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devolvido microondas electrolux 23 litros modelo mef33 não firma ligado

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DinhoOliveira

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Amigos do EBR bom dia. Tenho aqui um microondas electrolux modelo mef33 de 23 litros, muito bem conservado, porém ao ligar na tomada da rede, o mesmo acende o painel, mas quando acionado o botão ligar ele não firma ligado, ou seja logo desliga. Já testei o circuito de alta tensão de está tudo ok, aquecendo normalmente. 

O problema está na placa e não na membrana, pois o comando direto nos pinos da placa não funciona.

Encontrei o D11 conduzindo nos dois sentidos, substituí, mas o defeito persiste.

Relés todos testados, optoacoplador, resistores e capacitores eletroliticos ok.20181030_101509.jpg

Restam os ic 1, ic 2,  e ic 100. Estes não sei testar.

Alguém já passou por isso e pode ajudar?

Muito grato

20181030_102628.jpg

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Em 01/11/2018 às 07:36, mariomendes77 disse:

Se o diodo D11 assinalado estava em curto, deve ter queimado também o Q4. 

Olá @mariomendes77 boa tarde. O Q4 está aberto sem nenhuma condução. O cliente optou pela substituição da placa por uma nova. Aproveito para lhe perguntar qual a melhor tecnica para substituição deste tipo de componente? Muitíssimo obrigado meu irmão.

  • Joinha 1
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Este é um componente smd deve ser trocado com uma estação de retrabalho de ar quente ou se for pequeno como aquele transistor, pode-se usar o ferro de solda e uma pinça para retirá-lo e depois soldar com cuidado.

Pesquisa no Google “soldando smd”

que tem a sua resposta.

  • Joinha 1
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  • 2 anos depois...

Apesar de antigo o tópico, vai uma dica: Ele cita D11 conduzindo nos dois sentidos, mas pela foto, percebe-se que o mesmo não removeu o relê... Como este diodo está em paralelo com a bobina do relê, ele vai perceber condução nos dois sentidos, mas não necessariamente pelo diodo, sim pela bobina do relê!

  • Joinha 1
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  • 7 meses depois...
Em 01/11/2018 às 07:36, mariomendes77 disse:

Se o diodo D11 assinalado estava em curto, deve ter queimado também o Q4. 

 

O IC-2 de 8 pinos localizado no lado cobreado da placa é uma EEPROM ( E2Prom) 24C02WP nele está contido o programa ( firmware) de controle deste forno de Micro Ondas.

Consigo gravar ou copiar esta memória facilmente sem retirá-lo da placa, desde que ela não esteja travada para cópia e gravação.

O IC-1 é um micro controlador,  que controla de display, nele há uma etiqueta com um número 046S00, retirando ela está escrito os dados abaixo:

 

  • SINO WEALTH
  • SH69P26 ( veja o datasheet dele)
  • 1130-W032DU
  • N67P6
  • Etiqueta: 046S00

 

Meu forno é um Eletrolux modelo:   MEF-33

 

Meu defeito aqui era: o BUZZER fica apitando baixinho assim que conectavamos o forno a tomada....ficava um barulhinho ( rosnando ) como se estivesse algo em curto.

Mas tudo funcionava,  incomodava um pouco porque não sabíamos por quanto tempo o aparelho iria suportar .

Eu havia testado tudo mas não encontrei nada errado, pensei em trocar o BUZZER mas cheguei a conclusão que não era.

 

Se alguém mais teve algum defeito que a falha se manifeste no buzzer, relate aqui para maior conhecimento de todos.

 

COMO ACHEI A SOLUÇÃO DO MEU PROBLEMA NESTE FORNO DE MICRO ONDAS

 

Muitos reparadores não explicam detalhadamente o que encontrou ou o que fez durante a pesquisa e análise do defeito.

Em primeiro lugar eu não consegui achar o esquema eletrônico original desta placa ( modelo: BA14117H) produzida pela Midéa.

Após medir tudo com o multímetro, não encontrei nenhum componente semicondutor alterado que condenasse a placa, mas o Buzzer continuava rosnando indicando que havia uma falha, mas antes não havia este fenômeno.

Então resolvi retirar os capacitores e relés para medir,  quando retirei o Relé de potência  aparentemente não parecia nada mas fiquei na dúvida se o valor medido na bobina estava correto, então fui a uma loja de eletrônica com o meu multímetro analógico e comparei o relé da placa com o da loja e logo notei que a impedância da bobina deles não era a mesma, o velho media 271 Ohms e o da loja media algo em torno de 2K Ohms.

Então resolvi adquirir e instalar, quando liguei a placa em 127Vac no CN3 pino N e L, ele apitou o BUZZER más o rosnamento do buzzer sumiu...ou seja a bobina do relé de potência estava mesmo alterado e por algum motivo um aumento de corrente ou queda de tensão no circuito da fonte fazia o BUZZER rosnar acusando uma falha.

Conclui então que: qualquer componente no circuito que drene uma corrente superior a corrente normal de trabalho, poderá causar um estado de falha no circuito e o BUZZER vai rosnar ou apitar diferentemente do normal, isto nos alerta para falhas no circuito eletrônico.

 

Porque editei este post desta forma, para chamar a atenção de todos ou de alguns reparadores que não descrevem direito o passo a passo nas suas pesquisas.

 

Se alguém possui o diagrama eletrônico destas placas, não guarde para sí, coloque em disposição à todos, isto ajuda muito na análise das falhas.

 

Espero ter ajudado com meu relato

 

Abraço ( 73)

Radioamador - PU4ASL

 

 

[Editado]

 

 

MEF-33.jpg

SH69P26.jpg

Editado: por Ademilton da Silva Leite
Defeito obscuro sem solução
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  • 7 meses depois...

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