Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
  • Smile-welcome.png

Bem vindo!! Não esqueça de se apresentar, só depois

disso terá acesso para áreas e downloads exclusivos do fórum.

Clique Aqui e Apresente-se !!! 

Passo 1
gvnotebooks

em análise Mac A1466/ 820-3209 / Liga sem secundárias(Funciona na fonte assimétrica)

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Primeiro fato:

Pessoal, este mac chegou aq sem ligar nada, sem 3v na bobina. Percebi que estava sem o  P5V3V3_REG_EN no U7201, voltei ate o U7941, percebi que ele nao estava recebendo o SMC_PM_G2_EN e nem enviando o S5_PWRGD. Vi que o SMC_PM_G2_EN sai do u4900, fiz o teu Reballing e show, apareceu a tensão. Ativando assim, toda a linha S5.

Segundo fato:

Agora com a placa com as tensões primárias, ao conectar a fonte ela liga direto (normal pois ta sem bat), consigo desliga-la mantendo o JP no R5015. O fato é:

A placa ate liga, porém, sem o Vcore na L7510. Percebi que a linha importantíssima PP3V3_S0 não está boa. Ela possui 2.56v. Sendo assim, todas as tensões dependente dela está errada. Exemplo: a de 1,8v está com 0,8v, a de 1,05v está com 0,4v e por ai vai... O grande lance é: removi o R7831 e vi que sem ele, os 3,3v estão la (na linha PP3V3_S0_FET_R), porém, com ele na placa, a tensão é rebaixada. Ou seja, pau na linha PP3V3_S0. Mas ai vem oq me deixa encucado, ao injetar com a assimétrica 3,3 na linha PP3V3_S0 com o Magsafe na placa, fica normal. Com os 3,3 sem curto e sem rebaixamento. A placa liga, aparece o vcore, gera imagem... Oq voces acham que é? Falta de força? Por favor, ajudem. 

Editado: por gvnotebooks
Adiçao de informaçao

Compartilhar este post

Link para este post
Compartilhar em outros sites

Pela lógica, não deveria haver tensão no Gate do Q7830, mas há. O Q7812 possui tensão no gate, levando a P3V3S0_EN_L pro terra. Então, não há tensão entre o R7832 e R7830. Porém, há 2,8v na P3V3S0_SS (que penso que deve ser zero ou próximo disso). removi o c7831 e c7830 para tirar teima, e a tensão permanece isolada. Dai fui remover o q7830 e esse diabo num sai! Está horrível de sair. Parece estar fundido por baixo, mas nao da pra ver nada. É como se ele tivesse deixando passar a tensão do S pro G dele. Estou com medo de ferrar a placa com calor excessivo tentando remover isso. Ta tenso. 

Compartilhar este post

Link para este post
5 horas atrás, Gilson Macedo disse:

Tem algo errado com o arquivo de esquema, pois não consegui abrir de modo algum. Fiz vários downloads e sempre com o mesmo defeito.

O esquema ou o boardview? Aq abro normalmente, tente abrir com um navegador, ao inves do Adobe. 

Compartilhar este post

Link para este post

Povo, por hora, consegui fazer funcionar. Problema estava no Q7830. Tava semi-aberto do Source pro Gate, deixando vazar esta tensão. Foi um problema enorme para remove-lo. Pensei que estivera fundido à placa, mas no final, parece que era só o material mesmo. Mas enfim, consegui remove-lo, substituir e voi la, os 3,33v aparecem. 

Agora, estou tendo problemas com USB, estou analisando aq, com suspeita que seja o SMC mesmo. Estou verificando...

Compartilhar este post

Link para este post

Bom, parou de funcionar o teclado e trackpad tbm, por fim, fiz a encomenda do SMC. 

Estou deixando registrado tudo aqui para ajudar quem tiver defeito semelhante, infelizmente, nao tive nem uma ajudinha ate agora. :(

Compartilhar este post

Link para este post
14 minutos atrás, Paulo Noce disse:

Bom dia.

Comprou novo ? não vai funcionar....este componente e programado.

Segundo o vendedor, ja vai vim pronto pra uso. Se não vier, devolvo ne. 

Compartilhar este post

Link para este post
4 minutos atrás, gvnotebooks disse:

Segundo o vendedor, ja vai vim pronto pra uso. Se não vier, devolvo ne. 

mais fácil procurar uma placa sucata no ml e ter os componentes que precisa para reparo nesta placa.

Acho muito difícil ser o smc neste caso. Mas como está com suspeita em cima dele, vamos aguardar a troca do mesmo.

Compartilhar este post

Link para este post
33 minutos atrás, Paulo Noce disse:

mais fácil procurar uma placa sucata no ml e ter os componentes que precisa para reparo nesta placa.

Acho muito difícil ser o smc neste caso. Mas como está com suspeita em cima dele, vamos aguardar a troca do mesmo.

Procurei, mas nao encontrei. Pode me dizer o motivo de, na sua percepção, não ser o SMC? Pode me dizer teu raciocínio? Grato.

Compartilhar este post

Link para este post
16 minutos atrás, gvnotebooks disse:

Pode me dizer o motivo de, na sua percepção, não ser o SMC?

Tenho em média por dia de 5 a 8 placas de mac para reparo. 90% de placas com problema de smc é solda fria e o restante 10% algum problema na linha SMBus. Veja com osciloscópio este ponto na placa. 

Captura de Tela 2018-10-06 às 11.36.14.png

Compartilhar este post

Link para este post
37 minutos atrás, Paulo Noce disse:

Tenho em média por dia de 5 a 8 placas de mac para reparo. 90% de placas com problema de smc é solda fria e o restante 10% algum problema na linha SMBus. Veja com osciloscópio este ponto na placa. 

Captura de Tela 2018-10-06 às 11.36.14.png

Nao possuo osciloscópio. Interessante dizer que eu troquei o U2600 tbm. Outra coisa, o problema inicial do mac era solda fria nesse SMC, fiz o reflow, restabeleceu-se a tensão faltosa de 3v_s5, porém, houve problema na 3v_s0(Q7830), dai constarei problema num mosfet que gera essa linha. Foi um problema imenso para remove-lo, muito dificil mesmo. Demandando muito calor na região. que fica muito proximo ao SMC. Então no meu diagnóstico, estou levando em consideração fatos que houve aqui e tensões, devido a falta de osciloscópio. 

Compartilhar este post

Link para este post
4 minutos atrás, gvnotebooks disse:

No conector J5700, possuo 0v nos pin 8 e 9.

veja os resistores ligado a esta linha. Em uma ponta vc tem que ter 3.3v, mesmo que o smc esteja matando a outra ponta, mas acho difícil. O mais provável e 3.3v nas duas pontas, sendo uma com os pulsos do smc.

Captura de Tela 2018-10-06 às 12.29.03.png

Compartilhar este post

Link para este post
4 minutos atrás, Paulo Noce disse:

muitos casos, tem oxidações onde algum ponto não fica bom com o reflow. Faça o reballing.

Ja fiz. Antes do problema no teclado, a fim de resolver o problema da USB. Não fiz o reballing novamente, pois o encapsulamento dele parece estar bem fragilizado devido ao procedimento da remoção do Fet vizinho. E como nao possuo o stencil pra esse smc, tive que fazer esfera por esfera (nao tenho universal 0,3mm), oq demanda algum tempo bom viu. rsrsr

A propósito, nao acho o stencil pra comprar. 

Compartilhar este post

Link para este post

Registre-se ou faça login para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...