Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

tutorial Sony vaio SVF142C29X / MB da0hk8mb6e0 / Não liga

Avalie este tópico:


_GD_

Posts em destaque

Eu resolvi esse problema e ao conversar com o nosso amigo @Office veio a ideia de fazer um tutorial para ajudar a quem interessar. Obviamente para quem já é bastante experiente isso é básico, porém para quem esta iniciando pode servir. É uma especie de tutorial de analise, para dar uma ideia de como proceder numa procura de defeito... Muitas vezes patinei por não achar uma maneira de procurar, aqui dou uma ideia de como fazer, porém foi um jeito funcional que encontrei sem precisar analisar sequencia de start e se aprofundar muito na analise. Obviamente muitos técnicos experientes tem maneiras diferentes e talvez possam contribuir nesse mini tutorial e caso eu tenha errado em algo, me corrijam por favor.

Esse note chegou e não estava ligando e não dava nenhum sinal. Primeira coisa que faço nessas situações é procurar qualquer tensão, para me certificar que o carregador esta alimentando o note.
Meço então as saídas que vão na bateria, tem que ter pelo menos 3v lá e não tinha.
Bobinas zeradas.
Então fui para o charger:

image.png


Conforme pode ser visto nessa foto acima, temos o CI responsável pelo setor no qual apresentava as tensões corretas no DCIN, ACIN e VREF e constatei que eu realmente tinha tensão na placa e o CI estava alimentado. Então pulei para o setor 3.3v e 5 V:


image.png


Fui direto no PU7 e verifiquei que ele não estava recebendo o VIN, então verifiquei a linha VIN sem tensão em lugar algum. Logo usei a ferramenta pesquisar no PDF e busquei por VIN para achar o ponto exato onde "nasce" o VIN e acabei voltando para o charger (se eu tivesse verificado essa parte antes, teria me poupado tempo):


image.png


Medindo o VA verifiquei que também não possuía tensão nenhuma, alterei a busca e procurei por VA:

 

image.png

Como pode ser verificado acima, o VA é gerado a partir do dreno do pq35, alimentado pelo source na VA+. Verificando com o multímetro constatei que existia os 19V no VA+ e estava zerado no dreno. Não encontrei sinais de aquecimento nos componentes, tirei o pq35 da placa e fiz um jumper entre o source e dreno e a placa ligou. Medi o mosfet e ele estava ok, inclusive armando. Logo constatei que o problema era outro. Obviamente seria no GATE do mesmo que é acionado pelo PQ2A e B. 
Outro teste interessante que pode ser feito é remover o PQ2 da placa. Ela irá ligar normalmente, porém não irá reconhecer a bateria. 
Com isso esta terminada a analise.
 

image.png

  • Joinha 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só lembrando que a tensão no gate do PQ35, tem origem no divisor resistivo formado pelos PR1 e PR7 (onde a tensão de 19v cai pela metade).

PQ2 (A e B) trabalham como proteção do referido circuito.

Por isso que ao tirar o PQ2 da placa ela liga, pois ficou sem a proteção.

Editado: por GBS_Info
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, lucaspolli disse:

@_GD_ cara perfeito, estou exatamente com o mesmo problema no mesmo equipamento, tinha chego até o pq35, mais estava parado nesse ponto (ainda nao tenho muita familiaridade com esquema), apenas para concluir, no seu caso o defeito era o pq2 correto?


Sim, o pq2 estava com defeito. Para tu verificar se é o mesmo tu pode remover o pq2 e ligar o note. Se ligar é ele (porém não vai reconhecer a bateria)
Ou tu pode fazer um jumper do source ao dreno do pq35 após remover ele da placa para testar.
E se ajudar, da um joinha ai que me ajuda ;)

Qualquer coisa, crie um topico e me marque que segunda feira te ajudo

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...