Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dica Como Ativar o HD SSD do notebook Ultra thin Acer Aspire M5 481T para cache

Avalie este tópico:


AlessandroInfoq

Posts em destaque

Ola Pessoal, boa tarde a todos!

Estou passado uma dica de uma dificuldade que eu tive e consegui uma solução em um forum da ACER. Como a propria ACER não dá suporte para quem formata a maquina e não utiliza o sistema deles, então resolvi postar essa solução. Pode ser que seja uma coisa boba e de iniciante, mas não aparece muitas dicas sobre isso por ai.

Eu precisei formatar um ultrabook da acer de um cliente meu com o windows 8.1 pro.

Observei que ele possui 2 Hds, um Hd disco 500 GB e outro SSD de 20 GB.

Precisei desativar o security boot no setup da bios e mudar a opção de UEFI para Legacy bios e assim reconhecer o boot pelo DVD e instalar o windows.

Na hora da instalação ele reconhece os 2 HDs para formatação, como o HD SSD é muito pequeno, eu escolhi o HD de 500 GB para armazenar o sistema operacional. Ao final da instalação deu tudo certo, mas observei que o Hd SSD não estava sendo utilizado.

Voce pode criar partição e formatar o SSD e utilizar ele para colocar arquivos, mas isso perde a verdadeira função dele que é de servir como cache do sistema operacional, assim os arquivos que são mais utilizados pelo sistema são armazenados nele como se fosse uma partição de SWAP no linux ou memoria virtual no windows, mas só que bem mais rapido devido as propriedades de desempenho do HD SSD.

Já peguei um caso assim antes em um ultrabook sony com windows 7 que formatei, mas nele tinha a opção de montar um RAID Hibrido com HD SSD e o HD Disco. Não é esse caso neste Acer.

Se derem uma olhada no site da acer, e verificar os downloads para esse ultrabook , irão ver que não há nada sobre isso para instalar. Muitos dos casos quando se trata da tecnologia da intel, existe um software que gerencia essa parte e que se chama IRST. No ultrabook da sony instalei ele e atraves dele que consegui montar um RAID via software e ir na opção desempenho e setar a opção aceleração.

No ultrabook da Acer mesmo que voce baixe e instale o software da intel por fora, não existe essa opção.

A solução que encontrei foi no forum da ACER americana nesse endereço:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Para resumir o que esta escrito la, a pessoa que esta explicando descobriu que a acer utiliza o software

express cache.

O ultrabook com o windows de fabrica , vem instalado e configurado com esse software. Mas a Acer não da suporte para quem formata e não utiliza seu sistema. Obrigando o usuário a utilizar o recover da acer. 

Mas ele descobriu que, tem como baixar o software e pegar a configuração que a acer faz para funcionar o cache no HD SSD

Os links estão aqui para download:

Express Cache:

Arquivos originais da configuração Acer: 

 

Instale o express cache descompactando o 1 primeiro download, siga normalmente a instalação, no final NÃO reinicie o ultrabook como ele pede.

Antes disso descompacte o segundo download, são os arquivos da instalação do sistema original da acer do mesmo programa. Você irá copiar tudo e substituir nesse caminho C:\Program Files\Condusiv Technologies\ExpressCache\  Despois disso voce pode reiniciar a maquina.

 

Configurando o Express cache com intel rapid start:

 

1.) Abra o cmd como administrador e digite diskpart

2.) digite list disk e repare no numero do drive SSD. O meu foi o disk 1.

3.) Digite select disk n (n= ao numero do disco SSD listado anteriormente)

4.) Digite clean

5.) Digite "create partition primary size=NNNN" (NNNN= a quantidade que voce tem de memoria RAM em Megabytes instalada no seu sistema. Então se voce tiver 6GB's of RAM, troque NNNN com 6000)

6.) Digite "detail disk" (Repare o numero do volume que voce criou no passo 5)

7.) Digite "select Volume M" (Substitua M com o numero do volume que voce viu no passo anterior)

8.) Digite "set id=84 override"

9.) Digite "exit"

10.) O passo acima criou uma partição de hibernação no HD SSD do tamanho aproximado da sua memoria RAM. Antes de instalar o IRST. Voce precisa reiniciar a maquina se não, as configurações não irão fazer efeito. Depois disso você pode instalar o IRST ou instalar depois de acabar de configurar o Expresscache.

11.) A instalação do IRST não tem segredo é so baixar aqui:

 

Depois é só instalar e reiniciar a maquina.

 

12.) Agora vamos configurar o Expresscache.

13.)  Descubra quanto espaço você tem livre depois que foi criada a partição de hibernação no HD SSD. Você precisa do valor em MB. Então por exemplo se voce criou uma partição de 6000MB,  e o total do disco é de 20480MB, então você tem sobrando 14480MB MB. Você consegue essa informação facilmente no gerenciador de disco do windows (diskmgmt.msc) . Lembre desse valor para mais tarde.

14.) Abra o cmd como administrador novamente.

