Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Fonte de bancada caseira - procuro esquema com regulagem de tensão

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Boa noite turma, tudo bom? Eu estou fazendo um curso de técnico em eletrônica e atualmente ja trabalho com manutenção de notebooks e gostaria de juntar o útil ao agradável. Preciso fazer um trabalho para meu curso que consiste em criar algo do zero e logo pensei em uma fonte de bancada caseira, construir a placa do zero mas estou com dificuldade de achar uma que se ajuste no que eu preciso. Não precisa ser uma master fucking fonte, sendo de 0v a 20v e uns 3A creio que ja está mais qe suficiente ou até 24v algo assim. Alguém tem algum esquema com regulagem de tensão para mim poder utilizar nos notebook e claro que em placas que possui curto circuito nas linhas?

Achei alguns projetos só achei meio complexos.. tem uma no forum de 0-30v mas achei bem complexo o circuito dela (pra mim).

Grato desde já a atenção de todos!

Editado: por GBS_Info
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei este projeto, porém não tenho certeza se irá funcionar corretamente e gostaria de zerar ela e subir de uma maneira suave, sem picos.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Este outro com uma alteração no trafo para uma corrente um pouco maior: 

Editado: por Israel Lorandi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo, eu também tentei fazer, usando um LM317 e um TIP145. Porém algo no circuito não está funcionando, meu multímetro tinha queimado no dia que estava fazendo os testes, ele caiu no chão e ficava aprendendo só " 1" já era, agora não aparece mais nada.

 

Más se você quiser tentar, pode usar um regulador  dc-dc step down, ou também usar o LM2596, já encontrei esse regulador em tamanho natural em um rádio automotivo da Hbuster. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Luiz Guilherme disse:

Olá amigo, eu também tentei fazer, usando um LM317 e um TIP145. Porém algo no circuito não está funcionando, meu multímetro tinha queimado no dia que estava fazendo os testes, ele caiu no chão e ficava aprendendo só " 1" já era, agora não aparece mais nada.

 

Más se você quiser tentar, pode usar um regulador  dc-dc step down, ou também usar o LM2596, já encontrei esse regulador em tamanho natural em um rádio automotivo da Hbuster. 

Pois é mano, eu to procurando um esquema pois encontrei alguns na net mas não sei se confio... kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha experiência pessoal com projetos de fontes diz que a simplicidade cobra seu preço.

O melhor projeto que encontrei em anos pesquisando sobre o tema continua sendo aquele que todo mundo quando está iniciando olha e se assusta, o mesmo que o @byte e o @Bruno Faria montaram uns anos atrás tem um tópico do Bruno em que ambos postaram sobre a montagem desta fonte, que tem controle de corrente e tensão. 0-30v 0-3A é fácil de conseguir com ela, e se quiser da pra tirar 10A dela adicionando alguns componentes, na época eu não compreendia esse esquema, hoje eu sei exatamente como ele funciona e caso queira posso explicar e ajudar na montagem, tempos atrás o @claudio070 montou uma com base no mesmo esquema com algumas pequenas alterações.

 

Só tem vantagens nesse esquema, você vai ter uma boa fonte adequada para o propósito que deseja que é localizar curtos, sem controle de corrente até da pra usar mas é meio que um tiro no pé, além disso podes aproveitar pra aprender sobre eletrônica de potência analógica, e sobre o funcionamento de OP-AMPS, além disso vais economizar tempo e dinheiro em componentes visto que se for corretamente montada ela não costuma incomodar, ao contrário da maioria dos projetos que vemos por aí que não são adequados para localizar curtos, embora funcionem muito bem para alimentar circuitos na bancada.

 

Eu tenho inclusive uma montagem similar e simplificada dela na minha protoboard, tenho esquema, desenho da PCB, e simulação dela, que posso até disponibilizar para download, com a simulação podes entender mais facilmente como este tipo de arranjo funciona.

Este projeto eu ia postar ano que vem no blog, mas posso adiantar a postagem dos arquivos se for do seu interesse, ele pode ter como base um transformador, ou uma fonte ATX modificada. 

 

 

 

 

 

  • Joinha 3
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Neo disse:

A minha experiência pessoal com projetos de fontes diz que a simplicidade cobra seu preço.

O melhor projeto que encontrei em anos pesquisando sobre o tema continua sendo aquele que todo mundo quando está iniciando olha e se assusta, o mesmo que o @byte e o @Bruno Faria montaram uns anos atrás tem um tópico do Bruno em que ambos postaram sobre a montagem desta fonte, que tem controle de corrente e tensão. 0-30v 0-3A é fácil de conseguir com ela, e se quiser da pra tirar 10A dela adicionando alguns componentes, na época eu não compreendia esse esquema, hoje eu sei exatamente como ele funciona e caso queira posso explicar e ajudar na montagem, tempos atrás o @claudio070 montou uma com base no mesmo esquema com algumas pequenas alterações.

 

Só tem vantagens nesse esquema, você vai ter uma boa fonte adequada para o propósito que deseja que é localizar curtos, sem controle de corrente até da pra usar mas é meio que um tiro no pé, além disso podes aproveitar pra aprender sobre eletrônica de potência analógica, e sobre o funcionamento de OP-AMPS, além disso vais economizar tempo e dinheiro em componentes visto que se for corretamente montada ela não costuma incomodar, ao contrário da maioria dos projetos que vemos por aí que não são adequados para localizar curtos, embora funcionem muito bem para alimentar circuitos na bancada.

 

Eu tenho inclusive uma montagem similar e simplificada dela na minha protoboard, tenho esquema, desenho da PCB, e simulação dela, que posso até disponibilizar para download, com a simulação podes entender mais facilmente como este tipo de arranjo funciona.

