Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

tutorial Sintonizador CYGNUS TU 1800X , apitos e ruídos no audio, não abrange toda escala de AM/FM

Avalie este tópico:


Posts em destaque

      Trata se de um aparelho vintage, sintonizador de AM/FM da CYGNUS, provavelmente será pouco visto nas bancadas de hoje, todavia, já peguei dois com defeito semelhante e todos abundantemente trabalhados em partes  que não continham a  causa do defeito. Quer dizer....todos elementos que admitem "enfiar uma chave" tirados fora do ajuste original ou, queira, da posição correta. Circuito impresso danificado de tanto trocar e experimentar componentes. >:( Na próxima vez irei tirar satisfação com quem fez isso ...😂😂  O aparelho citado costuma apresentar defeito seguinte: 

 

1. Não admite sintonia ou sintoniza algumas estações, sem abranger todas as disponíveis da respectiva escala

2. Quando sintonizado, o som contém apitos, ruídos, batimentos, e com dificuldade ou sem sucesso de acender indicador de "STEREO"

 

      Primeiramente,  observe-se que este sintonizador não contém aquelas bobinas "chatinhas" em IF,  com capacitor alterado dentro das "latinhas" dos conjuntos resonantes, estando estes capacitores, no caso, externos, de poliester e, por tanto, é difícil o IF sair da sintonia, no máximo meia volta de ferrite pra lá pra cá, não mais. Todavia, estando tudo original, geralmente não é necessário de ajuste. O tuner pequeno blindado (na saída do baloon FM) é tão ruim de arrumar.......tira ponha dessolda solda....pendura nos fios para chegar ao lado do circuito impresso, quando necessário depurar o circuito sob tensão...por favor, não trabalhem nele e não desajustem ou quebrem os trimpots capacitativos e transformador 10.7MHz,  se não tiverem certeza de que o defeito está lá, o que é pouco provável.   Os simptomas descritos acima se corrigem trocando capacitor de tântalo, 1uF/35V, o mesmo se encontra na linha de tensão de sintonia para rede de diodos varicap. Local é perto do retificador da fonte, na extremidade da placa de controle. Não sei informar o número da posição do  cujo capacitor, na placa não está descrição, o esquema que consegui é péssimo, ilegível. Ao que pôde ver, é único capacitor de tântalo no aparelho.

 

    Permitam-me compartilhar, na oportunidade, uma dica para  identificar defeito nos sintonizadores FM, em geral, quando há dúvida se a falha está em seção de IF ou no tuner (VHF). Confesso ter gerador universal de varredura, ajustando o mesmo para 10.7 MHz, inclusive tem opção de modulação FM interna ou externa. Pois bem, antes de o possuir, resolvia a dúvida de outra maneira, acessível a todos os técnicos:  aproveitem um sintonizador qualquer de FM em bom funcionamento, um rádio portátil já serve, desde que usa filtros cerâmicos de 10,7 MHz em IF. Com aparelhos de som de última geração, equipados com circuitos integrados de síntese e demodulação digital em um único chip, não será possível.  Seja sintonizado o rádio FM do aparelho auxilar, que está perfeitamente funcionando, em uma estação forte, inclusive, obtendo decodificação stereo. No aparelho a consertar, desconecte-se saída do tuner(seção) VHF, antes do filtro IF cerâmico 10,7 MHz.  Faça-se interconexão da saída de IF do tuner do aparelho auxiliar, junto a seção IF do aparelho a consertar. Por exemplo, cca meio metro de antigo cabinho RCA de video já basta, sem significante atenuação de sinal, conectando a terra dos dois aparelhos pela malha do cabo e sinal IF passando pelo eixo. Em outras palavras, a saída do tuner do aparelho auxiliar bom e sintonizado numa estação de rádio, será também conectada no lugar do tuner do aparelho em conserto a entrada da seção IF, exatamente na entrada do seu filtro passa banda 10.7 MHz.  Assim, podemos apurar e eventualmente consertar seção IF do aparelho defeituoso,  dirimindo dúvidas se a falha está na parte VHF ou IF.  Em caso de sucesso, os dois aparelhos irão reproduzir a mesma estação de rádio FM, ambos identificando piloto stereo.

 

Att

Desculpem alguma coisa e brincadeira

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...