Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Estação Yaxun 968 - Intensidade do Ar com defeito

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Boa tarde,

 

ontem adquiri essa estação de trabalho pela fortuna de 100 reais, sabia dos defeitos dela, mas como o ferro de solda estava aquecendo bem e o soprador ligava e aquecia, resolvi arriscar, mesmo sendo só com uma ponteira para o soprador e faltando alguns componentes.

 

Minha dúvida é, quem trabalha com esses equipamentos, o que posso fazer para que eu consiga controlar a saída de ar, só funciona do 7 para cima?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luiz Ricardo Manfroi tenho uma Yaxun 902+ e já tive problema na marcação de temperatura tanto no ferro como soprador, resolvi ajustando trimpots no circuito, se não me falha memoria tem um perto da bomba de ar se for parecido o modelo.
será que o dono anterior não tirou o parafuso que fica abaixo para segurar a bomba de ar?

pode ter vazamento de ar por dentro também

Editado: por slugpoa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Luiz Ricardo Manfroi disse:

resolvi arriscar, mesmo sendo só com uma ponteira para o soprador e faltando alguns componentes.

 

Minha dúvida é, quem trabalha com esses equipamentos, o que posso fazer para que eu consiga controlar a saída de ar, só funciona do 7 para cima?

 

 

Ola amigo. Se possível uma foto da placa para vermos os componentes faltando?

O ar está funcionando com a intensidade máxima, é isso? Quem faz o controle de temperatura e vazão de ar geralmente são triacs de potência, eles eventualmente danificam então pode ocorrer de ter a vazão no máximo ou no mínimo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, slugpoa disse:

@Luiz Ricardo Manfroi tenho uma Yaxun 902+ e já tive problema na marcação de temperatura tanto no ferro como soprador, resolvi ajustando trimpots no circuito, se não me falha memoria tem um perto da bomba de ar se for parecido o modelo.
será que o dono anterior não tirou o parafuso que fica abaixo para segurar a bomba de ar?

pode ter vazamento de ar por dentro também

Procurei por esse trimpot mas só existe um com w1, como não consegui identificar se ele faz parte do circuito do ferro ou do soprador, preferi não mexer nele.

 

O parafuso está no local, estava um pouco frouxo, mas está fixado ali.

 

Ele tem uma abraçadeira de nylon ao redor do compressor, é normal isso ou o dono anterior colocou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Shrimp_Green disse:

Ola amigo. Se possível uma foto da placa para vermos os componentes faltando?

O ar está funcionando com a intensidade máxima, é isso? Quem faz o controle de temperatura e vazão de ar geralmente são triacs de potência, eles eventualmente danificam então pode ocorrer de ter a vazão no máximo ou no mínimo.

A vazão de ar no 1, sai com uma certa intensidade. No dois até o 5 ele desliga o compressor. Do seis para frente ele tem a vazão de ar como se fosse uma só, varia muito pouco a intensidade. Mas a temperatura aparentemente está ok, só a vazão de ar que não é regulável.

Aquele jump no circuito, é normal?

Seguem fotos.

 

IMG_20181025_082800320[1].jpg

IMG_20181025_082806591[1].jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luiz Ricardo Manfroi Ao que vejo existe um jumper justamente no triac que regula o ar. Acredito que seja um BTA12. Vc pode retirar ele da placa e medir seus terminais se apresentam curto, o terminal gate pode nao estar chavenado corretamente dessa forma nao terá o controle. A simples substituição dele pode resolver. 

Quais os componentes que vc diz estar faltando? Se refere ao J3/1?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Luiz Ricardo Manfroi disse:

O parafuso está no local, estava um pouco frouxo, mas está fixado ali.

abaixo é um parafuso ou dois para transporte que fixa o compressor, deve ser retirado para uso, aqui no meu com ele o compressor mal funciona

Editado: por slugpoa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Shrimp_Green disse:

@Luiz Ricardo Manfroi Ao que vejo existe um jumper justamente no triac que regula o ar. Acredito que seja um BTA12. Vc pode retirar ele da placa e medir seus terminais se apresentam curto, o terminal gate pode nao estar chavenado corretamente dessa forma nao terá o controle. A simples substituição dele pode resolver. 

Quais os componentes que vc diz estar faltando? Se refere ao J3/1?

Não apresentou curto após a retirada, tampouco nos componentes. O J3/1 é só de serigrafia, não há nada que possa ser ligado nele e a solda na placa é somente para não deixar o furo aberto. Não seria um ajuste no trimpot W1?

 

1 hora atrás, slugpoa disse:

abaixo é um parafuso ou dois para transporte que fixa o compressor, deve ser retirado para uso, aqui no meu com ele o compressor mal funciona

Removi o parafuso e continua não sendo progressivo, porem o barulho que ele fazia diminuiu consideravelmente devido a não estar mais preso a carcaça dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, Luiz Ricardo Manfroi disse:

Removi o parafuso e continua não sendo progressivo, porem o barulho que ele fazia diminuiu consideravelmente devido a não estar mais preso a carcaça dele.

Por ter ficado o parafuso e sendo utilizado o equipamento pode ter danificado o compressor ou ter feito algum vazamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...