Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Samsung R440 / Sunzhou-ML BA41-0123A REV MP1.3 / Trava ao conectar carregador

Avalie este tópico:


wislleypezzatto

Posts em destaque

Boa Noite amigos, estou com esse equipamento na bancada com os seguintes sintomas:

1. com o carregador e com qualquer bateria viciada liga e funciona normalmente

2. com bateria boa e carregador, não liga, LED de carregamento fica aceso e o note travado só destrava e apaga o LED se eu retirar a bateria

3. se ligado somente com o carregador funciona normalmente

4. se ligado somente com a bateria nova ou qualquer outra bateria boa funciona normalmente (sem o carregador plugado)

5. com carregador e qualquer bateria boa (incluindo a nova que comprei) não liga, e se já estiver ligado ao plugar o carregador o note TRAVA.

 

Testes e ações que já realizei:

Limpeza e Inspeção Visual

Memórias, Processador...

testado com outros carregadores, mesmo problema

testado com outras baterias boas, mesmo problema (com bateria ruim ele funciona normalmente)

Regravação de BIOS

Troca do CI de charge ISL 6255

Troca do Super I/O SMC MEC1300

Troca do CI TPS 51117

Se alguém puder me ajudar fico grato!

 

 

Editado: por wislleypezzatto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cristi @INFOART Obrigado pelas dicas, esqueci de mencionar mas já havia feito esses testes, o que pude notar mais especificamente com relação ao comportamento é que o travamento só ocorre quando após plugado o carregador o LED passa de verde para laranja, indicando o começo do recarregamento da bateria. em uma distro Linux fiz o teste ligando-o apenas com a bateria e em seguida plugando o carregador, no Linux, pude obter uma mensagem de erro indicando que o dispositivo USB estava inacessível (erro de I/O do dispositivo) bem como teclado e touchpad pararam de funcionar. Detalhe: o teclado USB funciona, o Linux continuou rodando pois estava executando na RAM, embora por conta do problema de I/O com o USB travou de vez ao tentar ler novamente os arquivos no pendrive quando tentei recarregar a interface grafica. Com isso penso: seria uma possibilidade de o problema estar no PCH?

OBS: não tenho osciloscópio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia a todos, ajustei o título do post com o modelo correto da placa, peço desculpas pelo erro (acho que o sono me venceu ontem kkk).

Já fiz os últimos testes sugeridos pelos amigos ainda sem sucesso. Não tenho o esquema se alguém tiver eu agradeço. @SDTech obrigado pela dica, graças a ela percebi o erro no título do tópico. (eu havia escrito o que vi numa etiqueta que em tese deveria ser os dados do modelo da placa).

 

Vou refazer todos os testes do princípio para me certificar de que não errei em algum outro passo, retorno com notícias em breve

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde a todos, refiz o processo e por via das dúvidas troquei novamente os diodos d1 d2 d511 d512 e também o U2, com isso o travamento acabou, porém o sintoma mudou, agora qualquer bateria que está nele mostra 100% carregada, retirando o carregador ele permanece funcionando (até a bateria descarregar) , e então desliga-se abruptamente, é como se não fosse capaz de medir a quantidade correta de carga da bateria, troquei o PWM de charger, como usei um de sucata estava desconfiado dele mas não resolveu

Editado: por wislleypezzatto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cristi estamos sincronizados kkkk acabei de fazer isso, mesmo assim permanece o problema... estava dando uma lida nesse tópico e uma coisa me chamou atenção, quando à função do I/O nesse circuito, estou pé atrás com ele, vou tentar analisar o circuito correspondente e se possível trocar novamente o I/O, é um tanto dificil sem o esquema mas vou dar uma garimpada no google pra tentar achar, obrigado pela dica volto com novidades assim que descobrir algo...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Devolvido! (o cliente estava um tanto necessitado e resolveu só trocar o display que estava com manchas e formatar...) quanto ao problema, achei um esquema ontem e analisei todo o circuito charge, em suma a placa estava detectando a bateria normalmente, regulando a linha de acordo com a necessidade da bateria e também executando o procedimento de charge, ao que tudo indica realmente é um problema no I//O que eu troquei mas sem efeito pois o problema me parece ser no nível lógico...

 

ao baixar o atualizador de BIOS da própria Samsung percebi que ele atualiza o BIOS e também o MICOM (I/O), no meu caso o BIOS não pode ser atualizado devido a ser mais novo do que o disponibilizado no site da Samsung (também não entendi) a maquina foi comprada nova há alguns anos e sou o único técnico a mexer nela e nunca atualizei o BIOS tampouco o cliente. Também regravei o BIOS com vários arquivos diferentes e nenhum surtiu efeito... bom é isso, agradeço a todos quanto puderam e quiseram ajudar, em especial você @cristi Sucesso!

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...