Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido CCE Ultra Thin U25 - 71R-C14CU4-T810 - Em curto quando L4 e Q10 presentes

Avalie este tópico:


elivaton

Posts em destaque

Boa noite a todos! Acho que é a primeira vez que posto aqui, espero está fazendo certo.

Estou com essa placa que tinha as tensões primárias, mas não dava vídeo, observei que o ci U2 estava esquentando muito e as tensões nas bobinas L1 e L4 estavam entre 12 e 18 volts, como tinha uma placa idêntica, fiz a troca do U2 e, após isso, nada mais dava tensão correta.

Verifiquei que no jack nem dava os 19v quando plugava a fonte, ficava algo em torno de 2,5v.

Após alguns testes cheguei ao ponto onde a placa só entra em curto com pelo menos um dos dois componentes (Q10 ou L4 na foto com elipse vermelha) soldados na placa, sem os dois ela fica com as tensões primárias normais, liga, acende o led azul, só não dá vídeo, é claro rs.

Como estou aprendendo ainda, gostaria de uma dica, pois olhando no esquema acho que pode ser o processador... O que me diz, teria algum componente em comum do Q10 e L4 que poderia ser o problema pra eu testar? 

 

Obs.: Desculpa pelo texto grande, só queria explicar o que fiz.

Esse notebook é meu, então não tem problema nenhum se der errado.

L4 E Q10 EDITADO (Copy).jpg

Editado: por elivaton
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho precipitado condenar o cpu sem análise do circuito, visto que tá aprendendo. Deveria aproveitar os ingredientes e fazer esse bolo. O que me diz ?

Comece removendo os mosfets circulados na imagem a seguir. Levante um lado da L4  após efetuar a remoção dos mosfets e testá-los.  E veja se o curto persiste

71R-C14CU4-T810 C14CU51 NH14CU CCE U25.png

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todos esses mosfets eu já havia retirado e fiz o teste apenas de continuidade, alguns estavam em curto e substituir. À medida que fui substituindo estes em curto e colocando no lugar a placa não entrava em curto quando eu conectava a fonte. (ainda não tenho a fonte assimétrica, infelizmente, mas já estou providenciando). Foi nesses testes que descobrir que ao remover os cis L4 e Q10 (aparentemente ok) o curto sumia, a placa dava as tensões primárias e ligava sem dar vídeo.

Quanto a levantar apenas um lado da L4 dá no mesmo se removê-la do circuito?

Resumo: Sem L4 e Q10 no circuito a placa liga; L4 no circuito e Q10 fora do circuito a placa entra em curto; Q10 no circuito e L4 fora do circuito a placa entra em curto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso que pensei, que poderia ser algo após ele, com ainda tô aprendendo, não sei direito o que testar após a L4.

Quanto a deixar um fet e levantar a L4, pode ser qualquer fet pra deixar no circuito?

Pois como eu disse, do jeito que tá com a L4 fora do circuito e o fet Q10 também fora a placa liga.

Como sair do local, só poderei testar novamente amanhã, mas me lembro do que fiz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia!

Então, todos os smds que tirei testei fora, os que tinham comportamento anormal eu trocava por outro do mesmo modelo que também testava antes de colocar.

O processador é soldado na placa mãe.

Após fazer várias substituições de fets, componentes e tirar vários outros para testes e recolocar voltou a queimar alguns fets, principalmente os SM3316 e, por não ter mais para substituição, estou dando por encerrado.

Pode ser que, apesar de ter conferido pelo microscópio digital, eu tenha fechado curto durante a ressolda ou, de repente, algum componente estava causando isso.

Enfim, estou aprendendo e esse trabalho me ajudou muito mesmo em vários aspectos. Agradeço a ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...