Jump to content
Yeah santos

 dúvida Eletroímã não funciona em fonte 12v

Rate this topic

Recommended Posts

 

E aí galera. Tô seguindo um projeto de um acelerador de partículas, porém sou meio leigo em eletrônica, mas gostei muito do projeto e estou disposto a aprender (já que sou muito fã de fisica)

Bom, a minha dúvida é a seguinte, eu tô com as bobinas enroladas já, porém quando tento conectar na fonte não acontece nada. Não sei se liguei certo, num lado do fio liguei o neutro e no outro o +12v, porém a minha fonte tem 2 +12v, aí tentei com o outro e quando liguei saltou uma pequena faísca que me fez tirar da tomada na hora. A minha dúvida é, fiz algo errado? Ou era pra sair uma faísca e depois funciona? Outra coisa que estranhei é que na bobina do projeto não diz nada sobre ter um elemento ferromagnético no meio da bobina, funciona sem isso?

Outra dúvida, vou abastecer capacitores com os +12v, como faço pra conectar a protoboard na placa? Essa tensão pode causar algum dano a ela? Com que tipo de fio conectar? Creio eu que os jumpers não dêem conta. 

E por último, eu devo conectar os +12v no positivo dos meus capacitores, correto? Aí no negativo coloco o comum?

 

Pra facilitar, vou deixar o link pra download do projeto que estou seguindo

O esquema das bobinas e das ligações elétricas caso ajude está ali pela página 110

É o primeiro arquivo 

Hidden Content

    Give reaction or reply to this topic to see the hidden content.

 

 

 

CHr6rAe.jpg

kFof8vP.jpg

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

@Yeah santos Oi amigo.Legal que se intressou por esse projeto, em funcionamento é muito interessante!

 

Com relação as suas duvidas:

 

10 horas atrás, Yeah santos disse:

Bom, a minha dúvida é a seguinte, eu tô com as bobinas enroladas já, porém quando tento conectar na fonte não acontece nada. Não sei se liguei certo, num lado do fio liguei o neutro e no outro o +12v, porém a minha fonte tem 2 +12v, aí tentei com o outro e quando liguei saltou uma pequena faísca que me fez tirar da tomada na hora.

 

 

 

Quando vc energiza essa bobina, ou seja, quando aplica a tensao de 12v ela gera um campo magnético, na realidade um eletroima. A função desse eletroima é nesse caso é repulsar o objeto que estará dentro da mangueira.

Esse eletroima nao pode ficar o tempo todo ligado, ele é acionado por apenas por uma fração de segundos, o tempo é determinado na programação do microcontrolador, nesse caso arduino em conjunto com o sensor optico. A função do sensor optico é informar ao microcontrolador que é hora de acionar a bobina para repulsar o objeto até que chegue na proxima bobina, e assim fica nesse ciclo...

 

Com relação a sua fonte de 12v. Pela foto que anexou está utilizando uma fonte ATX. Veja que todos os fios da cor amarela são 12v, assim como todos os pretos sao o GND 

 

Ja tem a programação feita e os sensores?

 

 

 

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...