Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Dell Inspiron 5458 / Lab843-p / chip video dedicado sem alimentação

Avalie este tópico:


Sergio Penido

Posts em destaque

Em 21/09/2018 às 11:52, Sergio Penido disse:

Tensão encontrada nos pinos 6 e 7. Eu devo ter invertido na hora de escrever, desculpe: Tensões corretas do U8301:

pinos 1 e 2:  1.04V

pino 4:  5V

pinos 6 e 7:   3.3V

demais pinos sem tensão.

 

Como o amigo @Gilson Macedo  falou faltam as habilitações.

DGPU_PWROK vem do pino 13 do PU8201

DGPU_PWR_EN você pode testar no gate do  PQ8305

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, brunoinforec disse:

 

Como o amigo @Gilson Macedo  falou faltam as habilitações.

DGPU_PWROK vem do pino 13 do PU8201

DGPU_PWR_EN você pode testar no gate do  PQ8305

No pino 13 do PU8201 tem 0,04V e no gate do PQ8305 tem 2,97v. Pelo esquema o PQ8305 tem dois gates. Essa tensão achei no gate ligado ao PQ8307. Os pinos do outro lado(1,2 e 3) não tem tensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sergio Penido 

 

Bom dia, amigo.

 

Estava analisando o circuito do VGA_CORE e VGA_S0.

 

Pelo que vi, o que falta é realmente o DGPU_PWR_EN. Esse sinal tem que chegar até o gate (pino2) do PQ8305 (mosfet duplo). Com isso, o Dreno e o Gate (pinos 5 e 6) vão ser aterrados 

ativando o sinal DGPU_PWR_EN# (active low) mantendo o Dreno 1D05V_VGA_S0_DISCHG (pino 3) em nível alto.

Dessa forma, o DGPU_PWR_EN# também vai manter o PQ8307 em corte permitindo que o VGA_CORE_DISCHG também permaneça em nível lógico alto.

DGPU_PWR_EN está saindo do CPU1 da esfera L1. Esse mesmo DGPU_PWR_EN é o que precisamos nos pinos 3 e 5 do U8301. 
 

Você pode tentar fazer um ME no CPU e ver se volta esse sinal.

Com a placa desligada, você pode verificar se exite curto nessa linha do DGPU_PWR_EN.

 

Os amigos que quiserem adicionar mais algum ponto,  pra ajudar serão muito bem vindo.  

@curtolo

@wjinformatica

@Gilson Macedo

@mariscoo

image.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe a demora. Deu aperto aqui. Eu fiz o ME e conferi curto nessa linha. Porém sem sucesso. A meu ver se não tem nada no caminho da esfera L1 do processador até o pino 3 do PQ8305 e a linha não tem curto, realmente o processador não está ativando essa linha. Dai seria um problema de condução da esfera ou problema interno do processador, visto que não tem nada que se altere na bios pra que o sinal mude no processador. Conversando com o cliente, ele me disse que o filho usava o note pra jogar (incorreto), então isso caminha realmente para problemas de aquecimento, bga e outros. E o cliente disse que não tem interesse em fazer serviço de bga nesse note. Fora o vídeo dedicado, o note funciona tudo. Eu acredito que o melhor a fazer é deixar como está. Peço opinião de vocês. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dia, vamos começar do começo por uma questão de princípios. Não temos EN (enable), tem que regravar bios com mesma versão ME limpo e SIO. já peguei umas 5 ou 6 dessas e todas foram somente regravação de bios, mesmo sintoma sem sinal de enable do GPU, sem tensão .. sem vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas o meu aqui dá vídeo normal pelo vídeo integrado do processador, funciona tudo menos a gpu dedicada. Mesmo assim procede  seu parecer? Eu posso regravar a bios com a mesma versão ou com versão diferente. Posso limpar o ME também, mas não tenho gravador de SIO. Acha que se gravar só a bios poderia resolver?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/09/2018 às 20:50, wjinformatica disse:

@Sergio Penido fazendo a gravação com o arquivo correto creio que deva resolver já que não temos a ativação 

Na maioria desses casos com esse note quando regravam a BIOS fazem com o arquivo que não possui foi integrada.

Fiz a gravação da bios com o arquivo aqui do fórum, escolhendo o arquivo que tem vídeo dedicado. O note não apresentou vídeo. A placa não liga, apenas acende o led e apaga e isso se repere algumas vezes. O cooler não gira. Fiz o Me clean com a bios aqui do fórum. Mesmo resultado sem vídeo, liga e desliga e não gira o cooler. Troquei o chip da bios, regravei com o arquivo do cliente fazendo Me clean, mesmo resultado, não liga, não gira cooler, led acende e apaga. Voltei o chip original, gravei o arquivo original, mesmo resultado. Placa não liga, apenas acende o led e apaga algumas vezes. Tensões da bios presentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estranho isso, faz o seguinte, como vc tem vídeo, inicializa o windows e verifica se detecta a placa de vídeo no gerenciador de dispositivos, e faça uma atualização de bios do próprio site da dell.. não faz muito sentido a placa estar gerando vídeo com GPU morto não, com exceção de um DV6 DIS (mas tb é necessário mudança de hardware para desabilitar o GPU) , nunca ví uma maquina com vídeo dedicado gerar vídeo  com a GPU morta, seria igual ter sinal de vídeo na saída de uma placa de vídeo PCI-E em um PC usando a gpu integrada.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, tarcisoamaral disse:

Estranho isso, faz o seguinte, como vc tem vídeo, inicializa o windows e verifica se detecta a placa de vídeo no gerenciador de dispositivos, e faça uma atualização de bios do próprio site da dell.. não faz muito sentido a placa estar gerando vídeo com GPU morto não, com exceção de um DV6 DIS (mas tb é necessário mudança de hardware para desabilitar o GPU) , nunca ví uma maquina com vídeo dedicado gerar vídeo  com a GPU morta, seria igual ter sinal de vídeo na saída de uma placa de vídeo PCI-E em um PC usando a gpu integrada.

