Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Programador CH341A não funciona no Mate-Ubuntu

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Instalei  esse programa através do WINE mas a maior parte das barras de ferramentas dele ficam apagadas.

Na hora que o programador é inserido no USB,  não acontece nada,  é como a porta  USB não reconheçece  o que foi

inserido nela.

Testei em todas as portas USB,  Frontal, Trazeira e outras quatro que eu adaptei e nenhuma funciona.

 

Na partição do rWindows XP,  funciona normal:  Abro o programa,  As ferramentas: auto;blank;leitura;programar/gravar;verificare abort

ficam apagadas sem destaque e qdo o programador é inserido no USB, as ferramentas já ficam em destaques e funciona tudo

direitinho.

Mas eu quero instalar no Linux.   Ainda tenho um HD com o XP só por causa desse programa.

 

Alguem da uma idéia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

@oz.2001 Ainda não tentei usar usar o CH341a no Linux, mas tenta instalar o Winetricks e através dele instalar alguns adicionais do Windows, como fontes principais, framework e outros que são praticamente indispensáveis no Windows. O Winetricks já me salvou quando precisei rodar um software feito em VisualFoxPro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Em 16/10/2018 às 13:10, oz.2001 disse:

Instalei  esse programa através do WINE mas a maior parte das barras de ferramentas dele ficam apagadas.

Na hora que o programador é inserido no USB,  não acontece nada,  é como a porta  USB não reconheçece  o que foi

inserido nela.

Testei em todas as portas USB,  Frontal, Trazeira e outras quatro que eu adaptei e nenhuma funciona.

 

Na partição do rWindows XP,  funciona normal:  Abro o programa,  As ferramentas: auto;blank;leitura;programar/gravar;verificare abort

ficam apagadas sem destaque e qdo o programador é inserido no USB, as ferramentas já ficam em destaques e funciona tudo

direitinho.

Mas eu quero instalar no Linux.   Ainda tenho um HD com o XP só por causa desse programa.

 

Alguem da uma idéia?

@oz.2001 amigo, esqueça wine pra isso, use o flashrom, muito pratico e rápido de usar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi LojaDisk

 

Obrigado por responder.

 

Atualmente estou usando o CH31A   em um HD que tenho dentro do PC só com o rwindows XP

só por causa desse programa e  é muito trabalhoso,  pois toda a vez que vou usar,  tem que desligar o PC,

e trocar os cabos sata do HD.

Mas vou verificar esse programa na Web.  Aqui no fórum, não tem como.  Eu não tenho Joinha suficiente.

 

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas, 

 

O programa do ch341 pra Windows não funciona muito bem em VM: as e2prom e flash pequenas ele grava bem, mas quando se vai gravar uma flash maior ele começa mas acaba travando. 

 

A solução que achei foi o ch341prog: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

@oz.2001 o flashrom justamente por ser tão simples é que acho mais útil. É só flashear sempre com a opção "-p ch341a_spi" que não tem erro, lê, verifica, grava, faz tudo.

 

Lê com "flashrom -p ch341a_spi -r <nomeDoArquivo.bin>"

Verifica com "flashrom -p ch341a_spi -v <nomeDoArquivo.bin>"

Escreve com "flashrom -p ch341a_spi -w <nomeDoArquivo.bin>"

 

Mais simples impossível. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

No caso do ch341prog na distro que eu uso (Arch Linux), é só entrar no AUR e baixar um snapshot do pacote ch341-prog. Depois de baixado, você abre um terminal no diretório onde salvou ele e faz assim (considerando que já tenha o gcc e o make instalados):

 

$ tar zxvf ch341prog-git.tar.gz 

$ cd ch341prog-git
$ makepkg
 

O makepkg vai criar um pacote .tar.xz, e para instalar o esse pacote você tem que logar como root (ou usar o sudo), e dar o comando:

 

# pacman -U pacman -U ch341prog-git-r70.5dc8e00-1-x86_64.pkg.tar.xz 

(o nome pode mudar,conforme a versão que for instalada)

 

Acredito que esse método funcione para outras distribuições baseadas no Arch.

 

Para as distribuições baseadas em Debian, é provável que já exista uma versão do pacote compilado, instalável via apt-get..

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na página oficial do flashrom tem as instruções para a instalação em várias distribuições Linux. Tem até pro Windows mas aí é melhor usar o programinha que vem com ele.

Aqui está: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Editado: por Carlos Porto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...