Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Positivo/POS-PIB75CX/ Ligando Sozinho

Avalie este tópico:


Posts em destaque

@celopcelinho esse negocio de transformar bin para iso esquece amigo, dessa forma vc nao consegue atualizar bios. Vc precisa de um gravador de eprom para jogar o binario para dentro do chip.

De todas formas eu acho pouco provavel o defeito ser BIOS mas é valido a tentativa de gravação. 

 

Verifique na bios nas opções de energia "power management" se tem alguma opção do tipo "resume by alarm", etc e também verifique as opções tipo "ac back" que é quando o pc fica sem energia ele é ligado automaticamente quando retorna energia. Não sei te dizer qual é a opção correta, pois existem muitos tipos diferentes de bios é dificil de saber decor todos. Mas como ja deu reset na BIOS acredito que as opções estao default de fabrica e essas opções todas ja estao desabilitadas. 

 

Já peguei casos de ser a fonte a causadora do problema mas é comum o SIO ou PS com defeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Shrimp_Green disse:

@celopcelinho esse negocio de transformar bin para iso esquece amigo, dessa forma vc nao consegue atualizar bios. Vc precisa de um gravador de eprom para jogar o binario para dentro do chip.

De todas formas eu acho pouco provavel o defeito ser BIOS mas é valido a tentativa de gravação. 

 

Verifique na bios nas opções de energia "power management" se tem alguma opção do tipo "resume by alarm", etc e também verifique as opções tipo "ac back" que é quando o pc fica sem energia ele é ligado automaticamente quando retorna energia. Não sei te dizer qual é a opção correta, pois existem muitos tipos diferentes de bios é dificil de saber decor todos. Mas como ja deu reset na BIOS acredito que as opções estao default de fabrica e essas opções todas ja estao desabilitadas. 

 

Já peguei casos de ser a fonte a causadora do problema mas é comum o SIO ou PS com defeito.

Obrigado pela atençao, mas como eu disse ja troquei todas as peças possiveis, ja desativei todas as opçoes que dao acesso remoto para ligar o pc, ja desativei tudo isso no setup e tambem no Sistema operacional. a unica coisa que ainda nao foi testado eh essa atualizaçao. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@celopcelinho 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

É muito comum dessoldar o chip regravar e soldar novamente caso seja SMD, inclusive tem colegas que ja fazem de olhos fechados hehe é questao de pratica amigo. Assim como em qualquer reparo de placa mae é necessário dessoldar SMD's 

 

Outra forma de atualizar BIOS é pelo executavel disponibilizado pelo fabricante, um programa que roda no windows ou até em DOS. nesse caso nao saberia informar se existe algum arquivo disponivel para sua placa. Essa ultima foto que anexou é o SIO da placa e nao BIOS. 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@celopcelinho E pela foto que postou a placa parece bem suja. A primeira coisa que faço sem dúvida é uma boa limpeza na placa, deixar ela brilhando para entao prosseguir com os testes. Particularmente retiro a placa mae do gabinete para fazer qualquer teste. Em alguns casos uma boa limpeza resolve muitos problemas e fica visivel caso existe algum componente avariado.

Existem muitas tecnicas de limpeza de placa. Alguns lavam com agua e detergente, alguns com banho quimico e estufa outros apenas usam o alcool isopropilico... enfim, no forum temos alguns topicos com esse tema 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@celopcelinho chegou a ver o link que postei no topico #30 dos diferentes encapsulamento de chips BIOS, vc sabe como é o encapsulamento de bios? Desculpe a pergunta mas vc é usuário final ou técnico?

Na sua placa alguns componentes estao nomeados como buzzer, bateria, fan, etc.... Pela foto que achei na internet eu acredito que sua bios está onde circulei em vermelho veja: 

intel.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, celopcelinho disse:

@Shrimp_Greenachei , é um winbond 25064fvsig, a placa foi limpada com alcool isopropilico e nao adiantou, esse gravador de BIOS serve para todos modelos de encapsulamento ou preciso de um especifico ?

obrigado.

20181109_120656.jpg

O gravador de Bios suporte uma vasta quantidade de CHIPs, dependendo do modelo que escolher ele vai precisar de adaptadores. o @Shrimp_Green pode lhe dá mais detalhes técnicos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@celopcelinho Nobre, agora percebi que ficou melhor sua placa!! Bem limpinha.  Sempre quando testo retiro todos os perifericos, cabos sata e conectores USB frontais, etc. Deixo apenas a fonte, memoria e processador. Facilita na manutenção. 

 

Com relação ao gravador de BIOS. Existem no mercado diversos modelos de gravadores, diversos valores e cada gravador com sua especificação e particularidade. Nao entrarei em detalhes pois no fórum temos tópicos abordando esse assunto.

 

Para iniciante recomendo o CH341, ele atende uma vasta gama de chips, é bem versátil e facil de usar. Quem trabalha com manutenção é fundamental um gravador desses, quebra muitos galhos!

Vc encontra esse gravador que citei por um preço bem acessível no ML. Vem incluso os adaptadores para os chips. Deixo a foto do gravador abaixo. 

 

Lembrando que eu acredito que seu problema nao esta relacionado a bios mas é válido a tentativa de regravação, além disso se vc trabalha com manutenção é uma ótima ferramenta para ter em bancada. 

Boa sorte. 

 

 

341.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 05/11/2018 às 14:24, celopcelinho disse:

1) Desligo o computador normalmente, e ele ja inicia sozinho se não tirar a tomada.

2) foram feitos todos os testes possíveis, resetei a BIOS, formatei, desativei as todas opçoes de acionamento remoto tanto na BIOS como no services.msc e no msconfig. 

3)acredito que so resolverei atualizando a BIOS, porem o arquivo que encontrei nesse forom nao tive permiçao para baixar, encontrei ele nesse link 

, inclusive a pessoa estava com o mesmo problema, se alguem puder me passar esse arquivo pra eu fazer o ultimo teste ficarei muito grato.

Desde ja obrigado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...