Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
  • Smile-welcome.png

Bem vindo!! Não esqueça de se apresentar, só depois

disso terá acesso para áreas e downloads exclusivos do fórum.

Clique Aqui e Apresente-se !!! 

Passo 1
lufdias

devolvido DELL Inspiron 15R 5537 placa zavc1 la - B016p nao liga

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Estou com essa placa na bancada onde tenho as tensões de 19v e algumas  tensões nessas bobinas  pl100 -0 na pl 101 - 0 e na pl102 - 1,18 alguém pode me ajudar a analisar essa placa e se possui o esquema elétrico dela.

Editado: por lufdias

Compartilhar este post

Link para este post
Compartilhar em outros sites
Agora, lufdias disse:

então antes eu tinha 18 neles mas agora que medi tenho 19,72 nos gate tanto do pq700 e pq701

geralmente se encontra uma tensao de 24v nos gates para fazer a saturação. Retire o PQ700 / PQ701 e veja se encontra essa tensao. Caso sim, basta troca-los 

Compartilhar este post

Link para este post

1 - 13,61      8 - 0,66          15 - 0             22 - 0

2 - 19v         9 - 0                16 - 0,39        23 - 2,15

3 - 0             10 - 0               17 - 0,41       24 3,40

4- 0              11 - 0               18 5,08          25 4,65

5- 4,71         12 - 4,73          19 - 5,08       26 - 0

6 - 4,71         13 - 4,84          20 - 0,83      27 - 0

7 -0               14 - 0                21 - 0           28 - 0

Compartilhar este post

Link para este post

@lufdias Ao meu ver falta a tensao de +/- 3.3v no pino 3 do PU, reveja esse ponto, solda fria ou resistencia alterada;

Se vc tiver esse sinal no pino 3 é muito provavel que tenha o sinal ACIN (pino 14).

Revise esse ponto, vc pode ter problema no proprio PU. 

O aparelho esta funcionando apenas na bateria, se é que tem carga, faça o teste? 

Compartilhar este post

Link para este post

alimentei a placa, no dc jack, pela fonte assimétrica, com 19 V, limitei a corrente inicial de 19v.

Fechei curto, entre dreno e source no pq 701 porem a placa nao liga e medindo so chega 0,47 na bobina pl102 sendo assim essa votagem vai para o pwm e nao gera nem os 3 nem os 5v e a placa nao incializa o que posso fazer ?

Compartilhar este post

Link para este post

@lufdias o ideal é medi-los fora da placa pois na placa apresentam uma diferença de valor.

Mas antes meça a tensao nos dois lados desses resistores e diga aqui pois pode ter resistencia alterada. 

No pino 19 desse PU vc diz ter 5,08v que é o sinal REGN. Esse sinal chega também em um dos lados do resistor PR707, e no outro lado vc deve encontrar o valor de 3.3v (ACIN), proveniente do divisor de tensao porém você diz nao ter esse sinal, pode ter uma resistencia alterada. E o mesmo é para o sinal ACDET pino 3, em um lado do  PR723 vc deve ter 19v e no outro lado 3.3v. revise esses pontos 

Compartilhar este post

Link para este post

@lufdias O intuito aqui é ajuda-lo porém nao sou nenhum expert no assunto, vamos insistir que chegamos em um resultado, esperamos que positivo.

Eu tenho duvida em um ponto do circuito, se o valor no pino 13 (RST#) deve estar em nível alto ou baixo, nao encontro datasheet desse componente PU701.

Mas pelo que eu entendi no esquema  quando temos nivel alto no pino 13 (que é o seu caso) o circuito acha que esta com a bateria plugada, e quando temos nivel baixo (0v) nesse pino o circuito identifica que está sem a bateria, apenas com o carregador. Posso estar enganado. Quem talvez poderia auxiliar na análise é o nobre @regisfatef

esquema.jpg

Compartilhar este post

Link para este post

Entao medi o que pediu no pr723 eu tenho 19,74 chegando nele e do outro lado nao tenho tensao nenhuma. no pr707 nao tenho tensao nenhuma em nenhum lado no pr712tenho 5,08 de um lado e do outro tenho 0 ja no pr710 eu tenho chegando nele os 5,08 e no outro lado saindo os 5,08 e tambem pluguei a bateria e o valor do 13 continua o mesmo

Compartilhar este post

Link para este post

entao nao pode ser esse ci u701 que esta com problema pois ele deveria mandar uma tensao menor no pino 1 para pode chavear o mosfet pq700 e pq701 ou pode ser alguma outra linha dele que esta com problema e ele manda essa voltagem exatamente para nao chavear esses mosfets

Compartilhar este post

Link para este post

@lufdias Precisamos ter um sinal em torno de 2,4v no pino 3 do PU701 (ACDET), a sigla é bem intuitiva ACDETECTION =  detectação do carregador. 

Se esse sinal nao existir logo nao teremos ACIN (pino 14) e portanto nao teremos a sequencia de start.

A nivel de teste pode retirar PR723 e PR711, alimentar a placa com 19v no dcjack e injetar 2,5v no pino 3, simulando acdet, dessa forma veja se encontra tensao no pino 14.

Sugiro medir os resistores PR723 e PR711 fora da placa. Caso OK sugiro a troca do CI

Compartilhar este post

Link para este post

entao eu medi esses resistores fora da placa igual tinha pedido no pr723 fica varindo mas nao passa de 80 sendo que ele e 232k ja o pr711 fica em 45 sendo que ele e de 51, estou achandomesmo que e pr 723 pq ele chega 19v porem nao passa nada

Compartilhar este post

Link para este post
6 minutos atrás, lufdias disse:

entao eu medi esses resistores fora da placa igual tinha pedido no pr723 fica varindo mas nao passa de 80 sendo que ele e 232k ja o pr711 fica em 45 sendo que ele e de 51, estou achandomesmo que e pr 723 pq ele chega 19v porem nao passa nada

Retire os resistores de sucata, veja que é muito importante que os valores sejam iguais aos originais para formar o divisor de tensao com o valor correto. 

Aguardo retorno, boa sorte!

Compartilhar este post

Link para este post

Registre-se ou faça login para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...