Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Fonte PCYES 600W - Electro Desarmando ao puxar mais energia

Avalie este tópico:


Israel Favretto

Posts em destaque

Boa tarde pessoal, estou com uma fonte pcyes 600w - Electro, ela sempre funcionou normal, agora ela liga, funciona mais quando eu vou jogar ou renderizar algum vídeo, a fonte desarma. 

Não utilizo estabilizador. 

Abri a fonte e tirei algumas fotos, não entendo de eletrônica, mas sei trocar remover componentes e fazer novamente a solda, gostaria de alguém que me ajude a identificar o problema, e me dar as condenadas para testar tal componente.  se eu usar para o básico a fonte funciona normal, apenas quando puxa mais energia ela desarma. 

Já troquei a fonte e resolveu o problema de desarmar o computador na hora que vou querer usar minha placa de vídeo pra qualquer coisa. 

porém é uma fonte emprestada de um amigo, e queria verificar se consigo consertar essa minha sem ter que gastar em uma nova.  

 

Configuração do computador

* i3 - 4160

* 8gb ram

* hd 2tb 

* ssd 120gb 

* gtx1070 gigabyte.

 

 

Agradeço desde já 

IMG_1163.JPG

IMG_1166.JPG

IMG_1167.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha só na hora que vou por a carga no grande ele já aparece 10 e se trava no 1, já em qualquer capacitor ele vai subindo devagar até chegar no perto dos 20 e trava em 1 depois. 

sera que pode ser então problema nesse grande? e outra vou trocar o capacitor, é possivel que tem algo a mais com defeito? 

IMG_1334.JPG

Editado: por Israel Favretto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na eletrônica você tem que trabalhar por partes e ir testando. Primeiro resolva a questão do capacitor, e se tiver algo depois você vê. Mas diante do defeito é provável que a troca do capacitor resolva o problema da fonte.

Editado: por Gilson Macedo
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Israel Favretto disse:

Boa tarde, troquei o capacitor grande 330UF 450v, não resolveu alguma sugestão a mais? 

Rapaz, essa sua fonte é 600w real? Com certificado 80 plus? Porque se for o modelo que eu pesquisei, sua placa de vídeo necessita de 500w (segundo fabricante) e a fonte, mesmo sendo 80 plus, fornece 80% da capacidade, ou seja, 480w; menos que sua gtx necessita. Aí ela vai desligar por falta de energia.

Editado: por Luiz Ricardo Manfroi
complemento
  • Perplexo 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Luiz Ricardo Manfroi disse:

Rapaz, essa sua fonte é 600w real? Com certificado 80 plus? Porque se for o modelo que eu pesquisei, sua placa de vídeo necessita de 500w (segundo fabricante) e a fonte, mesmo sendo 80 plus, fornece 80% da capacidade, ou seja, 480w; menos que sua gtx necessita. Aí ela vai desligar por falta de energia.

Olha tenho uma cx600w 80 plus. queimou por um raio, segurou meu computador tranquilamente, minha pcyes 600w tambem até dar defeito. e a mesma tenho uma pcyes 600w v2 e a mesma segura toda essa configuração, então é problema na fonte não falta de energia. alguma sugestão em qual componente? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Israel Favretto disse:

Olha tenho uma cx600w 80 plus. queimou por um raio, segurou meu computador tranquilamente, minha pcyes 600w tambem até dar defeito. e a mesma tenho uma pcyes 600w v2 e a mesma segura toda essa configuração, então é problema na fonte não falta de energia. alguma sugestão em qual componente? 

Ok jovem, trabalho com máquina gamer fazem dez anos pelo menos. Mas se você garante que o dimensionamento está correto, quem sou eu para discordar.

Testa transistor, bobina se está em curto, confere as voltagens seguindo as trilhas para ver se os componentes estão bons ou com defeito.

Podem ser n motivos. Você tem o esquema elétrico desta fonte? Nele vai te mostrar as voltagens corretas de cada trilha ou componente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Luiz Ricardo Manfroi disse:

Ok jovem, trabalho com máquina gamer fazem dez anos pelo menos. Mas se você garante que o dimensionamento está correto, quem sou eu para discordar.

Testa transistor, bobina se está em curto, confere as voltagens seguindo as trilhas para ver se os componentes estão bons ou com defeito.

Podem ser n motivos. Você tem o esquema elétrico desta fonte? Nele vai te mostrar as voltagens corretas de cada trilha ou componente. 

estou procurando não consegui achar ainda, inclusive a área de esquemas esta bloqueadas, não consigo verificar se tem algo no post, eu trabalho com informática a 6 anos. Então a configuração que eu peguei era mais que suficiente pra fonte carregar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é engraçado que ela funciona mas quando puxa energia desarma, tenho também de estoque uma gtx960 de 4gb. e nela tambem ocorre isso. Não é falta de energia da fonte, porque quando comprei Usava ela tranquilamente sem nenhum defeito, isso começou acontecer do nada, complicado que já passei nos componentes e nunca encontro curto. já conversei com 3 técnicos que são meus amigos, e todos eles comenta do capacitor. mas como citei a cima troquei e não resolveu, queria uma outra opinião do que pode ser.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Reforço o que foi dito, parece sim sintoma de capacitor. O que acontece é: essa marca, PC Yes, não é muito confiável, sabe. É tipo uma segunda ou terceira linha pra conseguir vender a preço melhor, então os componentes utilizados também são segunda ou terceira linha.
No caso dos capacitores, os utilizados geralmente são chineses, taiwaneses, ou algo do gênero, tem vida útil menor, aguentam menos corrente de ripple e a ESR não é tão confiável. Todos esses parâmetros você acha no datasheet da série. Olhando pelas fotos também dá para ver que não tem nenhum capacitor de polímero, os famosos sólidos, o que reforça que a fonte é de baixa qualidade.

A ESR é a resistência em série do capacitor. Toda corrente entrando ou saindo do capacitor passa por ela, logo, quanto maior a ESR, maior a potência dissipada, maior o aquecimento do capacitor e menor se torna a vida útil. Quanto mais o teu PC consome, maior é essa corrente entrando e saindo, chamada de corrente de ripple. 
Aí você instala a fonte em um PC que exige mais, ela funciona "bem" no começo mas não demora muito pra dar defeito. Muitas vezes a má regulagem e excesso de ripple na tensão por conta dos capacitores ruins pode levar placa de vídeo e placa mãe junto.
 

Quais capacitores você substituiu? Esse problema geralmente ocorre nos do secundário. Não adianta instalar qualquer capacitor, teria que ser algum low ESR e de marca boa, japonenses de preferência (Rubycon, Nippon Chemi-Con, Matsushita, Nichicon...). O problema é que achar estes originais no Brasil é meio complicado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeira mento Bom dia a Todos que faz parte do forums ELETRONICABR :)  

Caro@Israel Favretto  como o nosso amigo @Gilson Macedo  falo seria bom vc testar todos os capacitores e pra um teste preciso teria que ter um capacímetro como nosso amigo @Halysson  explica capacitores e uns dos vilões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...