Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Positivo ultra thin u25b / 71r-c14cu51-t810 / Parou de ligar após troca de teclado/montagem

Avalie este tópico:


_GD_

Posts em destaque

Estou com esse note na bancada que tinha um problema no teclado, algumas teclas não funcionavam. Encomendei um novo e hoje fiz a troca.
Após colocar ele (tem que desmontar tudo, tirar MB pq só remove por baixo) testei e funcionou, parecia que todas teclas funcionavam, então fui para a montagem. Após montar o equipamento e colocar os parafusos, ele acendeu o led e se desligou após uns segundinhos e não mostrou imagem. Senti um leve cheio de queimado. 
Abri e procurei algo fora do lugar, algum resticio de solda, fio, parafuso, qualquer coisa que pudesse caracterizar um erro meu na montagem e nada.
Nem achei mal contato da placa com lataria. Apesar da mesma não ter proteção plastica....
Procurei o componente queimado e não achei.

Liguei novamente e o equipamento acendia o led mas não dava imagem. O led desligava após um tempo...
Experimentei regravar a bios e não adiantou.
A 1x que medi tinha 3.3v nos conectores da bateria, agora sumiu essa tensão...
Quando coloco a ponteira do multímetro no pino 1 da bios e ligo aparece uma tensão que some na hora.

Medindo a placa achei DC_IN, VIN.... 

Alguem tem mais alguma dica?

 

Editado: por _GD_
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

B

28 minutos atrás, _GD_ disse:

Estou com esse note na bancada que tinha um problema no teclado, algumas teclas não funcionavam. Encomendei um novo e hoje fiz a troca.
Após colocar ele (tem que desmontar tudo, tirar MB pq só remove por baixo) testei e funcionou, parecia que todas teclas funcionavam, então fui para a montagem. Após montar o equipamento e colocar os parafusos, ele acendeu o led e se desligou após uns segundinhos e não mostrou imagem. Senti um leve cheio de queimado. 
Abri e procurei algo fora do lugar, algum resticio de solda, fio, parafuso, qualquer coisa que pudesse caracterizar um erro meu na montagem e nada.
Nem achei mal contato da placa com lataria. Apesar da mesma não ter proteção plastica....
Procurei o componente queimado e não achei.

Liguei novamente e o equipamento acendia o led mas não dava imagem. O led desligava após um tempo...
Experimentei regravar a bios e não adiantou.
A 1x que medi tinha 3.3v nos conectores da bateria, agora sumiu essa tensão...
Quando coloco a ponteira do multímetro no pino 1 da bios e ligo aparece uma tensão que some na hora.

Medindo a placa achei DC_IN, VIN.... 

Alguem tem mais alguma dica?

 

Boa Tarde.. se sua placa for igual a essa.. Faz o Jumper do u19  segue o link. wls.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, CJ disse:

@_GD_ esta me parecendo curto em alguma fonte secundária. Verifica se tem as primárias 5, 3 e as vregs, e da uma verificada nas secundárias.

 

Da uma olhada nos pinos dos conectores, se não entortou nenhum e nas usbs.

 

Irei verificar melhor em seguida... porém achei 5v proximo ao conector da bateria, q15 e q18 por exemplo... Porém ainda não localizei de onde vem o 5 e o 3v3...
Olharei os pinos melhor.

 

Agora, DaviPlays disse:

B

Boa Tarde.. se sua placa for igual a essa.. Faz o Jumper do u19  segue o link. wls.

 

 



Esqueci de citar no post, esse pino já esta feito. Algum tecnico já deve ter feitos tempos atrás....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 31/10/2018 às 20:47, wjinformatica disse:

@_GD_ essa placa e 9v no botão amigo!

eu uso uma agulha no ferro de solda facilita essa medição e nãoo tem perigo de fechar curto

normalmente temos 3,3v nesse pino 36 amigo


Resolvi dar uma ultima chance a essa placa. Estava com outros serviços, mas estou precisando resolver ela hoje.

Medi novamente e no pino 36 tem 2,3v com certeza

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Reparei que não tenho nenhuma tensão na BIOS... 
Vou tentar seguir o esquema para ver a origem da falha

Seguindo o esquema, verifiquei a linha 3,3va e constatado que o u20 (OZ8013LN) não possui nenhuma tensão '-'

O 3.3v vem do u20 através dos +5va, então seguindo essa linha, verifiquei que não tinha tensão no u18, e é igual o u19 e tinha uma aparência meio feia... então arranquei fora e jumpei o mesmo.
Agora apareceu algumas linhas de +5va, como por exemplo no Q25, Q14, Q16, Q26..

