Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Yeah santos

 dúvida Eletroímã não funciona em fonte 12v

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Yeah santos    0

 

E aí galera. Tô seguindo um projeto de um acelerador de partículas, porém sou meio leigo em eletrônica, mas gostei muito do projeto e estou disposto a aprender (já que sou muito fã de fisica)

Bom, a minha dúvida é a seguinte, eu tô com as bobinas enroladas já, porém quando tento conectar na fonte não acontece nada. Não sei se liguei certo, num lado do fio liguei o neutro e no outro o +12v, porém a minha fonte tem 2 +12v, aí tentei com o outro e quando liguei saltou uma pequena faísca que me fez tirar da tomada na hora. A minha dúvida é, fiz algo errado? Ou era pra sair uma faísca e depois funciona? Outra coisa que estranhei é que na bobina do projeto não diz nada sobre ter um elemento ferromagnético no meio da bobina, funciona sem isso?

Outra dúvida, vou abastecer capacitores com os +12v, como faço pra conectar a protoboard na placa? Essa tensão pode causar algum dano a ela? Com que tipo de fio conectar? Creio eu que os jumpers não dêem conta. 

E por último, eu devo conectar os +12v no positivo dos meus capacitores, correto? Aí no negativo coloco o comum?

 

Pra facilitar, vou deixar o link pra download do projeto que estou seguindo

O esquema das bobinas e das ligações elétricas caso ajude está ali pela página 110

É o primeiro arquivo 

Conteúdo oculto

 

 

 

CHr6rAe.jpg

kFof8vP.jpg

 

Compartilhar este post


Link para este post
Compartilhar em outros sites
Shrimp_Green    280

@Yeah santos Oi amigo.Legal que se intressou por esse projeto, em funcionamento é muito interessante!

 

Com relação as suas duvidas:

 

10 horas atrás, Yeah santos disse:

Bom, a minha dúvida é a seguinte, eu tô com as bobinas enroladas já, porém quando tento conectar na fonte não acontece nada. Não sei se liguei certo, num lado do fio liguei o neutro e no outro o +12v, porém a minha fonte tem 2 +12v, aí tentei com o outro e quando liguei saltou uma pequena faísca que me fez tirar da tomada na hora.

 

 

 

Quando vc energiza essa bobina, ou seja, quando aplica a tensao de 12v ela gera um campo magnético, na realidade um eletroima. A função desse eletroima é nesse caso é repulsar o objeto que estará dentro da mangueira.

Esse eletroima nao pode ficar o tempo todo ligado, ele é acionado por apenas por uma fração de segundos, o tempo é determinado na programação do microcontrolador, nesse caso arduino em conjunto com o sensor optico. A função do sensor optico é informar ao microcontrolador que é hora de acionar a bobina para repulsar o objeto até que chegue na proxima bobina, e assim fica nesse ciclo...

 

Com relação a sua fonte de 12v. Pela foto que anexou está utilizando uma fonte ATX. Veja que todos os fios da cor amarela são 12v, assim como todos os pretos sao o GND 

 

Ja tem a programação feita e os sensores?

 

 

 

  • Joinha 1

Compartilhar este post


Link para este post
Compartilhar em outros sites

Registre-se ou faça login para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×