Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida [Dúvida] - Bios com Serial do Windows Original

Avalie este tópico:


Sergio.lucas

Posts em destaque

Paz do Senhor Jesus, Bom dia.

 

Prezados tenho uma dúvida, sabemos que já faz alguns anos que o BIOS vem com o Sistema Operacional Windows Original gravado nele.

Quando precisamos regravar a BIOS geralmente baixamos no site do fabricante o arquivo de BIOS e fazemos a limpeza no ME, como podemos então salvar o serial do windows que está gravado lá?

geralmente quando a bios corrompe utilizamos o backup como referência para limpar o ME,  concorda comigo que a chave original é perdida nesse processo ou estou enganado?

 

Desde já agradeço aos colaboradores que tenha como discutir sobre esse assunto.

  • Joinha 1
  • Legal 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FAA pois é, acho uma boa as máquinas já virem com o Serial do Windows na Bios pois ajuda também até para realizar um formatação com Software  Original,  O usuário perde a licença apenas se a placa de fato não tiver reparo, quer dizer, na verdade já existe vários meios de saber a serial que está na bios da máquina, isso é bom pois o usuário pode salvar em algum lugar e se futuramente a máquina apresentar problemas a licença ainda estará salva com você. Porém seria bom ter a possibilidade de durante o backup da bios recuperar a serial e colocar no código, comprei meu gravador de bios no Aliexpress e estou aguardando chegar, assim que estiver comigo farei alguns testes deve haver a possibilidade porém poucos devem ter explorado essa opção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre que você grava a BIOS por outra você perde a chave original a não ser que salve e passe a chave para o arquivo de BIOS novo. A chave não fica armazenada na região do firmware do Intel ME, então usar a BIOS original como referencia da configuração do Intel ME no procedimento de 'limpeza' do mesmo não salva a chave a não ser que a região da BIOS seja mantida a original da placa o que normalmente não faz sentido porque muitas vezes o problema que leva você a regravar a BIOS está exatamente na região da BIOS.

 

Quando você grava a BIOS de um dump de outra maquina baixado aqui no fórum, e essa BIOS veio com chave do Windows, na maioria dos casos ela vai ter a chave da maquina que foi feito o backup e você só precisa substituir essa chave pela chave original da BIOS que você está regravando, normalmente isso pode feito facilmente com editor de hexadecimal e é bem simples.

 

Algo que pode acontecer ao alterar a chave com editor de hex é dar um erro de integridade na BIOS (até hoje isso nunca aconteceu comigo), mas se isso acontecer é só você aprender a usar o UEFITool verificar checksum do modulo UEFI onde a chave do Windows se encontra, ele vai indicar se o checksum está errado e qual seria o valor correto, depois é só alterar esse valor no editor de hexadecimal também. É bem fácil fazer. Mas isso só corre o risco de acontecer quando a chave fica dentro de um modulo efi como no caso de placas Samsung, mas em muitos casos ela fica em uma area que não tem checksum.

 

--

Sobre inserir a chave em BIOS baixada do site do fabricante que não tem chave:

 

O processo pra inserir a chave depende da maquina, quando a bios é AMI normalmente os programas AFUDOS/AFUEFI permitem inserir, mas dependendo da versão da BIOS muda a versão do afu que tem que ser usada e notebooks de alguns fabricantes não permitem o uso de todos os comandos então não deixa inserir...

 

 Já BIOS InsydeH2O em alguns casos você pode usar o executável do próprio atualizador (InsydeFlash ou H2OFFT), em notebook Acer é só usar o executavel que vem junto com atualização de bios, mas também é o mesmo caso da AMI, não funciona em todos os notebooks. E a insyde também tem uma ferramenta que serve exclusivamente pra mexer com tabela MSDM que é a OATool.

 

No caso da lenovo, alguns notebooks com BIOS insyde tem uma ferramenta chamada Lvar, mas essa ferramenta não funciona em todos os notebooks lenovo com BIOS insyde... E os Lenovo que tem BIOS AMI usam outra ferramenta que eu não sei qual é porque nunca precisei.

