Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Controle de nivel de água para poço - alguem sabe?

Avalie este tópico:


Posts em destaque

O porão da minha casa fica 50cm abaixo do nível e tenho uma bomba dágua de 12VC (aquelas usadas para retirar agua de barco)

Fiz um reservatório de 100lts para a agua que entra fique dentro dele e ligo a bomba manualmente.

 

Só que preciso montar um sistema eletronico que aciona a bomba qdo o nível da água estiver em cima e qdo esvaziar, 

a bomba desligar automaticamente.

 

Ou então a bomba ligar no nível máximo e um timer de 10min com o 555 fazer a bomba desligar no fim do ciclo

 

Ví alguns circuitos com o 555 para caixa dágua que é o contraŕio do poço.

 

Alguem tem alguma idéia?  pode ser tbm com algum IC Cmos desde que o circuito não seja tão complicado.

 

abs

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Shrimp_Green disse:

@oz.2001 oi, desculpe eu nao compreendi o que deseja fazer.

A intenção é bombar a agua do poço para encher o reservatório de 100lts com o motor de 12vdc e fazer com que pare de encher assim que chegar em um nível pre determinado? 

 Oi.

 

A água vai ser jogada fora.  Resumindo:   Quero um circuito só para acionar a bomba com o poço cheio e assim que o poço esvaziar, a bomba desliga.  E sempre repete esse ciclo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum entendi amigo. 

Mas acredito mesmo que a forma mais barata é comprar uma boia eletrica automatica.. Agora caso queira vc mesmo desenvolver esse projeto de boia dai podemos pensar em algumas alternativas... Veja a boia automatica custa em torno de 30 pila e ela é dupla função: Acionar quando o recipiente estiver cheio ou acionar quando o recipiente estiver vazio. No caso ao inves de acionar a bomba vc aciona a fonte de 12v do seu motor..

boia-eletrica-de-nivel-1.jpg

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kkkk   boa proposta para noite de sexta feira. Bem...disseram que água conduz...pensei algo assim, acredito que deve funcionar. Como eletrodos pode servir até parte de fio desisolado. Um eletrodo terra no fundo do recipiente, outro um pouco acima, onde desliga a bomba, e terceiro no nível onde a bomba irá ligar. Talvez será necessário medir a resistência real, na prática, entre eletrodos mergulhados e talvez aumentar valor de R1 e R2.

Screenshot_3.png

Editado: por Radek
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Shrimp_Green,

Isso que vc colocou aí funciona,  porém eu quero motar com 12V pois aqui na minha cidade tem muita queda de energia e imagina um temporal,  meu porão enchendo e faltar energia.  kkkkk

 

Radek,

Vou tentar esse aí.  É um circuito bem fácil e simples.  Em alguns dias eu retorno aqui para postar o resultado.

 

abs

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, oz.2001 disse:

porém eu quero motar com 12V pois aqui na minha cidade tem muita queda de energia e imagina um temporal,  meu porão enchendo e faltar energia. 

 

Esses detalhes é bom deixar na primeira postagem pois dessa forma fica mais fácil para ajuda-lo nobre. Ir falando os detalhes no decorrer do tópico fica complicado..

De todas formas espero que a dica do colega lhe ajude. Abraç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que o circuito não necessite de dois sensores, apenas um que fique mais próximo do fundo... Pois já se sabe que se o do topo está indicando que tem água, obviamente o de baixo também indicará!!!

 

Flw...

Editado: por nagkiller
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...