Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Fonte Atx K-MEX 230w - Não liga

Avalie este tópico:


_GD_

Posts em destaque

Olá preciso de ajuda nessa fonte.. 
Ela chegou com o cooler travado de sujeira, a ponto de ficar com o plastico quebradiço, troquei o cooler.
Substitui dois capacitores eletrolíticos de 470uf que estavam levemente estufados.
Perto do transistor CEP3120 a placa apresenta sinais de aquecimento e dois resistores estavam bem desgastados, apesar de estar com as medições normais, troquei mesmo assim.

Quando tento ligar ela da um sinal, o cooler gira bem pouco, mal acende o testador de fonte e a fonte desarma. Se tentar colocar na tomada em seguida novamente nada acontece. A lampada de proteção que tenho não acende se mantenho a fonte ligada.
Medi os diodos da volta e não achei curto. 
Alguém tem alguma dica?

Editado: por _GD_
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, SDTech disse:

teste se há curto na saída da fonte, aterrando a ponteira positiva e usando a positiva, pode detectar se há curto na saída e em qual linha. Os capacitores que trocou foram da saída, tem td pra ter mais defeito aí nesse circuito. Teste os diodos do dissipador



Procurei e nada. Então troquei os transistores pequenos e grandes do dissipador, assim como o diodo. Tbm troquei um diodo menor que estava na região aquecida, juntamente com 2 resistores e até agora nada =(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, SDTech disse:

qual o ci usado nessa placa ?


wt7520

 

 

13 horas atrás, mjske disse:

Há dois transistores de baixo sinal que funcionam como drive dos principais que estão ligados ao ci chaveador. eles são alimentados, geralmente, por 12v vindo do mesmo circuito do 5v standby. De uma olhada e confira se estão funcionando. Boa sorte.


Após os transformadores tem no total 4 transistores pequenos, além dos que tem no dissipador... Já troquei 2 deles e os do dissipador. Vou verificar os outros 2 então

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou virando um trocador de peças =(

Eu medi, e tirando os capacitores e o ci que não tem como saber o resto estavam bom mas troquei mesmo assim.
Troquei os circundados:
Os dois capacitores, o Ci, o trio do dissipador, 4 transistores, um diodo ali perto da bobina que não da pra ver na foto, os resistores na parte que esquentou, atras do dissipador tem mais 2 que não apareceram...

Comparei as medições em cima da placa com outra placa igual, e não achei nenhum outro componente medindo estranho =(

WhatsApp Image 2018-10-26 at 11.11.44.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses transistores pequenos que te pediram pra verificar são drivers da fonte principal, através do sinal do CI tocam o transformador driver, que toca os mosfets da fonte principal. Se já trocou praticamente tudo no secundário, teu defeito pode estar no primário. Verifica os FETs, resistor sensor de corrente, diodos de proteção dos FETs... um dos capacitores do primário está com a capa meio derretida, isso costuma significar defeito. Por ter sobreaquecido, pode ter zuado eles. Verifica os dois se estão Ok.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Retirei o fet e os dois transistores do primario e todos estão medindo direitinho, inclusive o FET está armando e desarmando normalmente.
Troquei os dois capacitores, mais um capacitor de ceramica que estava escuro por causa do aquecimento provavelmente, um diodo normal e um zenner que fica entre os fet e transformadores, só pq não gostei da medida deles hehe.
Os demais estavam medindo normalmente.
Conforme falei anteriormente, eu tenho uma placa igual (e salvo que ela tenha exatamente o mesmo problema que essa, as medidas que faço são exatamente as mesmas. Não achei nenhum componente medindo um pouco diferente para indicar um curto em algum lugar ou algo em aberto).

 

Em 26/10/2018 às 16:31, Halysson disse:

resistor sensor de corrente

Como identifico ele? Medi praticamente todos daquela região e não notei nada. Mas se eu souber qual é já troco.

Caso ninguem tenha mais nenhuma dica, vou desistir dessa fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, mariomendes77 disse:

Já trocou o acoplador ótico?


Agora que vi, eu ja tinha trocado ele. Colocado da outra placa da sucata. Agora coloquei um novinho e tbm não adiantou. Estou desistindo dessa fonte. Vi que tenho outra estragada que serve no lugar, vou arrumar a outra que é mais facil. 
Obrigado a todos que disponibilizaram um tempo para me ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Último teste, essas fontes precisam de uma carga para funcionar. Se estiverem sem carga. ( no 12V é o cooler e as outras tensões tem um resistor de 3 W. ) ou a carga for baixa, as tensões sobem demais e desarma a fonte por sobretensão. Testa ligando uma placa e um hd para ver se ela sobe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, mariomendes77 disse:

Último teste, essas fontes precisam de uma carga para funcionar. Se estiverem sem carga. ( no 12V é o cooler e as outras tensões tem um resistor de 3 W. ) ou a carga for baixa, as tensões sobem demais e desarma a fonte por sobretensão. Testa ligando uma placa e um hd para ver se ela sobe.


Usei um testador de fonte, ligado os 24 pinos + os 4p e também coloquei 2 HD ligados na fonte, mas o problema deu o mesmo, acende o testador, gira meia volta de cooler e desliga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...