 

Quando a BIOS já tem uma chave do Windows normalmente é mais fácil, na maioria dos casos é só editar e quase sempre é simples... a não ser nos notebooks lenovo que vem com a nvram codificada, e isso pode se tornar cada vez mais comum...  No fim quando você precisa inserir uma chave você tem que pesquisar e achar a solução que se aplica a placa em questão.

 

Outro problema é que muitas dessas ferramentas são de uso exclusivo dos fabricantes, então não tem muitas versões disponiveis ou só tem versões antigas...

 

Até hoje nunca pesquisei nada sobre como inserir tabela MSDM em notebooks samsung, hp, dell, então não sei dizer como faz.

 

Vou postar os comandos que são usados com algumas ferramentas. Ao usar qualquer uma dessas ferramentas é recomendável salvar a chave que está na BIOS para não correr o risco de perder.

 

InsydeFlash ou H2OFFT: (

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
)

Citar

1. Write bin file to MSDM table:
InsydeFlash.exe /OAW:key.bin
key.bin must contain the full MSDM table (49 bytes in length)

2. Compare command:
InsydeFlash.exe /OAC:filename
The command is for comparing the Digital Product Key the same as BIOS Rom hole’s.

3. Read (Dump) command:
InsydeFlash.exe /OAR:filename
The filename is the dump file name.


If you want to delete the MSDM table (needs to reboot after). You also have to remove the existing MSDM table and serial first and reboot before you can change it with another serial.


4. Delete command:
InsydeFlash.exe /OAD:43-4B-48-4D
The number is the ASCII code of the last 4 bytes Digital Product Key (change with your own).

 

OATool (insyde)

Citar

===========================================================
Usage
===========================================================
Help List--
    Usage: OATool(x64).exe -h or OATool(x64).exe -?
    Example: OATool.exe -?
        Show command list how to use with this tool.
Write--
    Usage: OATool(x64).exe [File path and name]
    Example: OATool.exe d:\test\test.bin
        Test.bin is a 49 bytes binary file which contains OA 3.0 product key. This command is to flash OA 3.0 product key into system BIOS.

    Check key format: OATool(x64).exe [File path and name] -keychk ( Default is not check key format )
    Check Rule: Key format must be xxxxx-xxxxx-xxxxx-xxxxx-xxxxx and file size 49bytes.
Read--
    Usage: OATool(x64).exe [File path and name] -r
    Example: OATool.exe d:\test\test.bin -r
        This command is used to read OA 3.0 product key from system BIOS and write into d:\test\test.bin.
Erase--
    Usage: OATool(x64).exe -e
    Example: OATool.exe -e
        This command is used to remove OA 3.0 product key from system BIOS.
Compare--
    Usage: OATool(x64).exe [File name] -c
    Example: OATool.exe test.bin -c
        This command is used to compare OA 3.0 product key between file and system BIOS.


 

LVAR (Notebooks Lenovo produzidos por LCFC (Hefei) Electronics Technology Co., Ltd.) ()

Citar

 

Gravar:

Exemplo 1, gravar o codigo binario em hex na linha de comando diretamente (A chave no exemplo é HFMFN-7VTP4-KH8KM-6VCPG-GMT3C):

lvar.exe /w /msdm /b 01 00 00 00 00 00 00 00 01 00 00 00 00 00 00 00 1D 00 00 00 48 46 4D 46 4E 2D 37 56 54 50 34 2D 4B 48 38 4B 4D 2D 36 56 43 50 47 2D 47 4D 54 33 43

 

Exemplo 2, gravar tabela MSDM de um arquivo:

lvar.exe /w /msdm /f "C:\teste\msdm.bin"

 

Ler da BIOS e salvar em um arquivo:

lvar.exe /r /msdm /f "C:\teste\msdm.bin"

 

não lembro qual é o comando de comparar e excluir.

 

afudos/afuefi (AMI)

Citar

/A - Oem Activation file.

