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como saber se não estou cobrando muito caro pelo conserto ???

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Michell

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Seus clientes tem aprovado os orçamentos?

Está dando para pagar suas despesas?

Está tendo lucro?

Está sobrando algum para investir em equipamentos/insumos/peças, etc ?

 

Respondendo estas perguntas creio que terá uma noção sobre seus preços. Lembrando que no fórum não é permitido divulgação de valores sobre serviços.

 

Este assunto já foi muito discutido por aqui, e concluiu-se que preço é muito subjetivo e depende de inúmeros fatores que serão diferentes para cada técnico/assistência. 

 

 

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estou começando agora na aria dos reparos, e pego de quase tudo, quase sempre que eu faço  o reparo tenho q ligar para alguém para saber qual o valor mais justo para se cobrar !!! então como saber se não vou sair perdendo ou se estou explorando o cliente??? ...

 

Preço é uma coisa que varia de região para região, localização, poder aquisitivo do pessoal, qualidade dos equipamentos, etc.

Uma estratégia para você é fazer uma pesquisa de mercado, nas assistências em sua cidade, os valores praticados, e também ir adequando-se a uma média de mercado, para que você perceba com o tempo que o nível de aprovação tá sendo bom, ou então que os clientes estejam reclamando dos valores. Se a clientela reclama de valores, você precisa primeiramente, observar os equipamentos dos "clientes chorões", ou sejam, são máquinas antigas? são máquinas baratas, tipo as de 899,00 que o cara comprou em 12x?

É claro que um cliente que não tem poder aquisitivo para manter um notebook, vai chorar até em uma simples formatação, então imagine o dia que quebrar a tela dele, ou der BGA na placa? Esse cliente não vai ter condições para consertar, ou vai querer fazer o serviço contigo mas parcelando em 1000x no cartão de crédito. Mas por contrapartida, haverá clientes bons, que entenderão a complexidade do serviço e valorizam o seu trabalho. Então, o negócio é manter uma média de preços baseado nos seus concorrentes, mas nunca se prostituir abaixando mais que eles para ganhar o serviço. O seu diferencial tem que ser a qualidade, transparência e honestiade nos serviços, ter um excelente atendimento para surpreender o cliente.

Ter uma assistência técnica estruturada, equipada e com atendimento e serviço de qualidade isso demanda investimento, e o cliente tem que entender isso, paga-se por qualidade.

O que vai te ajudar bastante a formular preços, e estudar o mercado é o SEBRAE, que tem excelentes cursos e muitos deles gratuitos, te aconselho que vá até lá e se informe sobre cursos relativos a área financeira, etc.

 

Muitos acham que tem lucro, mas quando para pra analisar a fundo, não é bem assim que está sendo. Invista na sua capacitação e o Sebrae tá aí para ajudar. Sempre que precisei fui muito bem atendido por lá.

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Como base use o valor de cobrar 10% (porcentos) do valor do equipamento novo.

 

EXEMPLO: Se um equipamento qualquer novo custe R$ 850,00, 10% será cobrado

R$ 85,00 de conserto inicial dependendo da peça.

 

E como o amigo acima disse tá cobrindo as despesas e tendo lucro tá blz.

 

 

 

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Amigo, dá uma olhada no que escrevi aqui -

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Acho que se você for dar um valor diferente para cada note trabalhado calculando o que você vai gastar de componentes e de horas em cada um fica um tanto complicado de trabalhar.

 

Aqui eu tenho 3 preços: Um para defeitos pequenos, jack, montagem, mal contato, limpeza e revisão, outro para eletrônica em geral com curtos, componentes queimados e qualquer coisa que precise de solda na placa com exceção de jacks e um terceiro preço para BGA. Também tenho preços diferenciados para parceiros e terceirizados.

 

Calculei esses preços contando o tempo médio necessário, a media de gastos com componentes e o lucro médio que preciso para cada trabalho realizado. Não cobro o preço de componentes pequenos como FETs, resistores, capacitores, jacks e etc. mas cobro somente o preço do reparo total sempre dentro dos três preços básicos.

 

Claro que existem exceções que incluem a troca de peças mais caras como HD e tela ou casos em que se precise de componentes específicos, nesse caso ligo novamente para o cliente e passo o novo preço mas em 98% das vezes, todos os reparos ficam dentro dos preços estipulados previamente.

 

Na maioria dos notes que só em você bater o olho já tem uma idéia do que será feito e dá o preço antes mesmo de abrir, outros você abre e faz as medições para saber o que precisa e dá o preço logo depois mas sempre que possível faço o reparo com o orçamento aprovado.

 

Em casos que o cliente chega para saber o preço e volta depois com o note mexido por que o outro que cobra mais barato não conseguiu resolver ou em casos que o note chega muito mexido e não tem como reparar, simplesmente devolvo sem conserto e sem custo algum, também não dou garantia que vou resolver pois assim se eu perceber que alguma coisa inviabiliza ou em alguma alteração no orçamento eu posso simplesmente devolver o note se o cliente não aprovar o novo valor, claro que em todo reparo que faço dou garantia que o note pronto irá funcionar e se o problema voltar, refaço o reparo necessário sem custo algum.

 

Dessa forma não tenho tido problemas.

 

Não concordo em dar o preço do conserto baseando no preço do equipamento mesmo porque existem defeitos diversos com diversos graus de dificuldade e tempo necessário diferente para realizar cada reparo.

Imagina você consertar um positivo usado de 400 conto e cobrar 40 pratas para fazer um reparo que a maioria de nós cobra valores de três dígitos, por outro lado imagina você com um mac na mão que custa 7k e dar o orçamento de 700 reais, o cliente vai fazer a sua caveira para os outros e ainda mais se ele for amigo do cara do positivo de 400 conto.

Como falei antes, tenho três preços base que costumo praticar e fica quase sempre nesses valores, claro que existem defeitos mais específicos ou que incluem troca de componentes com valores consideráveis e esses casos tem valores mais específicos mas a maioria dos reparos que não incluem peças ou que incluem componentes simples sempre fica dentro desses três valores.

 

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