Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dica Dell Inspiron 24 3464 Kabylake-U 15107-1 - Não liga

Avalie este tópico:


K0rTy

Posts em destaque

Antes de mais nada essa dica não é de reparo. Mas visa facilitar o diagnostico de curto na CPU.

Acho que seria prudente também antes de injetar tensão nas PL de 3.3v e de 5v seguir esse processo pra saber como está as tensões Vreg3 e Vreg5 (tensões LDO, Low Drop Out) do CI da fonte SMPS.

 

Se quiser saber um pouco mais sobre LDO minha sugestão dá uma leve pincelada sobre o assunto:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Essa placa até então eu não achei esquema para ela nem um equivalente. O que dificulta em muito o reparo e diagnostico.

A fonte de 3 e 5v parece usar um TPS51285.

Veja o datasheet do circuito integrado pra mais detalhes:

 

Seguindo esse datasheet temos então o Vreg3 e Vreg5 nos pinos 3 e 13 respectivamente.

A tensão de Vreg3 comumente é usada pra alimentar o KBC e o CPU (em algumas placa com uma nomenclatura bem sugestiva 3VALW_PCH).

Então se tivermos um curto no processador ou no KBC essa é primeira tensão a morrer. (Veja pg. 12, Enable and Power Good do datasheet);

 

Então pra começar veja se os LDO está ok. Você poderá ver isso no pinos sinalizados abaixo:

 

WhatsApp Image 2018-09-25 at 16.19.31.jpeg

Se essas tensões não estiverem ok, podemos desabilitar a alimentação do CPU pra verificar se ele está matando o LDO.

Para isso você pode remover o resistor de sinalizado na figura, proximo ao slot da memoria e do reset RTC.

 

WhatsApp Image 2018-09-25 at 16.19.31 (1).jpeg

Feito isso você se o CPU estiver em curto nessa linha vai aparecer o LDO na fonte de 3 e 5 volts.

Parece ser bem simples, pode ser aplicado a qualquer placa com processador  Broadwell, Haswell, Kaby Lake-U como é o caso desse Dell.

 

Espero que possa ajudar no diagnostico mais rápido, não é uma receita de bolo pode ter outras coisas que podem afetar o LDO mas talvez seja um norte para o diagnostico mais rápido.

 

Obs.: Na foto do circuito integrado eu já usei o compatível nos testes.  

Sobre SMPS e LDO o google tá ai pra ajudar.

 

j+

 

  • Joinha 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico tem mais repostas e a solução do problema, mas você precisara fazer login para visualizá-las.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...