Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Solda Inversora Agille Super M DM3-145 Alguém tem o esquema?

Avalie este tópico:


Lateralus

Posts em destaque

Senhores(a), bom dia.

Esto com essa inversora, que queimou os IGBTs, porém está com 2 diodos zener em curto, DZ6 e DZ7. Os mesmo são SMD, e não tem como saber o valor. 
Alguém por aí tem o esquema dessa máquina ou sabe como resolver esse "pepino"?

Grato.

Editado: por Lateralus
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que posso ver não deve ser difícil levantar o esquemático dessa parte do circuito.

Se você tiver tempo para isso, eu acho que vai ajudar muito na solução do problema.

Não é só substituir os componentes danificados, é importante saber o que ocasionou a queima.

Esse equipamento me parece que não tem representante aqui no Brasil.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa maquina é da Denver, empresa brasileira. 
Vou tentar contato com eles... 
Essa máquina foi abandonada na minha oficina, já faz mais de um ano. O dono é um mecânico macGyver daqueles de fundo de rua, provavelmente tentou fazer algo com ela que ela não suporta. 

Vou ver o que consigo fazer com ela, e dou o retorno.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senhores(as), boa tarde.
Infelizmente o nosso é país é o braco que é, e não é culpa dos só políticos. 
Com muita insistência consegui falar com a fábrica da Denver, fica em Minas Gerais. Informei a situação, e, o técnico chegou a me dizer que estava com a visão explodida da máquina, de repente alguém pega o telefone e me diz que eles não tem componentes pra vender, só tem a placa completa e já foi me dizendo valores. Ou seja, não podem simplesmente passar o valor do componente pra repor no circuito, querem que eu jogue a placa fora, e compre uma nova com eles.
Que país sério faz isso?
Que empresa séria faz isso?
Contribuindo para a obsolescência programada e a disseminação do lixo eletrônico.
E eu que já estava  pensando: -- Pow, que empresa legal, vai me ajudar a consertar a máquina! 
Eu devo ser muito ingênuo, ou trouxa mesmo!
Em fim, pretendo fazer mais isso de contactar fabricantes e tentar essas negociações. Assim a gente descobre com que tipo de empresa estamos lhe dando. 
Agradeço aos amigos que tentaram ajudar, e desculpem o desabafo.

Até...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lateralus Como disse o @mariomendes77 pra podermos ajudar com tiros certeiros, terias que desenhar o esquema, pelo menos aquela parte onde os zenners estão danificados.

 

No entanto de maneira geral, observando as topologias normalmente empregadas em fontes chaveadas, da a entender que aquele trafo menor bem próximo desses zeners é o trafo drive dos IGBTs...

Sendo assim aqueles dois transistores pequenos devem ser os responsáveis por gerar o acionamento dos gates dos IGBTs, e seriam os suspeitos número 1 da zika ter ocorrido, um deles danificado enquanto a fonte estava ligada e os igbt saturaram e queimaram, ao mesmo tempo que isso ocorreu os diodos devem ter ido pro beleléu.

Pelo pouco que consegui observar na placa, parece que os dois diodos estão em série um com o outro e em paralelo com o resistor smd de 1k isso está correto?
Se sim acredito que eles fazem parte do circuito chaveador desse trafo menor que comanda o acionamento dos gates dos IGBTs, e normalmente o que vemos desse gênero nas fontes chaveadas são dois diodos 1n4148 em série e em paralelo com o resistor apesar das marcações indicarem zenner neste caso, o que poderia ser a soma de dois zenners com valores diferentes para determinar uma tensão máxima de trabalho, terias que confirmar antes de fazer qualquer substituição, seria bom mesmo desenhares este pedaço do circuito, o que vai ligado com o que...

Se não estas disposto a fazer isso e não existe esquema, já que nunca peguei uma destas fico de mãos atadas sem poder ajudar.


 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite. 
Aparentemente o problema foi resolvido.
Os zeners são de 18 volts. Analisei melhor a placa, e vi o que circuito se repete para o outro IGBT. Fiz o teste de tensão nos zeners do outro canal, que estavam bons. Achei 2 resistores de 10 ohm abertos tbm. 
Amanhã irei em a uma oficina de solda para fazer testes e retorno aqui.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 11/10/2018 às 10:11, Lateralus disse:

Bom dia. 
Não nada escrito neles...
Segue fotos.
Repare que o DZ6 e o DZ7 estão desligados de um dos terminais. 

IMG_20181011_100716513_HDR.jpg

IMG_20181011_100647737.jpg

Estou com uma máquina dessa os Zener . Zd06 e Zd07 estão em curto ... Preciso saber de quantos volts são eles.. por favor me ajudem ai ! Quem

souber . Esta máquina liga . Porém não tem tensão na saída 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/10/2018 às 19:06, Lateralus disse:

Boa noite. 
Aparentemente o problema foi resolvido.
Os zeners são de 18 volts. Analisei melhor a placa, e vi o que circuito se repete para o outro IGBT. Fiz o teste de tensão nos zeners do outro canal, que estavam bons. Achei 2 resistores de 10 ohm abertos tbm. 
Amanhã irei em a uma oficina de solda para fazer testes e retorno aqui.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...