Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Intel / dz77gal-70k / não exibe vídeo

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá a todos. Tenho essa placa gamer na bancada e não está subindo vídeo. Exibe código de post 22 no display da placa e apita 3 vezes e depois reinicia. Já foi testado com outras gpus, cpus e memórias. Pelo manual o código 22 seria Reading SPD from memory DIMMs. Os 3 beeps também indicam memória. ligando a placa sem pente de memória, tem o mesmo efeito. Então penso não está reconhecendo as memórias. Tem 4 slots e testei em todos. A tensão de de 1.5v está em 1.47v, Não sei se isso é um problema. A tensão de 0,7v está presente. Não tenho o esquema da placa ainda, mas creio que o correto seria 0,75v.  Queria opinião de vocês se procuro essa diferença na tensão a memória ou se tento gravar a bios do sistema. Ou caso tenham outras sugestões. Também seria bom ter o esquema. Não encontrei no fórum, se alguem tiver... Aguardo.

Editado: por Sergio Penido
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No passado pequei algo parecido e eram trilhas quebradas. também há a possibilidade de mal contato devido a solda fria da ponte norte, que interagem diretamente com  as memórias. Sugiro ao colega que comece fazendo a medição das tensões das memórias e posteriormente um aquecimento controlado na ponte norte para promover a dilatação das soldas e ver se o auto teste prossegue para um próximo nível. 

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, mjske disse:

No passado pequei algo parecido e eram trilhas quebradas. também há a possibilidade de mal contato devido a solda fria da ponte norte, que interagem diretamente com  as memórias. Sugiro ao colega que comece fazendo a medição das tensões das memórias e posteriormente um aquecimento controlado na ponte norte para promover a dilatação das soldas e ver se o auto teste prossegue para um próximo nível. 

Espero ter ajudado.

Nessa placa não tem northBridge. Ela é Sendbridge 1155. Só tem pch. E pelo diagrama de bloco, o processador controla as memórias. Isso dificulta bastante problema com trilha e tensão. Vou revisar as trilhas dos slots. A única questão é a diferença na tensão. Deveria ter 1,5v e 0,75. Nos slots tem 1,47v e 0,71v Conferi que desde os mosfets está com 1,38v e na saída da bobina dá 1,47v. Mas como ajustar? Seria um defeito no Buck? Se eu tivesse o esquema completo poderia verificar outros pinos dele pra saber se tem algo errado.

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto as tensões as variações são minimas, não estaria aí o teu problema. Em vista do que você falou a possibilidade e trilhas quebradas é real. Preste atenção embaixo dos conectores de memória para ver e não há solda fria e mesmo dentro do slot se não há pinos entortados. Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, mjske disse:

Com certeza facilitaria muito. mas também pode ser feito um teste a grosso com a placa ligada e ver se há tensão nos pinos do conector, pois indicaria que há ligação com o PCH. Um osciloscópio facilitaria muito.

 

A tensão eu medi com multímetro mesmo. Tenho 1.47v na tensão de 1.5v e tenho 0,71 na tensão de 0,75v. Medi isso nos 4 slots. referente a osciloscópio.. qual marca e modelo vc recomenda?. Eu estou comprando um, mas não sei qual.... Então toda vez que alguém citar a palavra osciloscópio eu perguntarei qual devo comprar. Eu até vi a live do canal, mas lá não fala-se de marcas e modelos... Testador de slots eu não tenho. Eu prefiro investir no osciloscópio mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vc pode pesquisar no ml ou aqui mesmo no fórum por modelos que lhe seja acessível e supra sua necessidade na bancada. Por marcas é complicado indicar porque são tantas. Comece por frequência,preço e marca. Por gentileza corrija o modelo da placa no título para que outros usuários possam achar o seu tópico futuramente.

