Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise HP DV7 2185dx / MB daut3dmb8d0 / Não liga

Avalie este tópico:


_GD_

Posts em destaque

Caros colegas estou precisando de uma ajudinha aqui...

Estou com esse note na bancada. Inicialmente o note não dava sinal algum. Constatado que o carregador estragou e adquiri um novo.
Após ligar a 1 vez não acendeu o led que tem junto ao Jack do carregador, com duas fontes. Então desmontei o note e após a desmontam quando fui conectar novamente para fazer as medições o led acendeu, porém o note não ligava apertando power.
Deduzi que passou a acender o led por desenergizar talvez... 

Então fui para as medições. Tem os 19v, tem os 3.3v... Inclusive os 3 do botão power também.
Fui para a Bios que é uma: mx 25l1605m2 ... Baixei a bios no forum e ao colocar para ler na gravadora (TL866CS) o mesmo não leu. Retornou erro de chip. 
Então fui atrás de outro chip na sucata. Achei uma placa que tinha o SST25VF016B e segundo um site que achei ambos seriam compatíveis. 
Após regravar, executei a troca e mudou o sintoma. Agora quando conecto o carregador o led do Jack acende por uns dois segundos e se apaga. 

Ainda não achei o esquema do note, tentei procurar algum curto e por ora achei algo, no mesmo lado da placa, logo após o conector onde vai o cabo do jack  tem o PD7 e acho que é PD5 (ta cortada a serigrafia), ambos com encapsulamento de mosfet. Nos pinos da esquerda e direita estão medindo curto entre eles. 

Se alguém tiver alguma dica será extremamente útil, desde já eu agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Gilson Macedo disse:

Em primeiro lugar o mais correto na troca de um chip de bios é colocar um igual. Você colocou outra marca de chip, então o problema pode estar justamente na bios. 


Pois então, achei num forum gringo essas informações:

SOIC8 interchangeability chips

32 Mbits (these chips are equivalent and interchangeable)

A25L032M-F AMIC 
AMIC A25L032M-UF 
MX25L3205DM2 Macronix 
EN25F32-100H EON 
W25X32VS WINBOND 
WINBOND W25Q32VS 
SST25VF032B SST

16 Mbits (these chips are equivalent and interchangeable)

A25L016M-F AMIC 
AMIC A25L016M-UF 
MX25L1605DM2 Macronix 
EN25F16-75H EON 
EON EN25F16-100H 
-75H EN25D16 EON 
EON EN25D16-100H 
W25X16VS WINBOND 
WINBOND W25Q16VS 
SST25VF016B SST

8 Mbits (these chips are equivalent and interchangeable)
A25L080M-F AMIC 
AMIC A25L080M-UF 
MX25L8005M2 Macronix 
EN25F80-75H EON 
EON EN25F80-100H 
W25X80VS WINBOND 
F25L008A-50PA ESMT 
ESMT F25L008A-100Pa 
SST25VF080B SST

4 Mbits (these chips are equivalent and interchangeable)
A25L040M-F AMIC 
AMIC A25L040M-UF 
MX25L4005AM2 Macronix 
EN25F40-75H EON 
EON EN25F40-100H 
W25X40VS WINBOND 
F25L004A-50PA ESMT 
ESMT F25L004A-100Pa 
SST25VF040B SST

Por isso tentei gravar. Agora quero ver achar outro igual =/ 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/10/2018 às 14:04, Gilson Macedo disse:

Em primeiro lugar o mais correto na troca de um chip de bios é colocar um igual. Você colocou outra marca de chip, então o problema pode estar justamente na bios. 


Consegui um chip igual numa sucata. 25l1605a e regravei com a bios que achei do forum e continuou acendendo por 2 segundos e apagando.
Se eu coloco o chip original (que não le na gravadora) o led fica aceso.
Então peguei o 25l1605a que consegui e regravei, dessa vez com uma bios que consegui no site do fabricante e dessa vez o led do conector acende, fica uns segundinhos aceso, apaga e imediatamente acende novamente e fica aceso. Porém o note ainda não liga....
Alguma sugestão?

Ahh e sobre o PD7 tirei da placa, verifiquei o codigo e datasheet e vi que estava correto mesmo..Um contato dele é  a parte de baixo que vai soldada na placa e o outro é os dois pinos soldados. Logo é um diodo mesmo que esta medindo normalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Pelo seu relato o chip que acende o led e permanece acesso me parece ser arquivo correto. Você se concentrou na questão do arquivo de bios, mas pode ser algum sinal faltando, como ACIN. Veja que mesmo que a placa acenda o led, se faltar esse sinal o SIO não irá liberar a sequência de start. Também indico que verifique se o SIO está sendo alimentado. Você pode também usar um outro esquema que tenha SIO igual para fazer comparações de sinais. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não me engano, essa MB tem a radeon 4650. Pela vida útil, acredito ser um sintoma de problema de BGA, mas é uma suposição. O reballing nesse chip não tem um bom histórico pela minha experiência, o correto é realizar a troca do chip. Não sei se nessa placa tem como desabilitar o video dedicado. De uma olhada aqui 

Boa sorte!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Gilson Macedo disse:

Pelo seu relato o chip que acende o led e permanece acesso me parece ser arquivo correto. Você se concentrou na questão do arquivo de bios, mas pode ser algum sinal faltando, como ACIN. Veja que mesmo que a placa acenda o led, se faltar esse sinal o SIO não irá liberar a sequência de start. Também indico que verifique se o SIO está sendo alimentado. Você pode também usar um outro esquema que tenha SIO igual para fazer comparações de sinais. 


Tentarei analisar isso em breve.

 

 

33 minutos atrás, Rods disse:

Se não me engano, essa MB tem a radeon 4650. Pela vida útil, acredito ser um sintoma de problema de BGA, mas é uma suposição. O reballing nesse chip não tem um bom histórico pela minha experiência, o correto é realizar a troca do chip. Não sei se nessa placa tem como desabilitar o video dedicado. De uma olhada aqui 

Boa sorte!

 

 


Eu tentei fazer um ME e não subiu video. Mas vou dar uma olhada nesse artigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...