Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Nobreak Senium vio / 3000va / Erro de sincronismo 220v

Avalie este tópico:


christian.ricard

Posts em destaque

Bom dia, estou com dificuldade nesse nobreak, vamos lá. 

 

Em 220v ele da erro de sincronismo "Falha de sistema, desligando em 60s" em 110v funciona normal tanto na rede como em bateria. 

 

Alguém poderia me dar alguma dica sobre esse modelo? É difícil achar o esquema dele. 

 

Abraços a todos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, christian.ricard disse:

 

Já chegou assim, ainda não fiz nada. 


Entendi. Já peguei vários que deram esse problema de erro de sincronismo. A questão é que não eram Senium Vio, desses eu nunca peguei, eram Senium Wide, mas imagino que seja praticamente o mesmo nobreak, muda gabinete e poucos detalhes no circuito. A tensão da bateria é diferente.
Olhando aqui, teu nobreak funciona com 24 volts, não deve ser essa tensão que alimenta os operacionais e drivers, ele deve ter uma fonte interna. No caso do Senium Wide, essa fonte é buck, dependendo do modelo utiliza BD139-16 ou IRF520N. Se essa fonte tem problemas, pode ocasionar esse erro de sincronia, assim como diversos outros erros. Ela é bem "sensível". Se tiver mesmo essa fonte buck, verifica toda ela, transistores, capacitores de filtragem, etc. Ou mesmo se for regulador normal, com transistor e zener, ou 7815, verifica a tensão e filtragem. A propósito, no Wide ela é simétrica, tem +15 e -15 volts, quem faz o -15 é um conversor a capacitor (charge pump). Se tiver um TL074 no circuito, também deve ter fonte simétrica aí.
Também já peguei resistor aberto, se não me falha a memória era um 100K, mas não vou lembrar a posição, ficava próximo aos relés mas não tem relação direta com chaveamento deles.

Quanto ao que o @edward linux te aconselhou, no Senium Wide quem comuta os relés é um ULN2003, talvez no Senium Vio também seja.

 

Quanto a esquema, nunca consegui muita coisa da Ragtech, e nesse modelo não foi diferente. O que eu tenho são desenhos feitos por mim mesmo, de praticamente toda a placa. (Peguei muitos desses pra uma empresa de TI daqui, os desenhos me ajudaram bastante)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/11/2018 às 09:36, Halysson disse:


Entendi. Já peguei vários que deram esse problema de erro de sincronismo. A questão é que não eram Senium Vio, desses eu nunca peguei, eram Senium Wide, mas imagino que seja praticamente o mesmo nobreak, muda gabinete e poucos detalhes no circuito. A tensão da bateria é diferente.
Olhando aqui, teu nobreak funciona com 24 volts, não deve ser essa tensão que alimenta os operacionais e drivers, ele deve ter uma fonte interna. No caso do Senium Wide, essa fonte é buck, dependendo do modelo utiliza BD139-16 ou IRF520N. Se essa fonte tem problemas, pode ocasionar esse erro de sincronia, assim como diversos outros erros. Ela é bem "sensível". Se tiver mesmo essa fonte buck, verifica toda ela, transistores, capacitores de filtragem, etc. Ou mesmo se for regulador normal, com transistor e zener, ou 7815, verifica a tensão e filtragem. A propósito, no Wide ela é simétrica, tem +15 e -15 volts, quem faz o -15 é um conversor a capacitor (charge pump). Se tiver um TL074 no circuito, também deve ter fonte simétrica aí.
Também já peguei resistor aberto, se não me falha a memória era um 100K, mas não vou lembrar a posição, ficava próximo aos relés mas não tem relação direta com chaveamento deles.

Quanto ao que o @edward linux te aconselhou, no Senium Wide quem comuta os relés é um ULN2003, talvez no Senium Vio também seja.

 

Quanto a esquema, nunca consegui muita coisa da Ragtech, e nesse modelo não foi diferente. O que eu tenho são desenhos feitos por mim mesmo, de praticamente toda a placa. (Peguei muitos desses pra uma empresa de TI daqui, os desenhos me ajudaram bastante)

 

 

Obrigado pelos retornos.... vou efetuar esses testes e volto com resultados.

 

Abraços a todos...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/11/2018 às 09:36, Halysson disse:


Entendi. Já peguei vários que deram esse problema de erro de sincronismo. A questão é que não eram Senium Vio, desses eu nunca peguei, eram Senium Wide, mas imagino que seja praticamente o mesmo nobreak, muda gabinete e poucos detalhes no circuito. A tensão da bateria é diferente.
Olhando aqui, teu nobreak funciona com 24 volts, não deve ser essa tensão que alimenta os operacionais e drivers, ele deve ter uma fonte interna. No caso do Senium Wide, essa fonte é buck, dependendo do modelo utiliza BD139-16 ou IRF520N. Se essa fonte tem problemas, pode ocasionar esse erro de sincronia, assim como diversos outros erros. Ela é bem "sensível". Se tiver mesmo essa fonte buck, verifica toda ela, transistores, capacitores de filtragem, etc. Ou mesmo se for regulador normal, com transistor e zener, ou 7815, verifica a tensão e filtragem. A propósito, no Wide ela é simétrica, tem +15 e -15 volts, quem faz o -15 é um conversor a capacitor (charge pump). Se tiver um TL074 no circuito, também deve ter fonte simétrica aí.
Também já peguei resistor aberto, se não me falha a memória era um 100K, mas não vou lembrar a posição, ficava próximo aos relés mas não tem relação direta com chaveamento deles.

Quanto ao que o @edward linux te aconselhou, no Senium Wide quem comuta os relés é um ULN2003, talvez no Senium Vio também seja.

 

Quanto a esquema, nunca consegui muita coisa da Ragtech, e nesse modelo não foi diferente. O que eu tenho são desenhos feitos por mim mesmo, de praticamente toda a placa. (Peguei muitos desses pra uma empresa de TI daqui, os desenhos me ajudaram bastante)

 

 

Boa tarde, achei 2 resistores carbonizados, o R37 e o R16, porém não consigo identificar os valores, da pra saber q é um 5 faixas somente. Pode até ser de 100k pq começa com Marrom-preto....

 

Se alguém puder ajudar agradeço....Abraços e bom final de semana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/11/2018 às 09:31, Halysson disse:

Bom dia! R37 tenho anotado aqui como sendo 100k mas não tenho desenho dessa parte do circuito, não sei te dizer aonde vai conectado. R16 como 2k2, vai pra base do transistor Q5 (BD140-16), dá uma conferida se é isso mesmo.

 

Bom dia, consegui os valores tb, o R37 é sim um 100k, o R16 é de 1K, efetuei a troca dos 2 e mudamos pro seguinte defeito, quando ligado direto na rede 220v ele inicia em modo bateria e fica bipando tentando entrar em rede e logo da "falha de sistema...." se ligado em 110v ele inicia normal... se ligando em 110v tirando da tomada e passando para 220v dá "rede alta" e fica assim por +- 30 segundos e logo "falha de sistema..."

 

Ahh, aqui o R16 vai pra uma série de resistores que acaba indo pro RL1 ( entrada ), vou ver se tenho algum rele desse tipo por aqui pra testar tb.

 

Vou continuar seguindo suas orientações anteriores... muito obg...Abraços e boa semana.

 

Editado: por christian.ricard
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...