Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Ps4 funciona quando quer

Avalie este tópico:


marcoeneci

Posts em destaque

Meu ps4 de uns dias pra cá liga e desliga, só volta da sinal se eu tirar o cabo da tomada, mas ai liga e desliga, quando liga jogo normal quantas horas for, ai funciona 1, 2 dias e volta a fazer o mesmo problema, medi os componentes que estão circulados em vermelho eles aparentemente apresentam curto, e os capacitores que tem em baixo da placa no mesmo local tbm apresenta curto, já nos que estão circulado em amarelo estão ok, então removi os que estão circulado em vermelho e os debaixo da placa, mas permaneceu apresentando curto e tbm apresentou nos que estão circulados em amarelo, removi tbm a bobina circulada em branco e permaneceu o curto, recoloquei todos componentes e onde esta em amarelo voltou ao normal, saiu o curto já no vermelho permaneceu,, e ao ligar o aparelho funcionou normal até no outro dia, hj  não funcionou no final do dia, e agora funcionou (medi todos os componentes fora da placa e estão bons).

450px-SAC-001-pwr.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, marcoeneci disse:

isso, ligar e ja desligar, de ontem até hj ligou normal, agora mesmo fui ligar pra testar e ligou normal, desde o começo quis desconfiar que fosse a fonte dele, tem algum componente que poderia estar ocasionando esse problema será? 

Trocar por uma de pc não esclarece muito as coisas, só com uma nova de ps4 mesmo.
No caso, a manutenção de um problema irregular desses é bem complexo, o primeiro paço seria remover todos os caps eletrolíticos da fonte e testá-los em um capacímetro.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, desmontei o ps4, e liguei ele em uma fonte de pc, agora esta ligando normal, funcionando normal, mas notei, que ali naquela região da foto, tem um ruido, chiu, quando o ps4 esta no menu, ao entrar em um jogo, o zunido aumenta, e ao sair do jogo ele diminui, creio q esse componente que esta zunindo é o que esta causando o deligamento do ps4, qual a sugestão de vcs

Editado: por marcoeneci
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um dos barulhos considerados mais irritantes é o Coil Whine, chamado de Choramingo da bobina. Tal ruído ocorre nas bobinas das fontes de alimentação e placas gráficas. As bobinas possuem a função de filtrar os ruídos elétricos da corrente continua. No entanto, elas podem gerar alguns ruídos nada agradáveis caso operem em algumas frequências. No entanto, apesar de ser bastante incomodativo, o Coil Whine não é considerado um defeito, apenas uma interferência elétrica. Sendo que muitas fabricantes não consideram o Coil Whine como motivo para troca, já que o desempenho da máquina não é afetado.

 

Bobina com ruído é natural, não causa desligamento do aparelho. Abraços!

  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marcoeneci Geralmente quando o PS4 volta a funcionar quando desconecta da rede AC o motivo pode ser a fonte, tem um tópico que fiz que justamente cita isso(fonte só volta a funcionar depois de tirar e reconectar da rede AC)

Sobre os componentes que você mediu e colocou em retângulos amarelo e vermelho informo que eles possuem resistência abaixo dos 100 Ohm, fiz a medição de alguns modelos, quando achar coloco aqui, mas asseguro que são valores baixos, se colocar no modo de continuidade o multímetro vai apitar "acusando" curto.

No retângulo vermelhoobtive os valores: 9,9 Ohm(SAA-001 → liga/desliga) e 11,5 Ohm ou 14,5 Ohm(para 2 placas SAC-001 funcionais)

No retângulo amarelo obtive os valores: 34,6 Ohm(SAA-001 → liga/desliga) e 44,6 Ohm ou 51 Ohm (para 2 placas SAC-001 funcionais)

Já a bobina a fazer barulho pode ser pelo simples motivo que está a usar uma fonte de PC.

Editado: por LSL
Inclusão dos valores resistivos
  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, LSL disse:

@marcoeneci Geralmente quando o PS4 volta a funcionar quando desconecta da rede AC o motivo pode ser a fonte, tem um tópico que fiz que justamente cita isso(fonte só volta a funcionar depois de tirar e reconectar da rede AC)

Sobre os componentes que você mediu e colocou em retângulos amarelo e vermelho informo que eles possuem resistência abaixo dos 100 Ohm, fiz a medição de alguns modelos, quando achar coloco aqui, mas asseguro que são valores baixos, se colocar no modo de continuidade o multímetro vai apitar "acusando" curto.

