Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Nobreak Engetron / SEN3000c / Desligando

Avalie este tópico:


Alisson .

Posts em destaque

Olá pessoal bom dia.

 

Estou com um Nobreak Engetron SEN3000c e o capacitor próximo ao transformador estourou. Esse nobreak liga normalmente e após um certo tempo ele desliga as saídas AC. Vou trocar as baterias que estão velhas e gostaria de saber as especificações desse capacitor.

 

Alguém teria o manual de serviço ou algum nobreak desse para verificar que capacitor é esse?

 

Agradeço.

WhatsApp Image 2018-11-02 at 09.08.06.jpeg

Editado: por Alisson .
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, isso aí deveria ser um capacitor anti-chama... imagina se não fosse. Esquema desse nobreak eu não tenho, se não conseguir, comparando com modelo de potência parecida da SMS seria 10uF x 250VAC, se a saída é 110V. Se é 220V eu procuraria tensão maior. Valor dele não é crítico.
Quanto a desligar a saída, alguns nobreaks desligam sem carga. Poe uma carga na saída dele pra ver se fica ligado.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/11/2018 às 11:13, Halysson disse:

Rapaz, isso aí deveria ser um capacitor anti-chama... imagina se não fosse. Esquema desse nobreak eu não tenho, se não conseguir, comparando com modelo de potência parecida da SMS seria 10uF x 250VAC, se a saída é 110V. Se é 220V eu procuraria tensão maior. Valor dele não é crítico.
Quanto a desligar a saída, alguns nobreaks desligam sem carga. Poe uma carga na saída dele pra ver se fica ligado.

 

Vlw Halysson

 

O capacitor da saída também está danificado pode ser ele o responsável pelo desligamento das saídas. Resumo: trocar os dois capacitores, as três baterias e um fio derretido da bateria (o capacitor colocou fogo nele rs).

 

Não achei em nenhum local as especificações desses capacitores, agora to pensando se realmente vale a pena arrumar esse nobreak, não compreendo como e/ou porque ele pegou fogo e continuou funcionando.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eles são utilizados pra filtragem mesmo, remover ruído da saída, transientes...
Como eu disse, nessas aplicações devem ser especiais: não tem polaridade e são testados em tensões muito mais altas do que as marcadas no corpo justamente por tomarem essas transientes na testa. E também não deveriam entrar em curto, se não me engano são parecidos com poliéster, deveriam ser "auto regenerativos" em caso de curto entre placas.

Também devem ser antichama. Parecidos com aqueles tipo X2 quadrados amarelos de entrada de fonte, ou aqueles Y2 azuis cheios de desenhos. No lugar desses até dá pra por capacitores normais, mas já vi o que acontece com eles em caso de falha... nada muito bonito.

Esse que queimou fica na entrada? Pode ser por raio, ou alguma transiente forte mesmo, talvez é utilizado em alguma fábrica. O da saída pode ter queimado por alguma carga indutiva ligada na saída, jogou EMF de volta no nobreak, o capacitor tentou se livrar dela e falhou.
Ou falha do componente mesmo, embora seja estranho os dois queimarem.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • 3 meses depois...

Capacitor de saída do inversor. 30uf/250VCA. Desligamento pode ser por defeito na chave liga desliga (modelo mais antigo) o que parece esse NB não ser. Para desligar a saida devido as baterias só e houver um pique e ao transferir não possuir barramento DC. Qual o modelo do cartão 839?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...