi deteriorando, ficando tipo fora de sintonia e foi piorando ate ficar tudo preto. Isso aconteceu sem explicação, sem eu mudar ou tocar em nada. simplesmente cheguei pra trabalhar e liguei a bancada, o note ligou e deu tela e depois foi piorando. ele já chegou sem dar imagem. ele só deu uma unica vez como eu disse e aproveitei pra medir sinais e estava tudo ok. toquei e pressionei varios componentes pra tentar identificar e não achei.

Desde que chegou, tenho todas tensões normais. o LED da tela acende normalmente ficando a tela preta acessa e só. 

Tenho todas tensões primarias ok. Secundarias tbm. Justamente que o note funciona perfeito no HDMI.

 

** Já testei varios arquivos de bios. todos dão video no hdmi normalmente. A Placa contém video dedicado mas pelo que vi, o bios é indiferente em relação a isso (peguei o chip inteiro de uma placa identica sem video dedicado e soldei nela e funcionou como se nada tivesse acontecido, inclusive o video dedicado dentro do windows (por hdmi).

 

** Já ressoldei o Super I/o.  já comprei um super i/o novo e troquei. não surtiu efeito.

** Já olhei o U4901, D4901. Tem tensao chegando e saindo. 

 

** Já Olhei o RN4901, tem 3.3 chegando e saindo.

 

** Já troquei o U3601 e U3602.


** Tenho tensão 3.3 nos pinos do lvds, pinos 2,3.

 

** Já regravei bios e fiz update usando hdmi normalmente pra ver se mudava algo, talvez alguma coisinha no EC e nada.. inclusive o super io já vem com EC gravado.

 

** Já fiz o reset cmos. a placa liga sozinha sem pilha e facilita diagnostico, so plugar o cabo q ja liga. 


** Já tentei com várias memorias de tamanhos diferentes. observação que a DNE40CR não exige PC3L. apenas a FX3MC que tem esta exigência.

** Ja tentei desligar o video dedicado, levantando a bobina mas o note entra em proteção. em Samsung costumo desligar assim e fica 100%. mas neste modelo desligar a alimentação do video não funciona. parece ter outro circuito atrelado. Mesmo comparando com outra placa identica sem video, ainda nao descobri quais componentes mudar para desativar o video dedicado.

Obviamente, já troquei tela e flat. Na verdade peguei a placa mae inteira e montei no outro note que funciona 1000% ok. não deu tela. peguei a placa de lá e montei aqui, deu tela. então o flat e tela do note em analise, esta ok.
 

Não sei mais o que fazer. parece ser PCH...  cpu não é.  já perdi varias e varias horas de analise e tudo parece 100% ok no note e ele insiste em não dar tela de forma alguma.

 

 segue tabela de como está agora tudo:


01 - 3.3  DBC_EN (depois de verificar estava sem 3,3. fiz um jumper no RN2206.)

02 - 3,3 LCDVDD

03 - 3,3 LCDVDD

04 - 3,3

05 - 0

06 - 3,3

07 -  3,3

08 - 1,21

09 - 1,19

10 -x


 

11 - 1,19

12 - 1,21

13 -x

14 - 1,13

15 - 1,27

16 -x


 

17 - 0,43

18 - 0,62

19 -x


 

20 - 0

21 - 0

22 - 1,69

23 - 0

24 - 0

25 - 1,44

26 - 0

27 - 0

28 -x


 

29 - 0

30 - 0

31 -x


 

32 - 0

33 - 3,09

34 - 3,34

35 - 2,36 (brilho)

36 - 3,24

37 -x


 

38 - 19 

39 - 19

40 - 19

 

Alguma outra dica??  

BV1.jpg

BV2.jpg

Editado: por Ale3006
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Gilson Macedo disse:

Tensão no conector LVDS não se resume a dois pinos apenas. Pinos 1, 36, 38 ao 40 devem ter tensão. 

  

 

informei o 2 e 3 (tensão do display LCDVDD) por que se o display acende, tem que ter tensão obrigatória no 38,39,40 juntamente com o 35 (que no osciloscopio, muda o tempo de onda conforme o brilho normalmente).

mas segue tabela de como está agora tudo:


01 - 0    DBC_EN

02 - 3,3 LCDVDD

03 - 3,3 LCDVDD

04 - 3,3

05 - 0

06 - 3,3

07 -  3,3

08 - 1,21

09 - 1,19

10 -x


 

11 - 1,19

12 - 1,21

13 -x

14 - 1,13

15 - 1,27

16 -x


 

17 - 0,43

18 - 0,62

19 -x


 

20 - 0

21 - 0

22 - 1,69

23 - 0

24 - 0

25 - 1,44

26 - 0

27 - 0

28 -x


 

29 - 0

30 - 0

31 -x


 

32 - 0

33 - 3,09

34 - 3,34

35 - 2,36 (brilho)

36 - 3,24

37 -x


 

38 - 19 

39 - 19

40 - 19


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, Gilson Macedo disse:

O pino 1 obrigatoriamente teria que ter 3,3v. Essa tensão é originária do PCH, então você tem um defeito aí. Minha sugestão é injetar 3,3v nesse pino e se tudo estiver correto reballing ou troca do bga.

