Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Samsung RV411- Scala2-14ul-ve ba41-01881a- apos reparo não liga

Avalie este tópico:


prcalemao

Posts em destaque

Bom estando o mosfet de alta da fonte com fuga poderia facilmente ter danificado o processador e até os tântalos.

Eu aqui costumo trocar tanto o mosfet de alta quanto o de baixa antes de testar novamente com outro processador, neste caso como há uma fuga no mosfet de alta o curto do qual eu falei anteriormente provavelmente é no processador, e não os tântalos, então eu deixaria eles como estão.

Esses mosfets 6414 são uma piada de mal gosto do fabricante... Muito ruins... Costumo substituí-los pelo ap0803gmt infinitamente melhores.

 

Antes de ligar com o novo processador instalado é bom deixar sem processador nenhum e verificar se ao plugar a fonte a tensão baixa volta a surgir nas bobinas, se sim teria de verificar o restante do circuito de alimentação do processador, caso contrário é hora de fazer testes com um processador sabidamente bom. ;D 

 

Se conselho fosse bom ninguém dava vendia, mas eu substituiria todos os 6414 da placa pois quando um queima os outros não duram muito mais, tive em mãos um note destes que voltou 2x com mosfets 6414 diferentes queimados, agora já adotei por padrão substituir todos eles nestas placas da samsung. 

 

Editado: por Jack O'Neo
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Neo disse:

Bom estando o mosfet de alta da fonte com fuga poderia facilmente ter danificado o processador e até os tântalos.

Eu aqui costumo trocar tanto o mosfet de alta quanto o de baixa antes de testar novamente com outro processador, neste caso como há uma fuga no mosfet de alta o curto que do qual eu falei anteriormente provavelmente seja o processador e não os tântalos então eu deixaria eles como estão.

Esses mosfets 6414 são uma piada de mal gosto do fabricante... Muito ruins... Costumo substituí-los pelo ap0803gmt infinitamente melhores.

 

Antes de ligar com o novo processador instalado é bom deixar sem processador nenhum e verificar se ao plugar a fonte a tensão baixa volta a surgir nas bobinas, se sim teria de verificar o restante do circuito de alimentação do processador, caso contrário é hora de fazer testes com um processador sabidamente bom. ;D 

 

Se conselho fosse bom ninguém dava vendia, mas eu substituiria todos os 6414 da placa pois quando um queima os outros não duram muito mais, tive em mãos um note destes que voltou 2x com mosfets 6414 diferentes queimados, agora já adotei por padrão substituir todos eles nestas placas da samsung. 

 

vou substituir e já posto o resultado galera...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@IRONMAN @Shrimp_Green @cristi @regisfatef @Neo , amigos efetuei a troca dos 4 mosfets toquei pelo modelo que nosso amigo Neo falou (alta e baixa) troquei o processador tb, antes de ligar fui conferir se ainda tinha aquela tensão de 0,36v nas bobinas próximo ao processador e não tem mais e não tem mais aquele leve aquecimento na região, achei que estaria resolvido.... liguei sem o processador e nada, coloquei outro processador e acontece a mesma coisa, poderia ter afetado ISL62882 ?  placa sem serigrafia e sem o esquema correto fica dificil

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser que sim, placa sem serigrafia é complicado, mas com paciência da pra identificar os componentes usando o multímetro em escala de continuidade...

Experimenta remover os tântalos e solda no lugar deles um capacitor eletrolítico 2200uf x 25v ou maior só pra testar, pode ser que os tântalos dançaram quando deu a fuga nos mosfets. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cristi Sim, sem qualquer problema... Se for o tokin o defeito e a linha não estiver em curto eu as vezes nem soldo só encosto os pinos nos contatos pelas laterais do nectokin, se for fazer um teste mais longo acabo soldando, se estiver em curto aí removo o tokin e coloco o eletrolítico para testes iniciais... Confirmando que está tudo ok eu coloco os tântalos...

Mas por quê?

Porque já me aconteceu de o defeito não ser o tokin, e descobrir isso depois de perder um tempão soldando tântalos ali dói. ;D 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

infelizmente não consegui descobrir onde é o defeito nessa placa, troquei os mosfets que estavam com fuga, troquei o ISL62882 os capacitores de tantalo e nada somente uma observação se eu injetar uma tensão de 1V nas 2 bobinas proximo ao processador o consumo vai para 2.5A, mas não tem curto isso é normal ou não (com o processador no soquete, sem o processador não tem consumo) ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem o processador não deveria realmente haver qualquer consumo, pois as fontes Vcore alimentam apenas ele.

Mas acho que 2.5A com ele soquetado está um pouco elevado, certeza que este processador que colocou está bom?

O que pode ter ocorrido é algum problema no soquete do processador quando ligou anteriormente com a fonte de vcore em curto...

Chegaste a checar os componentes menores do circuito das fontes de vcore? Parte de feedback é muito importante, e é comum em casos de surto queimar um resistor na linha de vcc do pwm, que atua como limitador de corrente e como fusível nestes casos hehehe. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...