Na verdade, eu tinha vídeo e tinha a placa funcionando perfeitamente ,antes de fazer a primeira gravação da bios. Eu não acho estranho isso, porque o processador que está nessa placa tem vídeo integrado. Então, como a alimentação da gpu dedicada não estava presente, é como se o chip não estivesse lá. Daí o processador usa o vídeo integrado. Quando estava assim, foi formatada a máquina, foi atualizada a bios, mas mesmo assim o chip de vídeo dedicado não aparecia no winodws. Só que agora depois de gravar a bios, eu não tenho mais vídeo... a placa não liga mais. Então agora sinceramente não sei qual seria o problema.

Editado: por Sergio Penido
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só pra complementar. Estou com um Hp pavilion aqui na assistência. Veio pra formatar e fazer limpeza interna. Cliente disse que estava esquentando muito. Ao abrir, vi que nem estava tao sujo assim, mas aquecia bastante. Não estava abrindo o winodows tb. Depois de formatar e reinstalar tudo, vi que ele apesar de ter placa de vídeo dedicada, a mesma não aparece no windows. E vendo que o aquecimento continua, percebi que ele vem da gpu. Ou seja, mais um note que funciona perfeitamente com vídeo integrado do processador a gpu dedicada está em curto. Não aparece no gerenciador de dispositivos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu ponto de vista é que a regração da bios pode ter influenciado no funcionamento do SIO. Pelos sintomas das placa não ligar e eu ter as tensões e 3v, 5v, tensão de charge ,tensão de bios e entrada no SIO, acredito que o que falta é a ativação por parte do SIO.  Como eu havia falado, gravador de SIO é um item que eu ainda não tenho, (ainda não havia precisado) mas vou adquirir um e fazer o processo para ver o resultado. Caso alguém discorde ou queira complementar, fique a vontade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tentei gravar bios original do fórum  (chip dedicado) sem fazer o ME. Ao ligar fonte tive um curto em um capacitor de filtro da fonte da da GPU. Removi o capacitor e o curto sumiu, porém a placa ainda não liga. Tentei gravar com o arquivo original do fórum (sem chip dedicado) mas também não liga. A placa tem as tensões de 3.3v 5v e 2.5v na bobina do circuito de charge antes de ligar. Ao ligar o led se acende por um tempo, apaga e acende novamente e depois apaga. Nesse espaço de tempo nenhuma tensão se altera. Antes de gravar a bios ligava normal. Depois da primeira gravação, já ficou assim. Mesmo voltando o arquivo original e trocando o chip não resolve.

 

Editado: por Sergio Penido
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, wjinformatica disse:

@Sergio Penido muito estranho amigo 

já aconteceu por descuido meu quando troquei o chip ter saido um resistor da volta e a placa não ligar por isso

Eu conferi tudo em volta e no outro lado, mas tá tudo ok. To pensando se ao alterar a bios da primeira, possa ter alterado algo no SIO ou algo parecido.

Editado: por Sergio Penido
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Em 07/10/2018 às 09:44, Sergio Penido disse:

acredito que o que falta é a ativação por parte do SIO.

Vc nao encontra sinais de ativação no SIO amigo?E com relação ao curto no capacitor no filtro da GPU sera que nao poderia ter afetado alguma coisa a mais? Vc pode experimentar fazer os testes com o grafico desabilitado pois ele pode ter problemas e com a regravação esta tentando 'habilitar' por mais que tenha voltado o arquivo original, vai saber né!? é uma suposição.. Depois de regravar a bios encontrou aqueles sinais em PQ8305? agora existe o DGPU_PWR_EN? O procedimento em desabilitar o chip grafico é bem simples, deixo o link caso seja valido. 

  

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Shrimp_Green disse:

 

Vc nao encontra sinais de ativação no SIO amigo?E com relação ao curto no capacitor no filtro da GPU sera que nao poderia ter afetado alguma coisa a mais? Vc pode experimentar fazer os testes com o grafico desabilitado pois ele pode ter problemas e com a regravação esta tentando 'habilitar' por mais que tenha voltado o arquivo original, vai saber né!? é uma suposição.. Depois de regravar a bios encontrou aqueles sinais em PQ8305? agora existe o DGPU_PWR_EN? O procedimento em desabilitar o chip grafico é bem simples, deixo o link caso seja valido. 

  

Tenho ativação do SIO. Ligo a placa pelo botão e o led acende por um tempo, mas não sobe tensão de memória nem de CPU. Já isolei a GPU mas sem efeito. Não foi o curto que causou isso na placa. Antes do curto já estava assim. Começou apos a primeira gravação da bios. Fiz com o arquivo do fórum e me limpo. Não encontro outro motivo pra não ligar exceto bios pois antes funcionava tudo exceto GPU. Vc tem foto da região do chip de bios pra eu ver se falta algum resistor na placa aqui?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...