Jump to content
pedrinho007

dúvida HP Compaq CQ360 - MB: 71r-nu1bw6-t812 - Não Consigo Dar Boot Para Formatar

Rate this topic

Recommended Posts

Olá pessoal, meu cadastro é antigo no fórum, mas agora que estou na ativa realmente trabalhando com eletrônica de notebooks. 

Estou com uma dúvida referente a esse modelo de notebook touchscreen da compaq cq360. 
Cliente me trouxe ele com senha na bios, a filha pequena mexeu e ao ligar, pedia essa senha. Removi a bateria da bios e a bateria interna que é conectada por flat, deixei alguns minutos e voltei e liguei, com isso, a senha foi removida, porém não sobe sistema operacional. Cliente disse que estava com windows 10, mas não consigo dar boot pelo pendrive com meu windows 7 em nenhum momento para formatar, cheguei até a usar um outro hd meu de testes instalado windows 10 em outra maquina pra ver se subia nessa o sistema, mas ele entra na tela da bios de cara, nem ameaça a bootar pelo HD ou pendrive. 

Alguém já passou por isso? Tem alguma ideia? 
Aguardo e obrigado por enquanto.

Edited by pedrinho007

@NandoZimba  então, já tentei desativar o secure boot e também o fast boot, mas não tem tecla de atalho para boot menu e nem trocando a ordem de boot, deixando em USB hard disk ou USB key em primeiro, ele pula e não boota, entra no setup toda vez que liga ou reinicia. E outro detalhe, a opção Boot Mode Select  esta UEFI, mas está em cinza, sem condições de alterar. Talvez outra bios regravando dê certo?

Edited by pedrinho007

@pedrinho007 crie um pendrive do Windows 8.1/10 com o 

You are not allowed to view links. Sign in or sign up.
em modo GPT/UEFI e tente iniciar com esse pendrive. Se iniciar, você entra nas opções de recuperação do sistema e em configurações UEFI ele vai reiniciar e permitir entrar no setup para desativar o UEFI/Secure Boot.

Edited by nelsonhf
  • Like 1

@nelsonhf Criei o pendrive, deu certo o boot para instalar o windows 10, mas ao dando avançar, não encontra o HD, diz faltar um driver. Será minha versão do windows 10? Obs: fui em reparar o sistema antes, achei a opção de alterar o UEFI, ele reiniciou e entrou no setup, mas as opções estavam em cinza, sem poder alterar. Alguma sugestão complementar? 

Edited by pedrinho007

1 hora atrás, pedrinho007 disse:

@nelsonhf Criei o pendrive, deu certo o boot para instalar o windows 10, mas ao dando avançar, não encontra o HD, diz faltar um driver. Será minha versão do windows 10? Obs: fui em reparar o sistema antes, achei a opção de alterar o UEFI, ele reiniciou e entrou no setup, mas as opções estavam em cinza, sem poder alterar. Alguma sugestão complementar? 

Para poder desativar o UEFI é preciso desativar o Secure Boot e talvez o Fast Boot também, mas o principal problema é que não está reconhecendo o HD. Dê uma verificada nisso, se o HD está bem conectado, etc.

@nelsonhf Desativei o Secure Boot e também o Fast boot, reiniciei e na Aba Security embaixo de Secure Boot, some a opção debaixo e aparece o HD reconhecendo, mas mesmo assim não prossegue na instalação do sistema e nem na opção de alterar o UEFI. Complicadinho essa versão de máquina, não?! 
OBS: baixei outra .iso do win 10, mas não rolou também, não encontra o HD ao instalar sistema, na bios reconhece.

Edited by pedrinho007

@pedrinho007 sobre o UEFI talvez essa BIOS não tenha o CSM (Compatibility Support Module) por isso não dá para desabilitar e só é possível instalar sistemas compatíveis com UEFI. Mas o problema é que na tela abaixo, em Serial ATA HDD onde deveria aparecer o modelo do HD está como None, ou seja, Nenhum. Sinal de que não está reconhecendo o HD independentemente do que aparecer no menu Boot. Deves começar a verificação por aí.

1951634707_WhatsAppImage2018-10-16at16_02.23(1).jpeg.d9b81ef643264c920319a501e8443a91.jpeg

@nelsonhf Veja nas novas fotos, dependendo do que habilitar/desabilitar no setup, ele aparece ou não. Achei estranho, mas da forma que estou tentando instalar o windows, no setup está aparecendo o HD normalmente. 

@pedrinho007 Se entendi corretamente então, quando o Secure Boot está desativado o HD é reconhecido no setup e quando ativado não é reconhecido, isso? Veja que quando o Secure Boot está desativado, aparece um novo item (HDD Security). Será que não foi colocado senha no HD? Isso explicaria o porque de não reconhecer no Windows, como a senha não está sendo colocada, o HD não permite acesso.

@nelsonhf  Verdade, ao habilitar Secure Boot, HD fica NONE em Serial Ata HDD, ao desabilitar somente Secure Boot e reiniciar a maquina e entrar novamente no setup, aparece o HD normalmente. Agora fiz um teste, abaixo de Secure Boot tem Secure Boot Mode, alterei para Custom, salvei e reiniciei, continua reconhecendo o HD. Coloquei pra instalar Windows, mas mesmo assim não acha o disco. 

Vou colocar outro HD para testes e volto a mencionar aqui o resultado. Obrigado a todos pelas dicas, estou avançando nos testes, jaja com o conhecimento de todos, chego no resultado esperado!

1 hora atrás, pedrinho007 disse:

@nelsonhf Não fiz esse teste, vou fazer agora e retorno com os resultados!

@wjinformatica Acabei de colocar outro HD no compaq, mesmo problema, não reconhece ao instalar o windows. 
OBS: na bios tudo ok, ele reconheceu.

@pedrinho007com esse outro HD, reconheceu no setup mesmo com o Secure Boot ativado? Tente iniciar com um LiveCD Linux que seja compatível com UEFI (como o Ubuntu) pra ver se reconhece o HD e tirarmos a duvida se é hardware ou algum problema de software que só afeta o Windows.

Edited by nelsonhf