Jump to content
Lateralus

resolvido Solda Inversora Agille Super M DM3-145 Alguém tem o esquema?

Rate this topic

Recommended Posts

Senhores(a), bom dia.

Esto com essa inversora, que queimou os IGBTs, porém está com 2 diodos zener em curto, DZ6 e DZ7. Os mesmo são SMD, e não tem como saber o valor. 
Alguém por aí tem o esquema dessa máquina ou sabe como resolver esse "pepino"?

Grato.

Edited by Lateralus
  • Like 1

Bom dia. 
Não nada escrito neles...
Segue fotos.
Repare que o DZ6 e o DZ7 estão desligados de um dos terminais. 

IMG_20181011_100716513_HDR.jpg

IMG_20181011_100647737.jpg

• Like 1

Pelo que posso ver não deve ser difícil levantar o esquemático dessa parte do circuito.

Se você tiver tempo para isso, eu acho que vai ajudar muito na solução do problema.

Não é só substituir os componentes danificados, é importante saber o que ocasionou a queima.

Esse equipamento me parece que não tem representante aqui no Brasil.

• Like 1

Essa maquina é da Denver, empresa brasileira. 
Vou tentar contato com eles... 
Essa máquina foi abandonada na minha oficina, já faz mais de um ano. O dono é um mecânico macGyver daqueles de fundo de rua, provavelmente tentou fazer algo com ela que ela não suporta. 

Vou ver o que consigo fazer com ela, e dou o retorno.

Senhores(as), boa tarde.
Infelizmente o nosso é país é o braco que é, e não é culpa dos só políticos. 
Com muita insistência consegui falar com a fábrica da Denver, fica em Minas Gerais. Informei a situação, e, o técnico chegou a me dizer que estava com a visão explodida da máquina, de repente alguém pega o telefone e me diz que eles não tem componentes pra vender, só tem a placa completa e já foi me dizendo valores. Ou seja, não podem simplesmente passar o valor do componente pra repor no circuito, querem que eu jogue a placa fora, e compre uma nova com eles.
Que país sério faz isso?
Que empresa séria faz isso?
Contribuindo para a obsolescência programada e a disseminação do lixo eletrônico.
E eu que já estava  pensando: -- Pow, que empresa legal, vai me ajudar a consertar a máquina! 
Eu devo ser muito ingênuo, ou trouxa mesmo!
Em fim, pretendo fazer mais isso de contactar fabricantes e tentar essas negociações. Assim a gente descobre com que tipo de empresa estamos lhe dando. 
Agradeço aos amigos que tentaram ajudar, e desculpem o desabafo.

Até...

@Lateralus Como disse o @mariomendes77 pra podermos ajudar com tiros certeiros, terias que desenhar o esquema, pelo menos aquela parte onde os zenners estão danificados.

No entanto de maneira geral, observando as topologias normalmente empregadas em fontes chaveadas, da a entender que aquele trafo menor bem próximo desses zeners é o trafo drive dos IGBTs...

Sendo assim aqueles dois transistores pequenos devem ser os responsáveis por gerar o acionamento dos gates dos IGBTs, e seriam os suspeitos número 1 da zika ter ocorrido, um deles danificado enquanto a fonte estava ligada e os igbt saturaram e queimaram, ao mesmo tempo que isso ocorreu os diodos devem ter ido pro beleléu.

Pelo pouco que consegui observar na placa, parece que os dois diodos estão em série um com o outro e em paralelo com o resistor smd de 1k isso está correto?
Se sim acredito que eles fazem parte do circuito chaveador desse trafo menor que comanda o acionamento dos gates dos IGBTs, e normalmente o que vemos desse gênero nas fontes chaveadas são dois diodos 1n4148 em série e em paralelo com o resistor apesar das marcações indicarem zenner neste caso, o que poderia ser a soma de dois zenners com valores diferentes para determinar uma tensão máxima de trabalho, terias que confirmar antes de fazer qualquer substituição, seria bom mesmo desenhares este pedaço do circuito, o que vai ligado com o que...

Se não estas disposto a fazer isso e não existe esquema, já que nunca peguei uma destas fico de mãos atadas sem poder ajudar.

• Like 2

O circuito é igual para os dois transistores menores? 

Boa noite. 
Aparentemente o problema foi resolvido.
Os zeners são de 18 volts. Analisei melhor a placa, e vi o que circuito se repete para o outro IGBT. Fiz o teste de tensão nos zeners do outro canal, que estavam bons. Achei 2 resistores de 10 ohm abertos tbm. 
Amanhã irei em a uma oficina de solda para fazer testes e retorno aqui.

• Like 2

@Lateralus tomara que corra tudo bem, por favor nos informe depois ;D Fica o joinha pela perseverança. 

Bom dia.
Senhores, Levei a máquina a um amigo serralheiro, a mesma se comportou muito bem. Podemos dar esse caso como resolvido.
Obrigado a todos. 

• Like 2

Em 11/10/2018 às 10:11, Lateralus disse:

Bom dia. 
Não nada escrito neles...
Segue fotos.
Repare que o DZ6 e o DZ7 estão desligados de um dos terminais. 

IMG_20181011_100716513_HDR.jpg

IMG_20181011_100647737.jpg

Estou com uma máquina dessa os Zener . Zd06 e Zd07 estão em curto ... Preciso saber de quantos volts são eles.. por favor me ajudem ai ! Quem

souber . Esta máquina liga . Porém não tem tensão na saída 

Em 11/10/2018 às 19:06, Lateralus disse:

Boa noite. 
Aparentemente o problema foi resolvido.
Os zeners são de 18 volts. Analisei melhor a placa, e vi o que circuito se repete para o outro IGBT. Fiz o teste de tensão nos zeners do outro canal, que estavam bons. Achei 2 resistores de 10 ohm abertos tbm. 
Amanhã irei em a uma oficina de solda para fazer testes e retorno aqui.

@Christian Moraes caso precise de mais ajuda, abra um tópico para si, este já foi resolvido, cada caso é um caso, se não vira bagunça. ;D 

Olá amigos, na realidade tô com um problema tbm em uma máquina igualzinha a essa, não tava ligado então troquei o doido supressor e então voltou a funcionar porém não tem tensão na saída e o ajuste de amperagem não sai de 10 ampres

@Magro Magro Se precisa de ajuda por favor abra um novo tópico descrevendo o problema, para que possamos tentar auxiliá-lo, este tópico já foi concluído.