Jump to content
Yeah santos

dúvida Eletroímã não funciona em fonte 12v

Rate this topic

Recommended Posts

E aí galera. Tô seguindo um projeto de um acelerador de partículas, porém sou meio leigo em eletrônica, mas gostei muito do projeto e estou disposto a aprender (já que sou muito fã de fisica)

Bom, a minha dúvida é a seguinte, eu tô com as bobinas enroladas já, porém quando tento conectar na fonte não acontece nada. Não sei se liguei certo, num lado do fio liguei o neutro e no outro o +12v, porém a minha fonte tem 2 +12v, aí tentei com o outro e quando liguei saltou uma pequena faísca que me fez tirar da tomada na hora. A minha dúvida é, fiz algo errado? Ou era pra sair uma faísca e depois funciona? Outra coisa que estranhei é que na bobina do projeto não diz nada sobre ter um elemento ferromagnético no meio da bobina, funciona sem isso?

Outra dúvida, vou abastecer capacitores com os +12v, como faço pra conectar a protoboard na placa? Essa tensão pode causar algum dano a ela? Com que tipo de fio conectar? Creio eu que os jumpers não dêem conta. 

E por último, eu devo conectar os +12v no positivo dos meus capacitores, correto? Aí no negativo coloco o comum?

Pra facilitar, vou deixar o link pra download do projeto que estou seguindo

O esquema das bobinas e das ligações elétricas caso ajude está ali pela página 110

É o primeiro arquivo 

Hidden Content

Give reaction or reply to this topic to see the hidden content.

CHr6rAe.jpg

kFof8vP.jpg

@Yeah santos Oi amigo.Legal que se intressou por esse projeto, em funcionamento é muito interessante!

Com relação as suas duvidas:

10 horas atrás, Yeah santos disse:

Bom, a minha dúvida é a seguinte, eu tô com as bobinas enroladas já, porém quando tento conectar na fonte não acontece nada. Não sei se liguei certo, num lado do fio liguei o neutro e no outro o +12v, porém a minha fonte tem 2 +12v, aí tentei com o outro e quando liguei saltou uma pequena faísca que me fez tirar da tomada na hora.

Quando vc energiza essa bobina, ou seja, quando aplica a tensao de 12v ela gera um campo magnético, na realidade um eletroima. A função desse eletroima é nesse caso é repulsar o objeto que estará dentro da mangueira.

Esse eletroima nao pode ficar o tempo todo ligado, ele é acionado por apenas por uma fração de segundos, o tempo é determinado na programação do microcontrolador, nesse caso arduino em conjunto com o sensor optico. A função do sensor optico é informar ao microcontrolador que é hora de acionar a bobina para repulsar o objeto até que chegue na proxima bobina, e assim fica nesse ciclo...

Com relação a sua fonte de 12v. Pela foto que anexou está utilizando uma fonte ATX. Veja que todos os fios da cor amarela são 12v, assim como todos os pretos sao o GND 

Ja tem a programação feita e os sensores?

• Like 1