15.) Entre na pasta de instalação do Expresscache digitando: "cd C:\Program Files\Condusiv Technologies\ExpressCache\"

16.) Digite "ECCmd -partition X YYYYY" (X é o ID do disco e YYYYY é o tamanho da partição que voce deseja criar para o ExpressCache. Em outras palavras, X é ID do disco que voce colocará a ID que voce viu no passo 2 (ex:1) e YYYYY você substituirá com o tamanho em MB  do passo 13 (ex: 14480MB))

17.) Pronto! Para confirmar se está funcionando, você pode digitar "ECCmd -info" e verifique se o programa esta mostrando o status do HD SSD com o relatório de consumo de cache.

 

Lembrando que o IRST, ajuda no desempenho do despertar do notebook quando ele entra em estado de hibernação, pode ser intencionalmente pelo usuario ou por causa da bateria acabando. Quando ele volta da hibernação o notebook volta quase que instantaneamente.

 

Bom galera, fico por aqui espero que possa ter ajudado alguem da comunidade.

Editado: por CJ
Adicionado prefixo e tags.
  • Joinha 9
  • Legal 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 4 anos depois...
Em 09/11/2013 às 21:04, AlessandroInfoq disse:

Ola Pessoal, boa tarde a todos!

Estou passado uma dica de uma dificuldade que eu tive e consegui uma solução em um forum da ACER. Como a propria ACER não dá suporte para quem formata a maquina e não utiliza o sistema deles, então resolvi postar essa solução. Pode ser que seja uma coisa boba e de iniciante, mas não aparece muitas dicas sobre isso por ai.

Eu precisei formatar um ultrabook da acer de um cliente meu com o windows 8.1 pro.

Observei que ele possui 2 Hds, um Hd disco 500 GB e outro SSD de 20 GB.

Precisei desativar o security boot no setup da bios e mudar a opção de UEFI para Legacy bios e assim reconhecer o boot pelo DVD e instalar o windows.

Na hora da instalação ele reconhece os 2 HDs para formatação, como o HD SSD é muito pequeno, eu escolhi o HD de 500 GB para armazenar o sistema operacional. Ao final da instalação deu tudo certo, mas observei que o Hd SSD não estava sendo utilizado.

Voce pode criar partição e formatar o SSD e utilizar ele para colocar arquivos, mas isso perde a verdadeira função dele que é de servir como cache do sistema operacional, assim os arquivos que são mais utilizados pelo sistema são armazenados nele como se fosse uma partição de SWAP no linux ou memoria virtual no windows, mas só que bem mais rapido devido as propriedades de desempenho do HD SSD.

Já peguei um caso assim antes em um ultrabook sony com windows 7 que formatei, mas nele tinha a opção de montar um RAID Hibrido com HD SSD e o HD Disco. Não é esse caso neste Acer.

Se derem uma olhada no site da acer, e verificar os downloads para esse ultrabook , irão ver que não há nada sobre isso para instalar. Muitos dos casos quando se trata da tecnologia da intel, existe um software que gerencia essa parte e que se chama IRST. No ultrabook da sony instalei ele e atraves dele que consegui montar um RAID via software e ir na opção desempenho e setar a opção aceleração.

No ultrabook da Acer mesmo que voce baixe e instale o software da intel por fora, não existe essa opção.

A solução que encontrei foi no forum da ACER americana nesse endereço:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Para resumir o que esta escrito la, a pessoa que esta explicando descobriu que a acer utiliza o software

express cache.

O ultrabook com o windows de fabrica , vem instalado e configurado com esse software. Mas a Acer não da suporte para quem formata e não utiliza seu sistema. Obrigando o usuário a utilizar o recover da acer. 

Mas ele descobriu que, tem como baixar o software e pegar a configuração que a acer faz para funcionar o cache no HD SSD

Os links estão aqui para download:

Express Cache:

Arquivos originais da configuração Acer: 

 

Instale o express cache descompactando o 1 primeiro download, siga normalmente a instalação, no final NÃO reinicie o ultrabook como ele pede.

Antes disso descompacte o segundo download, são os arquivos da instalação do sistema original da acer do mesmo programa. Você irá copiar tudo e substituir nesse caminho C:\Program Files\Condusiv Technologies\ExpressCache\  Despois disso voce pode reiniciar a maquina.

 

Configurando o Express cache com intel rapid start:

 

1.) Abra o cmd como administrador e digite diskpart

2.) digite list disk e repare no numero do drive SSD. O meu foi o disk 1.

3.) Digite select disk n (n= ao numero do disco SSD listado anteriormente)

4.) Digite clean

5.) Digite "create partition primary size=NNNN" (NNNN= a quantidade que voce tem de memoria RAM em Megabytes instalada no seu sistema. Então se voce tiver 6GB's of RAM, troque NNNN com 6000)

6.) Digite "detail disk" (Repare o numero do volume que voce criou no passo 5)

7.) Digite "select Volume M" (Substitua M com o numero do volume que voce viu no passo anterior)

8.) Digite "set id=84 override"

9.) Digite "exit"

10.) O passo acima criou uma partição de hibernação no HD SSD do tamanho aproximado da sua memoria RAM. Antes de instalar o IRST. Voce precisa reiniciar a maquina se não, as configurações não irão fazer efeito. Depois disso você pode instalar o IRST ou instalar depois de acabar de configurar o Expresscache.