No retângulo vermelhoobtive os valores: 9,9 Ohm(SAA-001 → liga/desliga) e 11,5 Ohm ou 14,5 Ohm(para 2 placas SAC-001 funcionais)

No retângulo amarelo obtive os valores: 34,6 Ohm(SAA-001 → liga/desliga) e 44,6 Ohm ou 51 Ohm (para 2 placas SAC-001 funcionais)

Já a bobina a fazer barulho pode ser pelo simples motivo que está a usar uma fonte de PC.

mas com a fonte do ps4 mesmo, a placa também fica o ruido, mas fraco, quando entra no jogo ele não aumenta como acontece com a fonte de pc. Isso o multímetro apita "acusando curto", vou fazer essas medições que você passou, vou ficar no aguardo das medições que você fez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marcoeneci As medições já estão na minha resposta, o bom é que coloquei medições da placa SAC-001  e pela foto que você colocou no 1° comentário dá para ver que é um SAC-001, não é regra dar aqueles valores, pode ser um pouco para mais um pouco para menos.

Mas já que o PS4 funcionou sem problemas com a fonte de PC então indica que a placa do PS4 não tem problema e sim a fonte do PS4.

De ruídos só lembro da bobina fazer isso, pode ser que algum CI que trabalhe na fonte tb faça o "chiado", mas aí você iria escutar na fonte, não na placa mãe.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, LSL disse:

@marcoeneci As medições já estão na minha resposta, o bom é que coloquei medições da placa SAC-001  e pela foto que você colocou no 1° comentário dá para ver que é um SAC-001, não é regra dar aqueles valores, pode ser um pouco para mais um pouco para menos.

Mas já que o PS4 funcionou sem problemas com a fonte de PC então indica que a placa do PS4 não tem problema e sim a fonte do PS4.

De ruídos só lembro da bobina fazer isso, pode ser que algum CI que trabalhe na fonte tb faça o "chiado", mas aí você iria escutar na fonte, não na placa mãe.

entendi, ainda nao deu pra fazer teste de jogar um bom tempo com a fonte de pc pra ver se vai ocorrer o mesmo problema, espero que não aconteça, sem tempo de jogar, chego em casa anoite faço todos os preparativos pra jogatina e levo um balde de agua fria kkkkk.. mas obrigado, vou fazer os testes e retorno aqui.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde!

 

Pessoal testei o ps4 com a fonte de pc, seguinte: quando jogo fifa ele segura legal, deixei de um dia pra outro baixando um jogo, ficou legal, quando fui jogar Assasins creed ele desligou 2 vezes, mas demorou, consegui jogar -+ 40 minutos, notei que ele ta esquentando bastante, creio que quando ele roda algum jogo que force mais o ps4 ele esquenta mais q o normal e desliga, e o ruido ainda persiste, como que posso fazer para descobrir onde que pode ser esse ruido? deve ter algum componente em fuga sei lá, é um ruido que da impressão que tem energia vazando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal essas bobinas que estão em verde, elas estão esquentando, apos uns 30 minutos o ps4 desliga, e só retorna ligar quando elas estão resfriadas, o que pode estar ocorrendo? é ali o ruido, será q se uma estiver ruim, causa o aquecimento nas 3? para substituir tem q ser por uma da msmnumeração? ou pode ser de ps3 tbm mas com outra numeração?

450px-SAC-001-pwr.jpg.8677c1cf69416558940eadec9854e129.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A linha 12v está com resistência acima de 400 (sem fonte)? (na escala de continuidade, ponta vermelha no GND + preta na linha de 12v), solda fria bga pode causar problemas aleatórios. Fez a medição das bobinas na escala de 200 ohms? verifique se estão com a resistência padronizada.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

medi as bobinas em verde na escala de continuidade, quando coloco a ponteira negativo no negativo da placa, os três do circulo verde da continuidade em ambos os lados, e o que esta no verde sozinho não da continuidade, mas quando os outros 3 aquecem o que esta sozinho não esquenta, e os capacitor smd tântalo 470uf em vermelho estão dando continuidade de ambos os lados também, assim como os capacitores pequenos junto com eles, os capacitor smd tântalo 470uf que estão no amarelo assim como os capacitores pequenos do lado deles não geram continuidade, o ruido se localiza na área das três bobinas. Tirei aquela bobina que esta no branco e coloquei a ponteira preta ali onde ela estava e fui colocando a outra ponteira nas bobinas todas na escala de continuidade e deu valor de 280 em todas.