Editado: por IRONMAN
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto qual comprar é muito relativo, por exemplo eu tenho um analógico 100Mhz Hitachi que quenta o tranco. Hoje em dia praticamente todos são digitais e oferecem um enorme número de funções. Recomendaria à você dar uma olhada em alguns Tektronix, O RollysRoyce dos osciloscópios, para ter referência sobre qual comprar. Até os Tektronix hoje já estão mais baratos

 

Editado: por mjske
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mais do que a marca e o modelo o essencial é você aprender a dominar a ferramenta, isto serve para qualquer uma, mas lembre-se que uma com mais função é bem melhor. e sempre saiba como é o sinal que você vai medir para poder ter referência. espero ter ajudado, caso necessita mais help não existe em solicitar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, IRONMAN disse:

opte por 50mhz, 70mhz ou 100mhz, marcas: agilent, tektronix, keysight

o meu é um keysight 70mhz

No mercado encontra-se bastante oferta de minipa de 100Mhz. Seria uma boa opção em relação as marcas que você mencionou? E vc acha que de 100Mhz já dá serve pra qualquer uso em notebooks ou vai ter ocasiões em que vou ficar sem uso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, mjske disse:

mais do que a marca e o modelo o essencial é você aprender a dominar a ferramenta, isto serve para qualquer uma, mas lembre-se que uma com mais função é bem melhor. e sempre saiba como é o sinal que você vai medir para poder ter referência. espero ter ajudado, caso necessita mais help não existe em solicitar.

Olha eu não uso desde que me formei na faculdade, mas ainda lembro bastante coisa. Creio que se eu tiver um em mãos retomarei a prática.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Sergio Penido disse:

No mercado encontra-se bastante oferta de minipa de 100Mhz. Seria uma boa opção em relação as marcas que você mencionou? E vc acha que de 100Mhz já dá serve pra qualquer uso em notebooks ou vai ter ocasiões em que vou ficar sem uso?

Está ótimo para seu dia-a-dia. Se o preço estiver dentro de sua condição, recomendo. Excelente marca. Não foi citada pq não tá na relação de custo benefício

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, IRONMAN disse:

Está ótimo para seu dia-a-dia. Se o preço estiver dentro de sua condição, recomendo. Excelente marca. Não foi citada pq não tá na relação de custo benefício

To olhando aqui. Os minipa de 2 canais 100Mhz estão mais baratos que os tektronix com a mesma especificação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa placa tem 8 fases no processador (VCCP) e leds indicativos pra cada uma elas. Quando ligo  a placa só pisca fase 1 e 2. Não sei se é normal ou se faz parte do problema. Tem duas fases pra vídeo do processador (VXG) que não acendem os leds. Está sem tensão nas bobinas do VXG. removi as mesmas pra isolar a linha mas só apareceu 0,10v pra cada uma. Quando coloco qualquer processador no soquete, aterra os capacitores dessa linha. Seria curto no bga do soquete? Procurei por capacitores em curto na área e não encontrei. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava testando novamente aqui e vi que na entrada da bobina da linha de VXG tem 0,64V. Creio que na saída da bobina pode chegar a 0,8V. (Removi a bobina pq com ela a linha fica em 0V) Não sei se seria a essa a tensão correta de VXG para essa placa. Mas se for, realmente o problema de aterrar a linha, juntamente com os erros de memória e a falta das fases do processador, podem ser causados por problema de BGA no soquete do processador. Essa placa é gamer, e o usuário tem WaterCooler, talvez a refrigeração deu suporte ao processador, mas o soquete pode ser superaquecido por baixa e apresentar problema de BGA. Qual a opinião de vocês?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Cheguei a duas possibilidades nessa placa. Curto no bga do soquete cpu ou falha no CI que gera o pwn das fontes de fase do processador e GPU. Cliente não quis consertar a placa. Deu ela pra mim (não sei porque). Vou deixar quieta aqui um tempo. Mas vou encerrar esse tópico Obrigado a todos que ajudaram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...