Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Fonte Impressora HP Laser Color CP1025 / RM1-7751 / Ligada em tensão errada

Avalie este tópico:


micxnet

Posts em destaque

Ola Pessoal! Espero que estejam bem!

 

Estou com essa placa fonte que está me tirando a paciência! Os componentes queimados que foram encontrados foram:

 

FU102 (Fusivel vermelho redondo de 250V T5A)

DA101 (Ponte retificadora KBJ4JV)

VZ131 (Resistor Metal Fio de 0r18)

Q131 (FET 11N60E)

 

O Problema é que a cada teste que faço, ela acaba queimando o Q131 . Estou usando o equivalente 12N60C. Por conta desse problema fiz a troca do Oscilador IC131 (FA5541) colocando o equivalente NCP1207A, só que mesmo assim continua ocorrendo a queima do Q131. 

 

Tb por conta desse problema, retirei os componentes de proteção que causam a queima do Q131 seguindo a sugestão de um colega aqui do Forum @zazulak, descrito em seu seguinte Tópico:

 

Será que alguém pode dar uma luz? Existe alguma forma de proteger esse Fet para que ele não queime? Estou utilizando uma lampada no lugar do FU102. O outro fusivel FU101, não veio aberto e tb não está queimando após essas alterações

 

Editado: por micxnet
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, micxnet disse:

Ola Pessoal! Espero que estejam bem!

 

Estou com essa placa fonte que está me tirando a paciência! Os componentes queimados que foram encontrados foram:

 

FU102 (Fusivel vermelho redondo de 250V T5A)

DA101 (Ponte retificadora KBJ4JV)

VZ131 (Resistor Metal Fio de 0r18)

Q131 (FET 11N60E)

 

O Problema é que a cada teste que faço, ela acaba queimando o Q131 . Estou usando o equivalente 12N60C. Por conta desse problema fiz a troca do Oscilador IC131 (FA5541) colocando o equivalente NCP1207A, só que mesmo assim continua ocorrendo a queima do Q131. 

 

Tb por conta desse problema, retirei os componentes de proteção que causam a queima do Q131 seguindo a sugestão de um colega aqui do Forum @zazulak, descrito em seu seguinte Tópico:

 

Será que alguém pode dar uma luz? Existe alguma forma de proteger esse Fet para que ele não queime? Estou utilizando uma lampada no lugar do FU102. O outro fusivel FU101, não veio aberto e tb não está queimando após essas alterações

 

 

Como abriu o R136, é quase certo que abriu também o R137. Verificou ele?

 

Fora o R137, veja se não abriu o R133 / R134.

 

Ah, depois de remover a proteção, tem que jumpear o D137, ou o C139 (por baixo)

 

Se tudo , mas o diodo da saída, foi verificado e continua queimando o fet, só sobrou um suspeito: O próprio fet. Cuidado com ele, especialmente se o código iniciar por FQPF.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...