450px-SAC-001-pwr.jpg.8677c1cf69416558940eadec9854e129.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, sh4d0w4224 disse:

A linha 12v está com resistência acima de 400 (sem fonte)? (na escala de continuidade, ponta vermelha no GND + preta na linha de 12v), solda fria bga pode causar problemas aleatórios. Fez a medição das bobinas na escala de 200 ohms? verifique se estão com a resistência padronizada.

na linha 12V ta dando 234 sem fonte, nas 3 bobinas que estão em verde tá dando 13, e na que esta sozinha verde esta dando 45

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, marcoeneci disse:

medi as bobinas em verde na escala de continuidade, quando coloco a ponteira negativo no negativo da placa, os três do circulo verde da continuidade em ambos os lados, e o que esta no verde sozinho não da continuidade, mas quando os outros 3 aquecem o que esta sozinho não esquenta, e os capacitor smd tântalo 470uf em vermelho estão dando continuidade de ambos os lados também, assim como os capacitores pequenos junto com eles, os capacitor smd tântalo 470uf que estão no amarelo assim como os capacitores pequenos do lado deles não geram continuidade, o ruido se localiza na área das três bobinas. Tirei aquela bobina que esta no branco e coloquei a ponteira preta ali onde ela estava e fui colocando a outra ponteira nas bobinas todas na escala de continuidade e deu valor de 280 em todas.

450px-SAC-001-pwr.jpg.8677c1cf69416558940eadec9854e129.jpg

 

Se tentar ligar o PS4 sem a bobina do quadrado branco ele não vai funcionar porque os 12 vots passam por essa bobina para chegarem nos mosfets logo acima.

As 3 bobinas do retângulo verde possuem um ponto em comum e estão ligadas aos capacitores do retângulo vermelho.

Já a bobina isolada, a que só tem uma no quadrado verde está ligada aos capacitores do quadrado amarelo e não tem nada a ver com as outras 3 bobinas ao lado dela..

Tenho uma placa funcional do modelo SAC-001, mas só poderei rever as medições de resistência no final de semana, se você puder esperar...

Como disse anteriormente esses capacitores dão continuidade com resistência bem baixa.

Ainda não peguei um defeito desses, mas se você diz que as 3 bobinas estão esquentando(e nunca me atentei a ver isso em uma placa funcional) eu removeria as 3 bobinas e compararia o circuito de cada uma.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, LSL disse:

 

Se tentar ligar o PS4 sem a bobina do quadrado branco ele não vai funcionar porque os 12 vots passam por essa bobina para chegarem nos mosfets logo acima.

As 3 bobinas do retângulo verde possuem um ponto em comum e estão ligadas aos capacitores do retângulo vermelho.

Já a bobina isolada, a que só tem uma no quadrado verde está ligada aos capacitores do quadrado amarelo e não tem nada a ver com as outras 3 bobinas ao lado dela..

Tenho uma placa funcional do modelo SAC-001, mas só poderei rever as medições de resistência no final de semana, se você puder esperar...

Como disse anteriormente esses capacitores dão continuidade com resistência bem baixa.

Ainda não peguei um defeito desses, mas se você diz que as 3 bobinas estão esquentando(e nunca me atentei a ver isso em uma placa funcional) eu removeria as 3 bobinas e compararia o circuito de cada uma.

estava pensando em removelas, mas como fiz essas medições e bateu com o q me foi passado nem fiz, mas eu tirando elas qual é o procedimento de comparação de circuito de cada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

3 minutos atrás, marcoeneci disse:

estava pensando em removelas, mas como fiz essas medições e bateu com o q me foi passado nem fiz, mas eu tirando elas qual é o procedimento de comparação de circuito de cada?

 

Eu verificaria a continuidade dos pinos de cada mosfet, pq sem as bobinas elas estariam isoladas, se as medições das 3 der um valor parecido, indica que podem estar boas.

Entretanto não sei se este seria o melhor procedimento, foi uma ideia que tive quando vc falou que as 3 bobinas esquentam.

Mas espere uma segunda opinião/dica.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...