Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Notebook Acer E5-573G-72UF / PLACA DA0ZRTMB6D0 REV: D / Não liga

Avalie este tópico:


csmont

Posts em destaque

 

Boa tarde amigos!

 

Estou a alguns dias lutando com essa placa, poderiam me ajudar?

 

Cenário:

 

1. Equipamento chegou com as tensões básicas e sem chip de bios. A placa estava gerando consumo de 0.308 sem acionamento do power e led's apagados. Gravei um bios e coloquei no local.

 

2. Como o power dela é através do teclado, de cara realizei o jumper entre o pino 23 e 24 para verificar se não era o botão, nada aconteceu.

 

3. Logo após medi as tensões do SIO no pino 107, 76, 100 e outros conforme indicado em outros fóruns, tudo estava aparentemente normal. Tentei fechar um curto no 107 para gerar a sequencia de ON ele zerou a tensão de 3v presente e voltou conforme previsto porem não ligou.

 

4. Por sorte consegui uma placa parecida de uma cliente e vi que as tensões para da BIOS só apareciam na placa quando o power era pressionado, já na minha placa estavam sempre presentes, como se estivesse em stand by. Fui removendo componente até que conseguisse encontrar qual estava aberto, removi e substitui VÁRIOS capacitores, resistores, CI's... Até que em determinado momento passou a apresentar curto em um 7410 que fica perto do conectar de carga.

 

5. Removi o 7410 que estava aquecendo e a placa voltou ao estado inicial, com as tensões básicas e sem startar. Já substitui esse 7410 duas vezes o que demonstrou que na verdade o curto não é nele. Então removi o outro 7410 que fica ao lado desse, então ele parou de esquentar e de novo ficou com as tensões básicas. Em resumo dessa seção, sempre que soldo os dois 7410 com o BQ737 é gerado curto na placa, quando removo algum deles a placa para o curto e fica gerando consumo com as tensões básicas e sem aquecer.

 

6. Também substituí o TPS 51624 por um TPS 51622 que eu sei que esta bom mesmo assim nada. Removi todos os capacitores e resistores desse setor da placa para testar fora da placa e estão aparentemente normais.

Removi também o SIO para ver se havia alteração porém nada ocorreu.

 

 

É isso, tenho a impressão que já tentei de tudo!

Tentei encontrar esquema elétrico de placas parecidas porém tbm não consegui.

Me ajudem?

 

Editado: por csmont
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador Global

@csmont , seu tópico foi movido para a área correta » Notebooks

 

Saiba como selecionar a área correta para criar o seu próximo tópico »

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

58 minutos atrás, ticojds disse:

@csmont Nos mande uma foto em alta resolução para te auxiliar, não consegui encontrar o esquema.

E me diga se tu tem as tensões primárias.

Seguem as fotos que solicitou, voltei com os componentes originais e agora esta apresentando curto e aquecendo os componentes marcados em vermelho abaixo.

 

Muito obrigado pelo esquema elétrico, porém não consigo baixar, será que poderia me dar um joinha?

P_20180921_151030.jpg

P_20180921_150944.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, ticojds disse:

@csmont são 2 mosfets? não da para ver direito pela imagem.  Tirando os dois e medindo, estão ok?

Sim, removendo e medindo estão ok!

Inclusive já foram substituídos também.

 

Quando tia o menor (AON7410) o curto para e placa gera consumo de 0.308.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, ticojds disse:

@csmont essa placa não tem referência nela né? me parece ser esses dois.

tem algum capacitor em curto na volta?

Capturar.PNG

 

Não tem marcação na placa.

 

Não acho que seja os dois que marcou não, esses dois ai são os dois da entrada, apenas 1 deles super aquece.

 

O outro que aquece é o ci de charge BQ737, o desenho do esquema dele é mais amplo, deve ser o de baixo no print que enviou (com 16 pernas).

 

Pena que não consigo ver o esquema.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@csmont vamos fazer assim, vou te dar uma joinha como incentivo de reparo e vamos analisar juntos e dai tu pode me dizer qual esta esquentando e eu lhe auxiliar.

Vá em assinaturas e compre o donwload 1 para que você possa baixar o esquema.

Editado: por ticojds
  • Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...