Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Notebook HP - G7-1260ca - Placa Mae DAOR13MB6EO Rev R - Defeito: não liga, Sem 3v na Bios

Avalie este tópico:


Bferreira

Posts em destaque

Boa dia Pessoal, estou com esse notebook da HP na bancada, mas encontro alguns problemas na placa e já percebi que alguns amigos desistiram de continuar insistindo na solução do problema. 

 

A placa é uma DAO13MBEO REV E

HP g7 - 1260 

 

 

Vou dizer o que eu já fiz:

A placa tem os 3v, o led  do jack DC acende ( to testando na fonte de bancada Minipa MPL-3305M

O Super I/O tem 3v nos pinos correspondentes ( se bem me lembro começando pelo pino 9 )

Circuito de carregar a bateria tem os 3v 

 

BIOS sem 5v no pino 8.

 

Estou encontrando alguma dificuldade para entender onde o 5V é gerado. Estou com o esquema aberto aqui e testei o PU3.  

Eu entendo que me falta muito conhecimento ainda, mas como todo grande profissional um dia foi um grande aluno, estou pedindo a ajuda dos amigos, humildemente, pois não quero desistir desse notebook.  Creio que eu esteja perto do defeito. 

 

Conforme figura abaixo, desse regulador DC/DC  RT8223  , os pinos  17, 18, 13, 14, 3 foram testados e seguem os resultados:

 

17 = 5v 

18 = 1.9 mV

13 = ( 2,8v ) + - 

14 = 0,6 mv 

3  = 2v ( 1.98v )

 

Teste com multímetro minipa ET-2077

 

Alguém pode me dar uma ajudinha ?

 

 

 

 

 

Sem título.jpg

Editado: por Bferreira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutes ago, regisfatef said:

Faça a correção do título :

Marca e modelo - modelo da placa mãe - defeito

Utilize sua primeira mensagem, em editar

Boa sorte.

(Não sei o defeito).. e não entendi exatamente a sua correção ( sério ) perdi 15 minutos para fazer o post.. parece que tudo que eu posto aqui ta errado.. ninguem ajuda, mas todos reclamam..  kkkkk 

Editado: por Bferreira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minute ago, regisfatef said:

 

Voce não colocou , conforme indicado, né ? kkk

Mas, vamos continuar, na análise da placa.

Voce tem de verificar, o chip que gera as tensões iniciais. 

Acho que isso está no post.. acho que estou verificando ele... " acho ". To um pouco perdido aqui, mas da uma olhada no esquema. E desculpa se algo que eu falar possa soar como ironia.. Mas eu nao estou sendo.. estou realmente perdido..

 

Pelo que eu entendi no esquema, esse cara ai que eu medi é quem gera os 5v. Mas não entendi muito bem.  Estou testando os 4 Fets nele agora. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendo, mas podemos evitar o linguajar popular, e usar as referencias técnicas, por exemplo , " esse cara aí ", eu tenho que entender que se trata do chip rt8223, né ? kkk.

" testando os 4 Fets ", eu tenho que entender, que voce está testando os 2 mosfets de alta e de baixa, da linha de 3 V e 5 V, né ? kkk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutes ago, regisfatef said:

Entendo, mas podemos evitar o linguajar popular, e usar as referencias técnicas, por exemplo , " esse cara aí ", eu tenho que entender que se trata do chip rt8223, né ? kkk.

" testando os 4 Fets ", eu tenho que entender, que voce está testando os 2 mosfets de alta e de baixa, da linha de 3 V e 5 V, né ? kkk.

Você está certo.. porém eu não sabia que eles eram fets de alta e baixa.. rs 

Quanto a linguagem técnica, vou tentar me ater a isso de hoje em diante. A verdade é que não estou muito acostumado a falar com outros técnicos.

 

Sobre o chip, sim, estou me referindo ao rt8223.. e estou testando os dois fets ( Q51 e Q46 )... 

 

Perdão amigo, eu sou novato.. 🙂

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo, colega, mas tem uma pequena diferença de componente, entre fet e mosfet.

Então, estamos falando de mosfets, certo ? kkk.

Mosfet de alta, é o que recebe 19 V, e o de baixa, é o que fica interligado a ele, com um lado a terra ( gnd ), certo ? kkk

O chip rt 8223, mais os mosfets, se chamam buck converter,  um conversor dc /dc, que opera com oscilador, que modula a frequencia.

Desta forma, voce tem várias fontes buck converter, na placa, que recebem 19 V, e tem saídas variadas, com baixa tensão e alta corrente. certo ? kkk.

Editado: por regisfatef
corrigir o texto.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- Informe o esquema da placa, que está utlizando, para ficarmos bem pareados.certo ?

 

Compare o seu chip rt8223, como tps 51125. Se for igual, faça a medição de tensão, nos diversos pinos, e nos informe.

Voce pode medir, em capacitores próximos, aos pinos, utilize  uma ponta fina, ou ainda solde uma agulha na ponta vermelha do multiteste, a fim de não causar curto entre os pinos, certo ? kkk.

Segue o desenho básico.

 

 

TPS 51125 pinagem.png

Editado: por regisfatef
corrigir o texto.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutes ago, regisfatef said:

Certo, colega, mas tem uma pequena diferença de componente, entre fet e mosfet.

Então, estamos falando de mosfets, certo ? kkk.