Este projeto eu ia postar ano que vem no blog, mas posso adiantar a postagem dos arquivos se for do seu interesse, ele pode ter como base um transformador, ou uma fonte ATX modificada. 

 

 

 

 

 

@Neo Boa noite mestre dos magos kkkk. Amigo se for possível postar ficarei bem feliz e seria exatamente o que eu gostaria de fazer, sou bem leigo mas creio que consigo, de repente com algum auxílio aqui ou outro ali saí algo. Gostaria de fazer com trafo e fazer a PCB e tudo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa...

 

Confirmo que o projeto que montei é confiável sim, a única dificuldade é achar o (ou os, a depender da potência de saída desejada) transistor da etapa de potência original ou genérico do bom que não fique abrindo sua junção.

 

Segue o link: 

PS: @Neo,  parabéns pelo Global!

 

 

Editado: por Bruno Faria
  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Israel Lorandi Fui conferir meu projeto, e do jeito que está, tanto o esquema como a placa, só da pra montar usando a ATX modificada como base.

Claro que é possível modificar algumas coisas pra ser compatível com o transformador, mas desenhar nova placa pode levar algum tempo, então se estas empolgado pra fazer agora, e a ideia é usar mesmo o transformador como base, recomendo seguir com o esquema e a placa do @Bruno Faria.

 

Eu teria que adicionar o circuito de charge pump pra criar o rail negativo que alimenta o op-amp, pois na ATX já temos uma saída negativa... E também o circuito de retificação e filtragem que vem logo após o transformador.

E tava conferindo também que devido ao fato de pretender usar as saídas de 5v e 3.3V da fonte ATX modificada para alimentá-la, acabei fazendo uma placa com duas fontes...

 

A minha ideia quando iniciei este projeto era ofertar a quem trabalha com manutenção de placas de note uma fonte mais completa.

A saída de 12V da ATX após modificação pode chegar a 24.8V e sendo assim seria perfeita pra usar na alimentação de placas de note em conserto, adicionas um medidor de corrente e tensão e ta pronto, o legal disso é que a ATX encontrando curto na linha vai desarmar protegendo a placa.

Aí como temos as duas saídas de potência sobrando, que seriam a linha de 5V e a linha de 3.3V, que com a modificação tem tensões mais elevadas também, a ideia era utilizá-las justamente para localizar curtos ou simular tensões ausentes na placa. 
Sendo assim a soma dos dois projetos ATX modificada + Fonte Dual, propiciariam ao técnico ter uma fonte com 3 saídas positivas de tensões e corrente distintas, uma alimentando a entrada da placa que só tem a tensão regulável, e outras duas com controle de corrente e tensão, com tensões mais baixas, ideais para localizar curtos, e para outros diversos fins.

 

Postei o esquema mais parecido que tenho desta fonte do Bruno: 

 

Tem umas poucas diferenças, mas pra entender como ela funciona dá, lembrando que do jeito que está aí ela não funciona no mundo real. Se montar do jeito que está aí é kabOoOOOm garantido.

Quando eu projetei isso aí era pra usar outros componentes que são difíceis de encontrar, e acabei largando mão, de qualquer forma serve para explicar os circuitos da fonte.
Usando isso aí como base de estudo qualquer um pode entender como a fonte funciona, e se for necessário explicar alguma coisa todos terão o esquema pra seguir e compreender. ;D 

 

 

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/11/2018 às 19:33, Neo disse:

A minha experiência pessoal com projetos de fontes diz que a simplicidade cobra seu preço.

O melhor projeto que encontrei em anos pesquisando sobre o tema continua sendo aquele que todo mundo quando está iniciando olha e se assusta, o mesmo que o @byte e o @Bruno Faria montaram uns anos atrás tem um tópico do Bruno em que ambos postaram sobre a montagem desta fonte, que tem controle de corrente e tensão. 0-30v 0-3A é fácil de conseguir com ela, e se quiser da pra tirar 10A dela adicionando alguns componentes, na época eu não compreendia esse esquema, hoje eu sei exatamente como ele funciona e caso queira posso explicar e ajudar na montagem, tempos atrás o @claudio070 montou uma com base no mesmo esquema com algumas pequenas alterações.

 

Só tem vantagens nesse esquema, você vai ter uma boa fonte adequada para o propósito que deseja que é localizar curtos, sem controle de corrente até da pra usar mas é meio que um tiro no pé, além disso podes aproveitar pra aprender sobre eletrônica de potência analógica, e sobre o funcionamento de OP-AMPS, além disso vais economizar tempo e dinheiro em componentes visto que se for corretamente montada ela não costuma incomodar, ao contrário da maioria dos projetos que vemos por aí que não são adequados para localizar curtos, embora funcionem muito bem para alimentar circuitos na bancada.

 

Eu tenho inclusive uma montagem similar e simplificada dela na minha protoboard, tenho esquema, desenho da PCB, e simulação dela, que posso até disponibilizar para download, com a simulação podes entender mais facilmente como este tipo de arranjo funciona.

Este projeto eu ia postar ano que vem no blog, mas posso adiantar a postagem dos arquivos se for do seu interesse, ele pode ter como base um transformador, ou uma fonte ATX modificada. 

 

 

 

 

 

Com certeza funciona e muito bem e quer saber??Não deixa nada a desejar para estas vendidas nos sites chineses por mais de R$300,00 custo e benefícios que compensam quebrar cabeça para montar a fonte.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Neo Obrigado meu amigo, vou seguir sua recomendação =D Mas guardarei seu projeto para um projeto ou mais para frente quando tiver um pouco mais de tempo =D.

@Bruno Faria Vou tentar fazer este seu circuito ai e vamos ver se ficou com as duas ou só com uma sobrancelha hahaha. Qualquer dúvida dou um grito aqui!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...