Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Positivo Premium N8085 / MB40IA1 Rev:01 / Não liga

Avalie este tópico:


Raniere T.I.

Posts em destaque

Tentei fazer a ressolda do PU2 e agora, quando alimento a placa (ainda sem ressoldar a PL6), alguns segundos depois, a placa começa a emitir uns estalinhos com som parecido ao de estática que lembra um pouco estática de TV analógica fora do ar, em um intervalo que as vezes é mais rápido, as vezes mais lento, girando em torno de um estalo a cada quase um segundo quando mais rápido. o som parece estar vindo desta região marcada na foto.
Alguém teria alguma ideia do que pode estar causando estes estalos? Obviamente, não acho isso normal...

20181112_002.jpg

Editado: por Raniere T.I.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Raniere T.I. Olá amigo pense numa placa que da trabalho é essa, ja peguei algumas situações:

Super i/o queimado tinha um furo em cima.

ja tive esses dois componentes com defeito circulado em azul e preto tinha um furo em cima proveniente de curto

ja na area em vermelho esses transistos costuma soltar da placa, reveja as soldas, ou se tem oxidação ja em outros casos ao coloca o dedo sobre eles a placa ligava, vale a pena conferir com um microscopio ou uma lupa veja se tem algum com solda fria.

8081.JPG

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, thiago lucena disse:

@Raniere T.I. Olá amigo pense numa placa que da trabalho é essa, ja peguei algumas situações:

Super i/o queimado tinha um furo em cima.

ja tive esses dois componentes com defeito circulado em azul e preto tinha um furo em cima proveniente de curto

ja na area em vermelho esses transistos costuma soltar da placa, reveja as soldas, ou se tem oxidação ja em outros casos ao coloca o dedo sobre eles a placa ligava, vale a pena conferir com um microscopio ou uma lupa veja se tem algum com solda fria.

8081.JPG

Ok, vou verificar. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Raniere T.I. ja tive caso tambem da placa filha esta com fulga no conector jack, e outra vez o cabo flet ruim, dai a placa não ligava pelo cabo flet, se tiver outra placa filha seria bom testar tambem. ja na parte mais abaixo da sua foto aonde o cabo de energia entra tem um mosfet com 8 perna ele costuma ter um curta nessa regiao tambem, ai seria interessante e passando a mão para ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Raniere T.I. disse:

Alguém teria alguma ideia do que pode estar causando estes estalos?

Fiz este vídeo para mostrar o som dos estalos. Eles acontecem mais ou menos no tempo de 22 aos 25 segundos do vídeo. No vídeo ficou bem sutil e um pouco difícil de ouvir.
Parece que a cada vez que alimento a placa o padrão de estalos muda.

 

 

Editado: por Raniere T.I.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Eu refiz a solda destes componentes marcados com os quadrados/retângulos amarelos e liguei novamente a fonte na placa. Pressionando o botão power a placa ainda não liga, mas, posso ouvir o som que menciono acima. Desta vez decidi deixar a placa ligada na fonte enquanto tentei rastrear a fonte do som similar a estática (ou "micro estalidos"). Pude notar que o som parecia vir de próximo do PU1. Comecei a tocar os componentes à procura de algum aquecimento e nada de estranho a não ser um leve aquecimento do PU1. Continuei a observar e, eis que vejo micro faíscas nos terminas marcados com este retângulo alaranjado.

Desliguei a fonte, borrifei um limpa contados, e, ao ligar novamente a fonte, vejo novamente as faíscas e desta vez penso ter sentido um leve cheiro de algo queimando.

 

Estas faíscas são um indício de curto-circuito no componente PU1? Ou poderia ser somente um problema com a solda dos terminais?

Componentes resoldados-faísca.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, claudio cortez disse:

pelo que li ai nos relatos tem curto nessa placa entao seguindo essa linha o curto pode esta nesses mosfets o certo seria tira o processador e medi eles fora  a maioria desses notes so dao esse defeito boa sorte ai se precisa tmj 

Obrigado, vou verificar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/12/2018 às 14:21, claudio cortez disse:

pq514 pq513 pq515 pq517 pq516 pq5188 

opa pq 518

Fiz o teste em todos este componentes sem o processador na placa da forma como descrito no início deste vídeo: 

 

Todos os componentes parecem bons. Você não acha que o problema passa esta no PU1? Afinal, nos terminais dele (como mostrado na foto acima) estão surgindo faíscas quando ligo a fonte na placa mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Olá pessoal.
Eu estou pensando em trocar esta placa por outra em vez de fazer a manutenção nela, visto que até o momento não tive êxito...
Estou com a seguinte dúvida a respeito da troca: a "placa filha" poderia causar o defeito que descrevo acima? Se a resposta a esta pergunta for positiva, esta placa poderia danificar a outra placa-mãe que pretendo comprar? Não gostaria de ter o trabalho de pedir outra placa e me deparar com esta situação.
 

Em 04/12/2018 às 02:08, Raniere T.I. disse:

Eu refiz a solda destes componentes marcados com os quadrados/retângulos amarelos e liguei novamente a fonte na placa. Pressionando o botão power a placa ainda não liga, mas, posso ouvir o som que menciono acima. Desta vez decidi deixar a placa ligada na fonte enquanto tentei rastrear a fonte do som similar a estática (ou "micro estalidos"). Pude notar que o som parecia vir de próximo do PU1. Comecei a tocar os componentes à procura de algum aquecimento e nada de estranho a não ser um leve aquecimento do PU1. Continuei a observar e, eis que vejo micro faíscas nos terminas marcados com este retângulo alaranjado.

Desliguei a fonte, borrifei um limpa contados, e, ao ligar novamente a fonte, vejo novamente as faíscas e desta vez penso ter sentido um leve cheiro de algo queimando.

 

Estas faíscas são um indício de curto-circuito no componente PU1? Ou poderia ser somente um problema com a solda dos terminais?

Componentes resoldados-faísca.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 08/11/2018 às 04:19, SDTech disse:

realmente, deve ter sido falha de fabricação do projeto. Nesse caso levante um lado da pl6

@SDTecheu estou o mesmo problema aqui. A linha 5v está em curto. Levantei a PL6 e o curto está pra tras, indo em direção ao OZ8153. Injetei de 1 a 2,5V na linha e houve aquecimento do o Super IO (U1) e o OZ8153 (PU2). Posso ter danificado os componentes? mesmo jogando uma tensão inferior a 5V?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...