Mosfet de alta, é o que recebe 19 V, e o de baixa, é o que fica interligado a ele, com um lado a terra ( gnd ), certo ? kkk

O chip rt 8223, mais os mosfets, se chamam buck converter,  um conversor dc /dc, que opera com oscilador, que modula a frequencia.

Desta forma, vode tem várias fontes buck onverter, na placa, que recebem 19 V, e tem saídas variadas, com baixa tensão e alta corrente. certo ? kkk.

tirando suas gargalhadas, adorei a explicação.. kkkk 

você ainda não ta acreditando que eu sou novato. 

bom eu nao tenho como testar essa frequencia pois nao tenho osciloscopio.. 

continua explicando.. to aprendendo bastante aqui.  eu queria um esquema para eu ver todos os componentes do circuito ligados, mas ainda nao achei.. isso ia me ajudar a ter uma visao gerao mais precisa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutes ago, regisfatef said:

Compare o seu chip rt8223, como tps 51125. Se for igual, faça a medição de tensão, nos diversos pinos, e nos informe.

Voce pode medir, em capacitores próximos, aos pinos, como tambem utilizar na ponta do multiteste, uma ponta fina, ou ainda soldar uma agulha, na ponta vermelha do multiteste, a fim de não causar curto entre os pinos, certo ? kkk.

Segue o deseno básico.

 

 

TPS 51125 pinagem.png

vou fazer isso.. essas setas ajudam muito na interpretação. obrigado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutes ago, regisfatef said:

- Informe o esquema da placa, que está utlizando, para ficarmos bem pareados.certo ?

 

Compare o seu chip rt8223, como tps 51125. Se for igual, faça a medição de tensão, nos diversos pinos, e nos informe.

Voce pode medir, em capacitores próximos, aos pinos, utilize  uma ponta fina, ou ainda solde uma agulha na ponta vermelha do multiteste, a fim de não causar curto entre os pinos, certo ? kkk.

Segue o desenho básico.

 

 

TPS 51125 pinagem.png

Essas medições tem que ser feitas com o processador, memoria ram e bateria na placa ?  por que eu tirei tudo.. no meu entender, se nao tem os 5v da BIOS, o resto da placa deve estar morta, exceto o super I/O.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As diversas ativações das fontes da placa, são citadas como estágios, sendo o primeiro estágio S 5, e o ultimo estágio na linha do processador, sendo S 0.

Acredito, que de momento, precisamos analisar, as fontes primárias de 3 V e 5 V. Não sendo necessário neste estágio, analisar memória ram e processador. Somente após o start, que já seriam ativadas as fontes secundárias, certo ?

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutes ago, regisfatef said:

As diversas ativações das fontes da placa, são citadas como estágios, sendo o primeiro estágio S 5, e o ultimo estágio na linha do processador, sendo S 0.

Acredito, que de momento, precisamos analisar, as fontes primárias de 3 V e 5 V. Não sendo necessário neste estágio, analisar memória ram e processador. Somente após o start, que já seriam ativadas as fontes secundárias, certo ?

Sim, e sabemos que 3v está bom, pois o Super I/o tem 3v

 

17 minutes ago, regisfatef said:

- Informe o esquema da placa, que está utlizando, para ficarmos bem pareados.certo ?

 

Compare o seu chip rt8223, como tps 51125. Se for igual, faça a medição de tensão, nos diversos pinos, e nos informe.

Voce pode medir, em capacitores próximos, aos pinos, utilize  uma ponta fina, ou ainda solde uma agulha na ponta vermelha do multiteste, a fim de não causar curto entre os pinos, certo ? kkk.

Segue o desenho básico.

 

 

TPS 51125 pinagem.png

1= 0,006 mV

2 =0,007 mV

3 = 2 V

4 = 5 V

5 =0,006 mV

6 =   1,5 mV

7 =  1,5 mV

8 =    3,3 V

9 =    4,59 V

10 =  1,5 mV

11 =  1,5 mV

12 =  0,006 mV

13 = 2,75 V 

14 =0,007 mV

15 =0,007 mV

16 = 18,17 V

17 = 5,01V

18 =2 mV

19 = 18,

20 = 0,006 mV

21=0,006 mV

22= 4,57 v

23 =0,006 mV

24 =0,006 mV

 

o chip ta esquentando  38 graus.. 

acho que é ele mesmo . 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minute ago, regisfatef said:

Quando o chip esquenta, pode ser o circuito, o qual ele está fornecendo tensão,  tem sobrecarga, como chip de bios e sio.

A BIOS não está sendo alimentada. Não há 5v no pino 8 da bios..Não há tensão em nenhum dos pinos da bios..

 

O super I/O teM OS 3 V. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Informe o modelo do chip super io. Vou verificar se dá para seguir por esquema parecido, não encontrei desta placa.

Uma observação, o chip de bios,  no pino 8, é de 3 V, e não de 5 V, conforme postado em sua primeira mensagem, certo ? kkk.

Tem modelo de placa, que só chega 3 V, no chip sio, após o start.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa. 3v... não há 3v no pino 8 da bios.. 

O meu chip, bom, o meu chip está escrito EQ=DG  FOF. Contudo, se o amigo não entendeu.. Eu estou segundo o que o esquema da placa diz.. e nele esse chip,  PU3 é o RT8223.  A parte do esquema que diz isso eu anexei no inicio desse post.  Quanto ao que voce falou sobre diferença entre  RT8223a    e  RT8223b, eu não sei.. no esquema não tem falando sobre isso.. apenas (RT8223). 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...