Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

artigo Tudo que você precisa saber sobre Arquivos .PIT

Avalie este tópico:


Diego da Veiga

Posts em destaque

Você definitivamente já se deparou com as palavras "arquivos PIT" ao tentar reescrever um sistema de aparelhos da Samsung. É impossível encontrar um fórum ou discussão on-line (sobre o firmware da Samsung) onde os usuários/membros não fazem perguntas sobre esses arquivos PIT. Existem questões como - O que é um arquivo PIT? O que isso faz? Às vezes, para o mesmo telefone, existem vários arquivos PIT e isso realmente confunde o usuário. Bem, neste tópico, vamos sanar algumas dúvidas e apresentar os fatos sobre os arquivos Samsung PIT da maneira mais simples possível.

 

Alguns equívocos comuns sobre os arquivos Samsung PIT:

Antes de irmos para saber o que é um arquivo PIT, vamos tentar encontrar alguns mitos antigos sobre os arquivos PIT.

Muitas vezes, encontramos usuários que estão tentando fazer o flash do dispositivo pela primeira vez e estão tentando entender todo o conceito de 'PIT file'. Como já dissemos, existem alguns modelos de telefone que têm mais de um arquivo PIT e, naturalmente, os primeiros temporizadores terão a pergunta: 

Qual deles usar? Por exemplo, abaixo está uma lista de arquivos PIT disponíveis para um dispositivo Galaxy.

s1_odin_ 20100512 .pit 
s1_odin_ 20100513 .pit 
s1_odin_ 20100803 .pit

 

Qual PIT usar ? 

Alguns usuários sugerem usar o arquivo PIT '512' e alguns recomendariam usar o arquivo PIT '513' e então alguns avisariam para ficar longe dos arquivos PIT '803'. 

Você quer saber a realidade por trás desses números? Esses números representam apenas a data em que um determinado arquivo PIT é criado.

20100512> 2010-05-12  (12 de maio de 2010) 
20100513> 2010-05-13  (13 de maio de 2010) 
20100803> 2010-08-03  (3 de agosto de 2010)

 

Soa louco, certo? Não temos ideia de como ou com base em que alguns usuários recomendam um determinado arquivo PIT! Dito isso, você pode usar qualquer arquivo PIT desejado e isso não faria diferença no desempenho do seu dispositivo.

 

O que é um arquivo PIT?

PIT significa Partition Information Table (PIT) e como o nome sugere estes são arquivos que contêm tabelas de partição para seus telefones Samsung Galaxy Android. O arquivo PIT contém todas as informações relevantes para cada partição necessária, como Nome da Partição, Tamanho do Bloco, Contagem de Blocos e outras informações técnicas. Cada dispositivo tem um arquivo PIT diferente associado ao seu firmware de estoque. Por isso, é necessário um arquivo PIT correto para fazer o flash correto do firmware do seu dispositivo. Além disso, se houver dois modelos de um dispositivo, digamos 32 GB e 64 GB, ambos terão um arquivo PIT diferente e você não poderá usar o PIT do primeiro com o último ou vice-versa.

 

O que o arquivo PIT faz?

A ROM (Read Only Memory) é semelhante a um disco rígido em um PC onde as informações são mantidas permanentemente, a menos que sejam alteradas pelo usuário. O arquivo PIT dividirá novamente a ROM do seu dispositivo quando usado nesses setores:

PBL (256KB: Primary Boot Loader: boot.bin)
PIT (*256KB: .pit )
EFS (5.9MB: efs.rfs )
SBL (1.25MB: Secondary Boot Loader: Sbl.bin)
SBL2 (1.25MB: Backup Secondary Boot Loader: Sbl.bin)
PARAM (*640KB: param.lfs)
KERNEL (7.5MB: Primary Kernel: zImage)
RECOVERY (7.5MB: Backup Kernel: zImage)
FACTORYFS (276.3MB: factoryfs.rfs)
DBDATAFS (126.7MB, 117.2MB, 107.2MB (depends on pit file): dbdata.rfs)
CACHE (30.1MB: cache.rfs)
MODEM (12MB: modem.bin)
 

Arquivo PIT - Fatos:

A alteração de um arquivo pit é apenas uma operação de troca de espaço da ROM entre a partição '/ system' e a partição '/ dbdata', nem mais nem menos que isso. Então, se houver três arquivos PIT, você pode usar qualquer um dos três. A quantidade de memória alocada para as partições mencionadas acima é a única diferença. Por exemplo, um arquivo PIT alocará 100 MB à partição '/ system' e 90 MB à partição '/ dbdata'. O outro irá alocar 95 MB para a partição '/ system' e 95 MB para a partição '/ dbdata'.

Qualquer arquivo de pit não alterará o desempenho do dispositivo para melhor ou pior. Embora a partição '/ dbdata' não seja usada para mais do que manter as configurações e o cache de navegação, a partição '/ system' é uma partição somente leitura em todos os arquivos do pit. Portanto, a pequena troca de espaço entre os dois virtualmente não afetará o desempenho.

Ninguém tem a menor idéia do motivo pelo qual existe uma troca de espaço entre a partição '/ dbdata' e a partição '/ system' entre diferentes arquivos PIT. O palpite seria supor que eles contêm correções de partição que não conhecemos.

 

 

Espero que isso limpe suas dúvidas sobre os arquivos Samsung PIT. Da próxima vez que você quiser fazer o flash manualmente do seu Galaxy, simplesmente vá até o último arquivo PIT, tão simples quanto isso.

  • Joinha 8
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...