 

 

é.. reparei isso. estava olhando uma outra tabela  sobre o padrão lvds e passei batido no pino 1. estou tentando localizar este sinal DBC_EN. Aparentemente o resistor RN2206 nos terminais 4 e 5 esta com problemas. tenho 3.3 no 4 mas do lado 5 não tem. zerado.  Sabe dizer se pode ser feito um jumper ali? parece ser um resistor de 10K.. não entendo ao certo este tipo de componente. nunca tem continuidade nele mas quando na placa funcionando, se tem 5 de um lado, tem 5v do outro também.  ele funciona com qual finalidade?


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10K significa 10.000 ohms, então com certeza não irá bipar. Vai depender do multímetro, mas para um resistor bipar terá que ter uma resistência abaixo de 100 ohms. Não aconselho a fazer um jumper porque mesmo sendo 10K a sua função é diminuir a corrente, então deixar passar a corrente total pode ser prejudicial. Essas malhas resistivas são fáceis de encontrar em outras placas e caso não tenha você pode adaptar um resistor de 100K smd ou PTH. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Gilson Macedo disse:

Os sinais de vídeo parecem não estarem presentes, o que leva a crer que o bga está com defeito. 

 

Observei que os sinais do canal LVDSA estão (pinos 8-18).

 

Já os do canal LVDSB (pinos 20-30) estão ausentes. 

Editado: por Ale3006
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Gilson Macedo disse:

Os sinais de vídeo parecem não estarem presentes, o que leva a crer que o bga está com defeito. 

Desmontei um 3421 identico aqui funcionanando e aferi os sinais do LVDSB e estão ausentes. entao não são relevantes para este projeto, exceto talvez, se usar uma tela full hd que exige maior sinalização em teoria..  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Gilson Macedo disse:

O pino 1 obrigatoriamente teria que ter 3,3v. Essa tensão é originária do PCH, então você tem um defeito aí. Minha sugestão é injetar 3,3v nesse pino e se tudo estiver correto reballing ou troca do bga.

Testei novamente na placa que funciona perfeito. além de não ter sinal algum no canal B do lvds, não tem sinal algum no pino 1 do conector lvds...  e o note ta ligado na minha frente com a tela funcionando.. 
 
Os pinos 17 e 18 na placa que funciona, tem 1.2volts.  na placa que não funciona tem metade disso mas no osciloscopio tem uma senoide perfeita..


estranhissimo.. não sei mesmo mais o que pode ser..

Editado: por Ale3006
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ale3006 

 

Você pode fazer este teste aí é bem fácil.

 

1 - Levante a bobina PL9201

2- Modifique a posição do resistor R2014 - desligue de um dos pad como estivesse aberto

3- Veja também RN1803 pino 4 - Você tem que configurar os sinais BOARD_ID1 e BOARD_ID2 de acordo com a tabela a seguir para isolar o vídeo onboard

 

Com isto você elimina e testa se o problema é no Bga de vídeo dedicado e agora o processador passa a gerar e gerenciar a imagem da tela.

UMA.png

Editado: por Roberto275803
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Roberto275803 disse:

@Ale3006 

 

Você pode fazer este teste aí é bem fácil.

 

1 - Levante a bobina PL9201

2- Modifique a posição do resistor R2014 - desligue de um dos pad como estivesse aberto

3- Veja também RN1803 pino 4 - Você tem que configurar os sinais BOARD_ID1 e BOARD_ID2 de acordo com a tabela a seguir para isolar o vídeo onboard

 

Com isto você elimina e testa se o problema é no Bga de vídeo dedicado e agora o processador passa a gerar e gerenciar a imagem da tela.

UMA.png

o estranho é que se desligar o flat da tela e ligar por hdmi, funciona 100% tudo..   Acha mesmo que o dedicado teria influencia no post/boot?  o chaveamento entre os 2 gpu é feito de forma digital e tem uma pontezinha entre eles. mas muito estranho no hdmi funcionar normal.

 

tentarei desativar o gpu nvidia pra ver como se comporta. não sei o historico deste note, se houve negligencia no uso pra este dedicado dar problema.  Digo por que se vc botar o dedo em cima do gpu nvidia e ligar o note, ele praticamente não aquece. ou seja, só aquece de verdade quando já no windows e usando jogos ou aplicaçoes que possam endereçar os dados pra ela.  mas vou ver aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Em 17/09/2018 às 20:56, Roberto275803 disse:

@Ale3006 

 

Você pode fazer este teste aí é bem fácil.

 

1 - Levante a bobina PL9201

2- Modifique a posição do resistor R2014 - desligue de um dos pad como estivesse aberto

3- Veja também RN1803 pino 4 - Você tem que configurar os sinais BOARD_ID1 e BOARD_ID2 de acordo com a tabela a seguir para isolar o vídeo onboard

 

Com isto você elimina e testa se o problema é no Bga de vídeo dedicado e agora o processador passa a gerar e gerenciar a imagem da tela.

UMA.png

Amigo, não achei esses resistores, pode me informar em qual area ele está? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...