Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

tutorial Estudo da rom da bateria do Positivo XR3000 e de outros que usam charger OZ

Avalie este tópico:


e1D

Posts em destaque

Há uns anos atrás eu recebi um notebook que tinha queimado o charger OZ8602GN, após fazer a troca e devolver eu vi que a carga da bateria chegava em aproximadamente 80% e o notebook desligava, igualmente quando ia carregar ele demorava muito tempo pra subir mas quando chegava em uns 20% pulava direto pra 100%, então fui ver como estava o desgaste da bateria com o hwmonitor e descobri que a bateria estava descalibrada indicando que ela tinha uma capacidade muito mais alta que ela realmente tinha mas eu não tinha o que fazer pra resolver e devolvi o notebook do jeito que tava. Passou um tempo eu recebi outro que também tinha queimado o charger e descalibrado a bateria mas nesse caso era um notebook da serie xr3000 que é bateria interna o que da fácil acesso ao eprom, por isso resolvi ler o conteúdo dele e pra tentar identificar o que eu precisava alterar pra ajustar a capacidade da bateria e resolver o problema.

 

Antes de qualquer coisa, é muito importante lembrar que mexer com bateria carregada é arriscado, quando uma bateria de lítio carregada pega fogo ela não apaga até queimar tudo, e o resultado pode ser catastrófico.
Também é muito importante ter cuidado ao editar o arquivo para não colocar valores errados nele. Se o charger for informado a tensão da bateria é mais alta que a real, ou que a corrente de carga é mais alta do que tem que ser, a única proteção que vai sobrar é o sensor de temperatura, e se ele falhar, em casos extremos a bateria pode até pegar fogo.

Prossiga por sua conta e risco.

 

As imagens das roms são de baterias do xr3000 de 2 e 3 celulas mas a maioria das baterias de notebook que usam charger O2Micro OZ8660LN, OZ8602GN e similares, são praticamente iguais. Essas informações não servem para bateria de notebooks que usam charger TI, intersil, maxim ou outros.

 

Eu coloquei as informações em uma imagem pra facilitar a visualização

NH4-00-25-2S1P2200-0.png

 

Eu não sei dizer porque a informação do pack e das células que ficam no inicio do arquivo se repetem. Talvez seja redundância ou uma forma de validar os dados sem usar um checksum. Se os 2 não baterem o CI sabe que tem algo errado.

Os controlador de baterias TI tem um Byte que indica falha permanente da bateria, e se estiver definido a bateria para de funcionar. Eu não sei dizer se essa tem, mas acredito que não tenha. Outra coisa que tá faltando aí é a corrente de carga, mas eu não indiquei porque nessa bateria de 2 células o valor definido é diferente dos outros e eu não sei porque, mas como eu posso estar errado e o campo pode ser usado pra outra coisa eu preferi não colocar aí.

 

Vários editores de hexadecimal permitem visualizar esses valores com facilidade, mas eu uso o

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Simplesmente selecione os bytes e o valor é mostrado no 'Data inspector' (Byte order selecionado tem que ser 'Little endian')

NH4-00-25-2S1P2200-0-HxD.png

 

As imagens seguintes são exemplos de bateria descalibrada e outra com desgaste elevado.

bat-descalibrada.png

Desgaste em 90.9%

90p-desgaste.png

 

Caso queira alterar um valor é só alterar com o editor de hex e salvar. Só é necessário colocar um valor correto e não alterar o tamanho do arquivo.

E pra saber o que colocar ali, converter valores decimais para hexadecimais é fácil, tem conversores online e muitas calculadoras que fazem. A calculadora do Windows em modo programador converte e tem vários aplicativos de android que podem ser usados pra isso.

 

Um exemplo:

1500 convertido para hexadecimal é 5DC. Como o valor convertido tem 3 dígitos você coloca um 0 antes do valor pra dar 4 digitos (16bits): "05 DC" e inverte a ordem porque a ordem de leitura dos bytes é invertida (little endian). Então 1500 vira "DC 05". O mesmo é valido para valores menores de 1 ou 2 digitos, '200 = C8' e se for armazenado em um campo 16bits adiciona zeros pra completar 4 digitos '00c8' e invertido vira "C8 00".

 

O arquivo pode ser alterado para resolver problema de descalibramento e em caso de troca das células. Mas quanto a desgaste, se o valor estiver correto e o desgaste da célula for realmente o que ta indicado ali, alterar a capacidade pra tentar fazer com que a carga da bateria dure mais não vai adiantar nada e vai fazer com que o desgaste das células ocorra mais rápido ainda.

 

Se tiver alguma informação que eu não coloquei aqui ou que seria útil favor informar. Eu posso postar também imagens de baterias diferentes pra ajudar na compreensão mas não vou fazer upload de rom porque gravar arquivo de uma bateria em outra não é uma boa ideia a não ser que você tenha certeza que as baterias são idênticas.

Editado: por e1D
  • Joinha 10
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para programar a ROM pelo conector da bateria a ligação, na maioria dos casos é essa. Mas é muito importante verificar o esquema da placa e prestar muita atenção na hora de conectar a bateria ao programador para não queimar o programador e não acabar danificando o computador ou notebook que está sendo usado para fazer a gravação. Eu não me responsabilizo por possíveis danos que possam ser causados durante a tentativa de gravação.

 

Não tente ler ou gravar bateria de notebooks que não usam combo charger OZ e KBC ITE.

 

Verifique as tensões do conector da bateria antes de conectar e tenha certeza que identificou os pinos corretamente.

battconn.png

No software do programador é só selecionar chip 24c02, fabricante escolhe um qualquer como Microchip, Amtel, ON Semiconductor, etc.

 

Eu montei um cabo usando os fios de uma porta USB frontal de gabinete.

cable.jpg

b01.jpg

 

Também faltou um exemplo simples de como "resetar" a bateria editando os valores manualmente mas é que como ta quase tudo listado ali fica fácil... Sabendo onde fica cada valor também facilita se alguem quiser fazer um programa para simplificar a edição do arquivo.

 

Editado: por e1D
  • Joinha 11
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...