Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Samsung RV411- Scala2-14ul-ve ba41-01881a- apos reparo não liga

Avalie este tópico:


prcalemao

Posts em destaque

Boa tarde amigos, este notebook chegou para reparo pq ele estava travando ao iniciar o windows, coloquei pra formatar e mesmo assim trava logo que inicia o sistema, isso usando um SSD novo, então abri o equipamento troquei memória, processador e continuou travando.... verifiquei que a placa possuía o Nectokin OD108 então fiz aquele teste e soldei um capacitor junto ao nectokin e o notebook subiu o sistema sem travar e funcionou normalmente, então parti para a retirada do nectokin depois soldei 4 capacitores de tantalo de 330uf e na hora de ligar minha surpresa... não liga mais, coloco a fonte acende o led verde e ao pressionar o BT power  led azul pisca e apaga os 2 leds, como se houvesse um curto que não encontrei na placa, retirei os capacitores que coloquei testei e todos estão bons não sei dizer oque pode ter dado errado... não encontrei esquema elétrico dessa placa

Editado: por prcalemao
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, prcalemao disse:

Boa tarde amigos, este notebook chegou para reparo pq ele estava travando ao iniciar o windows, coloquei pra formatar e mesmo assim trava logo que inicia o sistema, isso usando um SSD novo, então abri o equipamento troquei memória, processador e continuou travando.... verifiquei que a placa possuía o Nectokin OD108 então fiz aquele teste e soldei um capacitor junto ao nectokin e o notebook subiu o sistema sem travar e funcionou normalmente, então parti para a retirada do nectokin depois soldei 4 capacitores de tantalo de 330uf e na hora de ligar minha surpresa... não liga mais, coloco a fonte acende o led verde e ao pressionar o BT power  led azul pisca e apaga os 2 leds, como se houvesse um curto que não encontrei na placa, retirei os capacitores que coloquei testei e todos estão bons não sei dizer oque pode ter dado errado... não encontrei esquema elétrico dessa placa

Os capacitores estão bem soldados?

Você respeitou a polaridade positivo e negativo na linha do nektokin?

Editado: por fabiano.julio
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, fabiano.julio disse:

Os capacitores estão bem soldados?

Você respeitou a polaridade positivo e negativo na linha do nektokin?

 

22 horas atrás, Shrimp_Green disse:

@prcalemao sem o esquema complica um pouco. Mas isso ta com cara de que foi soldado os capacitores com polaridade invertida. Digo isso pois já aconteceu cmg. 

 eu conferi a polaridade assim que soldei na placa, mas como não ligou eu fui conferir se nenhum capacitor estava em curto pois retirei eles de outra placa... e estavam normais... eu retirei eles novamente da placa mas nem me atentei em conferir novamente a polaridade, as vezes estamos acostumados a fazer algumas coisa e parece fazer no automatico

 

mas caso tenha colocado algum com a polaridade invertida por acidente, possivelmente queimou alguma coisa? pq a placa esta sem nada agora

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, prcalemao disse:

 

 eu conferi a polaridade assim que soldei na placa, mas como não ligou eu fui conferir se nenhum capacitor estava em curto pois retirei eles de outra placa... e estavam normais... eu retirei eles novamente da placa mas nem me atentei em conferir novamente a polaridade, as vezes estamos acostumados a fazer algumas coisa e parece fazer no automatico

 

mas caso tenha colocado algum com a polaridade invertida por acidente, possivelmente queimou alguma coisa? pq a placa esta sem nada agora

Sem nada, ou seja, sem capacitor nenhum a placa nao liga mesmo. 

Se foi removido o nectokin é preciso colocar os tantalos, a questao de ter ligado invertido acredito que nao danifica nada nao, apenas nao liga. Se tens foto de como ficou talvez fica mais facil ajudar. 

sorte ao colega

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@IRONMAN  não liga, faz a mesma coisa com o processador na placa..... conecto a fonte acende o Led verde, e qdo aperto power pisca o led azul ... faz um "estalo bem baixinho" apaga os led e depois de 2 segundos o led verde acende novamente

 

@Shrimp_Green vou ver se consigo deste modelo de capacitor nas minhas sucatas

 

@cristi já medi todas PLs nenhuma em curto.... o estranho é que deve ser alguma coisa na secundária pq só apresenta avaria qdo pressiono bt power, mas ai esta onde pode ser

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voce pode medir o consumo de corrente desta placa, antes e durante o start.

Faça medição de tensão nas bobinas, e verifique qual a tensão que fica faltando.

Onde houver a suspeita de sobrecarga no circuito da placa, voce pode levantar a bobina correspondente.

Se achar valido, faça o teste, e informe o resultado.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, regisfatef disse:

Voce pode medir o consumo de corrente desta placa, antes e durante o start.

Faça medição de tensão nas bobinas, e verifique qual a tensão que fica faltando.

Onde houver a suspeita de sobrecarga no circuito da placa, voce pode levantar a bobina correspondente.

Se achar valido, faça o teste, e informe o resultado.

Boa sorte.

 tem apenas o consumo de 0,06A qdo pluga a fonte, fora isso mais nada.... mas persebi que tem uma tensão presente de 0,36v nas 2 bobinas proxima ao processador e presente tambem no pino 11 do ISL62882 eu acho que não deveria ter nada, fora que tem uma temperatura diferente do restante da placa nessa região.

 

7 minutos atrás, Neo disse:

Já me ocorreu de 4 tântalos não serem suficientes, tive duas placas uma da msi, e uma da intelbras, que só ligaram normalmente depois de 6, e 8, tântalos adicionados.

 

acho que vou acrescentar mais pra ver como se comporta...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, regisfatef disse:

Para entender melhor, temos as fontes primárias de 3 V e 5 V na placa, medindo direto nas bobinas ?

 

10 minutos atrás, Neo disse:

Opa, se tem tensão baixa nas bobinas nem perca tempo pode substituir pra inicio de conversa os mosfets dessas fontes, que provavelmente estão com fuga, isso pode ter acontecido por ficar algum curto na substituição dos tântalos, portanto verifique-os também. 

verdade não me atentei a isso, tem uma mosfet AO6414A que tem no 19v, e no gate e source 0,35 ... deve ser esse infeliz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, jucivaldo disse:

Bom dia

ja me aconteceu isso. quando troquei os capacitores, parou de dar imagem, percebi que foi calor excessivo ao fazer o preccesso, entao afetou o soket do processador, ai removi os capacitores e fiz um reflow e resolveu.

interessante ...vou verificar isto tb, mas fiz o procedimento rápido não apliquei muito calor mas vai saber se não aconteceu..@cristi conserteza se resolver posto sim

 

15 minutos atrás, Neo disse:

Opa, se tem tensão baixa nas bobinas nem perca tempo pode substituir pra inicio de conversa os mosfets dessas fontes, que provavelmente estão com fuga, isso pode ter acontecido por ficar algum curto na substituição dos tântalos, portanto verifique-os também. 

fiquei somente com um duvida, vou verificar o mosfet caso ele tenha problema, ainda esta com 4 capacitores de tantalo será que seria bom colocar mais para testar ou deixo os 4 que estão e faço o teste?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...