Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Gigabyte - GA-78LMT-S2 - Sem vídeo externo

Avalie este tópico:


Posts em destaque

9fRZbL&key=03616ea05b16e64bf33cbbaf2656b

 

Bom dia pessoal do fórum. Sou hobysta em eletrônica e estou com uma placa mãe GIGABYTE GA-78LMT-S2 que foi retirada do meu pc por não dar vídeo. Tenho interesse em encontrar o Esquema da referida placa para poder iniciar meus estudos sobre a mesma. Alguém do fórum poderia me ajudar fornecendo o esquema?  Desde já agradeço a atenção de todos.

Editado: por FLAVIOTECH
Seguir o padrão de organização para o título
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, a Rev. é 1.0

Ainda não foram feito testes, pois primeiro gostaria de entender todo o funcionamento,  principalmente as principais tensões etc, pois meu grande interesse é o estudo da placa, porém ainda não disponho do esquema...

Editado: por edivamsan
Informação incorreta
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas sem vc efetuar os testes básicos, como constatará se a placa tem defeito físico ?

mesmo q seja para a finalidade de estudo, só detectamos defeitos físicos, com os testes básicos:

verificação visual (oxidações)

limpeza dos slots

limpeza e(ou) troca da(s) memórias

troca de processador

troca de fonte

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador Global

@edivamsan ,seu tópico foi movido para a área correta » Motherboards, PCs, All In One & Cia

 

Saiba como selecionar a área correta para criar o seu próximo tópico »

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, edivamsan disse:

retirada do meu pc por não dar vídeo

no caso de ajuda, só vai ser possível assim que informa que testou memorias,regravou bios,processador substituído,e testes como 3v3 da bios,1v5_ddr, 1v8 cpu , por fim se a fonte esta boa,sabes que se a fonte estivem sem o sinal de pgood já erra ai condenamos logo as unidade lógicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, SDTech disse:

Essa placa só tem 3 rev: 1.0, 1,1 e 1,2

Isso, a rev é: 1.0

a placa foi trocada do meu pc já faz algum tempo em uma assistência...

encontrei aqui... e me deu interesse em estudá-la

Como não tenho memória, processador sobressalente, ainda não fiz esses testes básicos

aparentemente não há oxidações 

pretendo dar vida a essa placa, mas entendendo "o porque" ela precisou ser substituída

para fazer o teste terei que desmontar o  pc que está funcionando para pegar memória e processador

logo que faça isso colocarei aqui os resultados iniciais

10 horas atrás, SDTech disse:

mas sem vc efetuar os testes básicos, como constatará se a placa tem defeito físico ?

mesmo q seja para a finalidade de estudo, só detectamos defeitos físicos, com os testes básicos:

verificação visual (oxidações)

limpeza dos slots

limpeza e(ou) troca da(s) memórias

troca de processador

troca de fonte

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, edward linux disse:

no caso de ajuda, só vai ser possível assim que informa que testou memorias,regravou bios,processador substituído,e testes como 3v3 da bios,1v5_ddr, 1v8 cpu , por fim se a fonte esta boa,sabes que se a fonte estivem sem o sinal de pgood já erra ai condenamos logo as unidade lógicas.

Essas informações já estão me ajudando, pois já tenho como fazer os testes básicos...

pretendo usar memória, processador e fonte que realmente estejam funcionando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, TANGOBRAVO disse:

Me parece que o primeiro teste a ser feito é o ligar sem os módulos de memórias.

Tens buzzer?

Se tiver, espete nos pinos "Speak" da placa mãe para ouvir pelos bipes o que o sistema tem a te dizer.

 

Acho uma boa ideia...

amanhã irei procurar um buzzer... e uma fonte boa e espetarei na "bichinha"

sobre a verificação das tensões, ainda não tenho muita certeza onde encontrá-las, pois ainda não tenho o esquema, mas já tenho uma pequena noção

e vou ver no que vai dar

postarei as primeiras impressões aqui pros senhores

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, senhores.

Como prometi, hoje montei a placa numa fonte testada, sem o processador e sem memória; coloquei apenas um buzzer, seguindo a dicas do TANGOBRAVO e também  Instalei também um cooler para ver se a placa ligava (startava). A princípio notei que ao ligar o power a ventoinha do cooler apenas dava um pequeno movimento, sem disparar totalmente;

Com um multímetro realizei alguns testes para verificar a presença de tensões, as quais apresento a seguir:

1- Tensão de SB (conector fio roxo): 5v;

2- Tensão de PS-ON (conector fio verde): 5v;

3- Pino conector do POWER: 5v;

4- MOSFETs de alta: (G= 1,35v ), (D=12v) e (S=0,8v);

5- MOSFETs de baixa: (G= 115v ), (D=0,8v) e (S=0v);

6- Bobinas do VCORE: 0,8v;

7-Bobina L2, próxima a Ponte Norte: 1,2v;

8- Bobina L3, próx. ao slot de memória: 5,2v;

9- Bobina L4, localizada também próx. ao slot de memória: 1,5v

Observei durante os testes aquecimento moderado nas pontes norte e sul e também no chip de frequência ou clock que está localizado próximo ao cristal de 14mhz;

Eis as minhas primeiras impressões no estudo desta placa que pretendo ressuscitá-la, quem sabe.

Valeu. 

Obrigado pelas dicas até aqui, e vou ver se consigo baixar uma apostila que tem aqui para download e prosseguir com as análises.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa tarde. Se a placa liga e desliga (ventoinha pequeno movimento), parece que está desarmando a fonte. Se não o cooler tem girar normal. Se ela desliga, experimente retirar o P4 (quatro pinos que mandam 12v para gerador voltagem do processador). O buzzer ...? Não é regra, dele apitar. Na maioria das placas de hoje, não tem mais o retorno das placas antigas, que sinalizavam os pontos basicos de teste. Outra coisa, ELE só vai apitar se o processador estiver na placa, e estiver com voltagens e sinais para poder ler a inicialização da bios. Se o fio verde está com 5v,  então a placa não está ligada, pois é ele que faz fonte liberar todas voltagens. Mas você disse bobina L4, parece ser gerador voltagem da memoria estar com 1,5v que é o correto... Não entendo mais nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...