Porém o u20 ainda não apresenta nenhuma tensão...

Editado: por _GD_
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@_GD_ Essas placa costuma da problema no teclado e passa a ligar e não dar video, geralmente a carcaça que fica entre o teclado e a placa mae enferruja, aqui eu coloco o teclado e depois cubro com alguma fica plastica, ou com um pedado de um saco plastico grosso ai depois coloco aquela carcaça metalica antes da placa.

Outro caso é o u19 reveja se foi feito corretamente, essa placa ainda costuma da pau no u18 que é o mesmo componente (visto que vc ja realizou o jamper, agente elimina), e tambem as vezes nesse Oz costuma queimar, aqui no forum estava vendo agorinha um outro topico que ensinava fazer um jamper para contornar o OZ.

O estranho é esse aumento de 5v para 19v, se o esquema estiver correto entao fritou tudo. Bom verificar a versão da placa

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, denysbr2018 disse:

trocou o teclado com a placa na  fonte  ?


Desligado

2 horas atrás, thiago lucena disse:

@_GD_ Essas placa costuma da problema no teclado e passa a ligar e não dar video, geralmente a carcaça que fica entre o teclado e a placa mae enferruja, aqui eu coloco o teclado e depois cubro com alguma fica plastica, ou com um pedado de um saco plastico grosso ai depois coloco aquela carcaça metalica antes da placa.

Outro caso é o u19 reveja se foi feito corretamente, essa placa ainda costuma da pau no u18 que é o mesmo componente (visto que vc ja realizou o jamper, agente elimina), e tambem as vezes nesse Oz costuma queimar, aqui no forum estava vendo agorinha um outro topico que ensinava fazer um jamper para contornar o OZ.

O estranho é esse aumento de 5v para 19v, se o esquema estiver correto entao fritou tudo. Bom verificar a versão da placa


Vou verificar amanha...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estranhei outra coisa... pensei seguir essa linha de +5VA com 19v para tentar achar algum componente que trabalhasse com 5v e 19v para verificar algum curto. Porém achei isso:
Nessa print, onde apontei a flechaa temos 19v, onde inicia com VIN. Procurei VIN no esquema e achei o VIN do power SW que tem 9v normais. 

Continuei procurando VIN e cheguei no u13, que agora ficou mais estranho. Esse esquema bate com a minha MB, pois nenhum dos dois tem referencia de versão, porém como o esquema diz o u13 tem 43 pinos e na minha MB tem apenas 40 =s


image.pngimage.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@_GD_ as vezes os outros pinos estao por baixo do componentes, caso do 41,42,43, ou creio eu que apenas no esquema fala ai mais se for ver repete o 41 é o gndA mesmo pino 5 ja o 41 é o mesmo 33 e 34, e o 43 é o mesmo do 21-26, mais eles tem 40 pinos mesmo, mais sempre que vc tira eles veja que na parte de baixo tem pad

Editado: por thiago lucena
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, thiago lucena disse:

@_GD_ as vezes os outros pinos estao por baixo do componentes, caso do 41,42,43, ou creio eu que apenas no esquema fala ai mais se for ver repete o 41 é o gndA mesmo pino 4 ja o 41 é o mesmo 33 e 34, e o 43 é o mesmo do 21-26, mais eles tem 40 pinos mesmo, mais sempre que vc tira eles veja que na parte de baixo tem pad


Ok, verifiquei então os outros pinos, parece que bate. No 21 temos que seria o mesmo do do 43, VIN tem 19v ... porém não tem pino de 5 para eu verificar um curto kkk 
Ta complicado

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, thiago lucena disse:

@_GD_ pino 5 é o mesmo 43 GNDA, pino 6 deve ter os 19v tambem, pino 3 GNDA tambem


Estamos falando do mesmo componente? Olha a print que mandei... pino 43 do u13 OZ8660 diz que é VIN e esta junto com 21, 22, 23...
Já o 42 que é GNDA junto com o pino 5

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, thiago lucena disse:

@_GD_ verdade troquei as bolas, o chefe ta dando bronca aqui nos funcionários ai li errado. 


Ow amigo... catei uma pra vender baratinha aqui perto. Vou jogar essa placa na sucata e liberar a nova para o cliente. Uma outra hora tento arrumar essa (mas vou aproveitar a nova e catar as medições para futuras referencias).
Daqui a pouco volto e posto as medições encontradas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...