Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Esquemático detector metais VLF

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Estou querendo fazer minha própria placa e bobina de detector de metais VLF mas não encontro muitas informações nem sobre o esquemático da placa nem sobre lista de componentes. 

Gostaria de estudar as interações de campo magnético de alguma forma através de arduino ou raspberry. 

Se alguém puder ajudar, pelo menos com o esquemático da placa e lista de componentes. Muito obrigado. 

Editado: por Jhony Miler
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

De cara achei esse, simples, possível montar na placa universal. Não sei onde o autor do texto encontrou esquema, pois está na dúvida de que tipo de detetor é. Pois, pelo esquema é VLF puro.  Para o arduino, pode dispensar o microamperímetro com o resistor 100k em serie e medir voltagem no resistor 4k7, ligado no coletor do último transistor,  usando conversor A/D do arduino.  Mas...usando arduino, eu optaria por outro sistema. O princípio do detetor VLF é esse: um transformador com bobinas posicionadas de tal maneira que, sem algum metal externo a ser detectado, a iductância mútua e nula. Isso quer dizer que vc posiciona as duas bobinas, longe de qualquer metal, de tal maneira que a primeira não induz nenhum sinal em outra. Isso precisa ser experimentado na prática, com bobinas já feitas, sendo estas levemente cruzadas, ajustando posição exata. Pode usar a forma das bobinas descritas no link acima.  Em seguida, gera pelo arduino um sinal de cca 1000 - 3000Hz, de preferência senoidal, esse será injetado em primeira bobina. A segunda bobina será receptor, que vc pode ligar diretamente no conversor A/D do arduino, sem demais circuitos, a não ser um capacitor para que a bobina forma com ele circuito resonante paralelo, na mesma frequência que o sinal do gerador. Uma vez tudo ligado no arduino, experimente vários capacitores , devem ser alguns nanofarads, até obter amplitude máxima do campo eletromagnético capturado.  De princípio, a formação do circuito resonante não seria essencial, poderia se usar um filtro digital por intermédio de software. Com circuito resonante, porém, acredito obter melhores resultados.   Assim, longe de todos os metais, a segunda bobina, quando bem posicionada, não captura nada do sinal injetado na primeira bobina.  Aproximando objeto metálico, ocorre indutância mútua entre as bobinas e por intermédio do conversor A/D podemos monitorar fase e amplitude, o que pode revelar inclusive o tipo de metal detectado. Assim, vc pode experimentar a vontade modificando apenas o software.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...