Example:

afu /Akey.bin will update OA key with key.bin file.


afu /OAD - Delete Oem Activation key (cuidado para não excluir sua chave sem ter ela salva)

 

Exemplo visual da tabela MSDM inteira em um editor de hexadecimal. Os primeiros 20 bytes não podem ser editados e os últimos 29 bytes contém a chave do Windows.

oa3.png

 

Eu sei que isso não é um passo a passo, mas como o processo muda de uma placa para outra fica difícil fazer um tutorial universal que vai ser útil em todos os casos.

Editado: por e1D
  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante @e1D , nesse caso qual seria o local do código hexa decimal que estaria o serial do Windows? tipo existe alguma referência para essa linha onde está armazenado o código?

Pois já de posse do backup da BIOS e ao fazer o download da bios no site e no momento de fazer a limpeza bastaria só copiar o serial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas você @e1D já me deu um norte para poder estudar atentamente essa parte, sábado fiz um regravação de BIOS e salvei o backup do Acer, é bom analisar o código e verificar onde está armazenada a Serial caso seja um tarefa fácil. Comprei meu gravador pelo Aliexpress e estou esperando chegar para fazer vários testes, quero me aprofundar nisso para termos várias outras possibilidades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que tinha um outro tópico com mais informações mas foi movido pro casos resolvidos mas nesse tem informação de como achar e substituir a chave manualmente quando a BIOS já tem uma chave.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Além da busca por expressão regular normalmente você também pode buscar pelo inicio da tabela que não muda:

Citar

010000000000000001000000000000001D000000

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@slugpoa Você já tentou utilizar essa função? 

Por exemplo você abre a bios que já foi feito o backup e mostra na parte de Windows Key então você copia o serial então abre a Bios que vai fazer a limpeza da ME Region e já cola o serial.

Já tentou fazer isso? Será que funciona? 

Se for assim é muito fácil. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi @slugpoa, mas concorda comigo se caso a máquina apresente o problema no HD e não tiver salvo esse serial vai precisar instalar uma versão pirata?

Não sei se percebeu, mas estou querendo utilizar dessa possibilidade para que possamos trabalhar o mais certo possível, se o cliente pagou um valor mais alto já com a versão Original do Windows bom é que ele tenha esse Serial, acho que na placa é uma boa opção pois caso danifique o HD a senha permanece intacta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, slugpoa disse:

@Sergio.lucas tem um software que uso para limpar Regiao da bios que me dá o serial do windows direto:
 

Clean ME.png

Qual seria essa versão a minha não mostra, as vezes seria bom pelo menos recuperar o serial, assim anotaria para o cliente caso eu tenha que regravar outra bios

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, thiago lucena disse:

Qual seria essa versão a minha não mostra, as vezes seria bom pelo menos recuperar o serial, assim anotaria para o cliente caso eu tenha que regravar outra bios

Seria conforme mencionou o nosso amigo @slugpoa , porém ainda assim acho primordial manter gravada na BIOS. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, thiago lucena disse:

Qual seria essa versão a minha não mostra, as vezes seria bom pelo menos recuperar o serial, assim anotaria para o cliente caso eu tenha que regravar outra bios

a versão que uso é amais atual , já upei no forum, vou ver aqui e já posto o link

1 minuto atrás, Sergio.lucas disse:

porém ainda assim acho primordial manter gravada na BIOS. 

também acho se a bios é do cliente mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sergio.lucas Logico é muito bom, ate pelo fato de ha tempo eu ta querendo tambem, tanto que eu sempre que formatado um computador eu faço aqui um banco de dados com numero de serie dele e quando tem um serial eu anoto, justamente para isso, porem quando o notebook nao liga e da para fazer o bkp da bios isso me chamou atenção, assim caso eu pegue um que nao tenha anotado antes assim teria mais uma coisa a fazer

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso mesmo @thiago lucena, por isso eu criei o tópico pois procurei de fato em outros lugares, mas não encontrei e creio que aqui tem várias pessoas com conhecimento suficiente para passar e aprender.

Fica a oportunidade de juntos fazermos teste e definitivamente provar que funcionar desse modo, tanto pela dica do @slugpoa como do @e1D

2 minutos atrás, slugpoa disse:

Obrigado @slugpoa farei o Download.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...