11.) A instalação do IRST não tem segredo é so baixar aqui:

 

Depois é só instalar e reiniciar a maquina.

 

12.) Agora vamos configurar o Expresscache.

13.)  Descubra quanto espaço você tem livre depois que foi criada a partição de hibernação no HD SSD. Você precisa do valor em MB. Então por exemplo se voce criou uma partição de 6000MB,  e o total do disco é de 20480MB, então você tem sobrando 14480MB MB. Você consegue essa informação facilmente no gerenciador de disco do windows (diskmgmt.msc) . Lembre desse valor para mais tarde.

14.) Abra o cmd como administrador novamente.

15.) Entre na pasta de instalação do Expresscache digitando: "cd C:\Program Files\Condusiv Technologies\ExpressCache\"

16.) Digite "ECCmd -partition X YYYYY" (X é o ID do disco e YYYYY é o tamanho da partição que voce deseja criar para o ExpressCache. Em outras palavras, X é ID do disco que voce colocará a ID que voce viu no passo 2 (ex:1) e YYYYY você substituirá com o tamanho em MB  do passo 13 (ex: 14480MB))

17.) Pronto! Para confirmar se está funcionando, você pode digitar "ECCmd -info" e verifique se o programa esta mostrando o status do HD SSD com o relatório de consumo de cache.

 

Lembrando que o IRST, ajuda no desempenho do despertar do notebook quando ele entra em estado de hibernação, pode ser intencionalmente pelo usuario ou por causa da bateria acabando. Quando ele volta da hibernação o notebook volta quase que instantaneamente.

 

Bom galera, fico por aqui espero que possa ter ajudado alguem da comunidade.

Ótima dica,  muito bem explicado. Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

estranho... fiz o procedimento mas nao precisei recriar as particoes pois elas estavam preservadas, mas quando peço o relatório ele mostra quem tenho, 21,82GB de espaço de cache no SSD mas fica usando de 1,1Gb a 2,0GB no máxio, deixando boa parte do cache livre e com isso o boot da máquina esta lento ainda, praticamente igual ao disco normal :(

 

EC Cache Info
==================================================

Mounted                   : Yes
Partition Size            : 21.82 GB
Reserved Size             : 2.00 MB
Volume Size               : 21.82 GB
Total Used Size           : 1.73 GB
Total Free Space          : 20.08 GB
Used Data Size            : 1.66 GB
Used Data Size on Disk    : 1.72 GB

Tiered Cache Stats
==================================================
Memory in use             : 1024.00 MB
Blocks in use             : 4242
Read Percent              : 0.36%


Cache Stats
==================================================
Cache Volume Drive Number : 1
Total Read Count          : 44077
Total Read Size           : 2.06 GB
Total Cache Read Count    : 0
Total Cache Read Size     : 16.65 MB
Total Write Count         : 5844
Total Write Size          : 119.58 MB
Total Cache Write Count   : 2
Total Cache Write Size    : 8.00 KB

Cache Read Percent        : 0.79%
Cache Write Percent       : 0.01%


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa noite tenho esse mesmo ultrabook formatei ele recentemente so que para o w10

fiz o procedimento tudo como esta ali 

porem na ultima parte 

Em 09/11/2013 às 21:04, AlessandroInfoq disse:

16.) Digite "ECCmd -partition X YYYYY" (X é o ID do disco e YYYYY é o tamanho da partição que voce deseja criar para o ExpressCache. Em outras palavras, X é ID do disco que voce colocará a ID que voce viu no passo 2 (ex:1) e YYYYY você substituirá com o tamanho em MB  do passo 13 (ex: 14480MB))

deu o seguinte erro 

**ERROR** ECCmd exited with error 0x18 (24)

sera que alguém poderia me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
Em 03/07/2018 às 20:49, C.Bittencourt disse:

boa noite tenho esse mesmo ultrabook formatei ele recentemente so que para o w10

fiz o procedimento tudo como esta ali 

porem na ultima parte 

deu o seguinte erro 

**ERROR** ECCmd exited with error 0x18 (24)

sera que alguém poderia me ajudar?

aqui aconteceu tb

o problema eh que excedeu o tamanho que sobrou de memoria no hd

conforme o passo 13 diz pra ir em diskmgmt.msc, la eu vi que estava sobrando 12,78gb do hd, cliquei com o botao direito em cima do volume e fui em propriedades, e logo apos na aba ""volumes", la dizia que o espaco nao alocado era de 13087, coloquei este valor e deu o mesmo erro, entao fui baixando  e deu certo colocando o valor de 13085 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 1 ano depois...
  • 1 ano depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...