Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
MrJapao

em análise Hp dv5-2114BR / 6050a2313401-mb-a03/ Não Liga

Avalie este tópico:

Posts em destaque

MrJapao    16

Boa tarde. 

Testes e situação da placa: não apresenta leds, Bios ok, sem 3v e 5v. Chegando 19V no pino 4 do CI Power U802.

20181108_204838.jpg

Editado: por MrJapao
  • Joinha 1

Compartilhar este post

Link para este post
Compartilhar em outros sites
CJ    1.181

@MrJapao se não tem as tensões primárias 5 e 3 volts a placa não vai ligar mesmo.

Nesse caso você deve verificar se não há curto ou fuga nessas linhas, se tem o EN (habilitação) e se tem a tensão de alimentação do pwm.

Esta com o esquema em mãos?

• Joinha 1

Compartilhar este post

Link para este post
MrJapao    16
Em 07/11/2018 às 18:56, CJ disse:

@MrJapao se não tem as tensões primárias 5 e 3 volts a placa não vai ligar mesmo.

Nesse caso você deve verificar se não há curto ou fuga nessas linhas, se tem o EN (habilitação) e se tem a tensão de alimentação do pwm.

Esta com o esquema em mãos?

Como vai. Desde já agradecendo a atenção. Não encontrei nem esquema nem boardview no forum, uma das linhas parece estar em curto mesmo. Preciso do esquema para identificação dos componentes.

Compartilhar este post

Link para este post
MrJapao    16
3 minutos atrás, kill3r disse:

Confirme se não é este o esquema...

(Estou no telemóvel)

Já com o esquema INVENTEC- 6050A2313401-MB -1225- 12872.pdf. Obrigado.

Compartilhar este post

Link para este post
kill3r    23

Se não estou errado o U826 (TPS51125) é o responsável por gerar os 3v e 5v agora a fazer o que o nosso amigo CJ disse ver se o pwm está alimentado por 19v no pino 16 e habilitado pino 13

No YouTube há um vídeo que explica muito bem o funcionamento do 51125 feito por um colega aqui do fórum.

• Joinha 1

Compartilhar este post

Link para este post
MrJapao    16

@CJ @kill3r 

Verificando o PWM U826, contatei que não chega tensão nos pinos 13(EN) e 16(VIN) alimentados por +VBATR. Reparei que o capacitor C1199 (mesma linha de +VBATR), com terra, está bipando em ambos os lados. Creio esta linha estar em curto, estou certo? Como procedo?

u826.PNG

Compartilhar este post

Link para este post
MrJapao    16
12 minutos atrás, wjinformatica disse:

@MrJapao troque ele

@wjinformatica Creio não ser ele o problema, apenas um indicador de curto na linha, qualquer componente da mesma linha também irá apresentar curto. Acho que trocá-lo não é o caminho correto a seguir.

Compartilhar este post

Link para este post
SDTech    500
1 hora atrás, MrJapao disse:

@wjinformatica Creio não ser ele o problema, apenas um indicador de curto na linha, qualquer componente da mesma linha também irá apresentar curto. Acho que trocá-lo não é o caminho correto a seguir.

Nesse caso tire essa dúvida testando ele fora do circuito.

Compartilhar este post

Link para este post
João Henrique    551

Bom dia.

Nesse caso provavelmente o curto esteje pra traz . Injete tensão pinos 5,6,7,8  Q800 e veja o consumo na fonte de bancada que na certa o causador vai esquentar.    No tps 51125 se faltar VIN não terá a habilitação EN pois é feito atravez de um divisor resistivo na linha dos 19v. Se  esse pwm estiver em curto matando a linha ele na certa esquentaria.

Boa sorte.

Editado: por João Henrique
  • Joinha 1

Compartilhar este post

Link para este post
MrJapao    16

@João Henrique @kill3r @CJ 

Bom dia. Continuando o enigma, descobri que o curto na linha +VBATR(já não sei se posso chamar assim) só ocorre quando o processador está na placa. Já havia visto isto em placa mãe de desktop, então se alguém puder explicar o fato a parte, agradeço. Bem, voltando ao mérito, parei no Q800 que apresenta tensão 19v em 1234 e dreno 5678 apenas 0,38v. Alguém ajudaria? 

q800.PNG

Compartilhar este post

Link para este post
kill3r    23

vê se sem o cpu ele gera as tensões primarias 3v e 5v 

se não estou em erro a única ligação que vejo do  +VBATR com o CPU é feita pelos mosfets Q805 e Q802 que gera o VDD_CORE e acho que podes levantar a L800 e a L801 para ver se o curto esta ates ou depois 

também podes por outro cpu e com o multimetro ver se a +VBATR continua em curto para saber se é defeito do cpu

Compartilhar este post

Link para este post
MrJapao    16
9 horas atrás, kill3r disse:

vê se sem o cpu ele gera as tensões primarias 3v e 5v 

se não estou em erro a única ligação que vejo do  +VBATR com o CPU é feita pelos mosfets Q805 e Q802 que gera o VDD_CORE e acho que podes levantar a L800 e a L801 para ver se o curto esta ates ou depois 

também podes por outro cpu e com o multimetro ver se a +VBATR continua em curto para saber se é defeito do cpu

@kill3r Sem +VBATR não há como ter 3v e 5v pois é esta linha que ativa o PWM U826. quanto ao "curto" quando com processador, também ocorre com outro.

Compartilhar este post

Link para este post
MrJapao    16

@João Henrique @SDTech @wjinformatica  Mais uma vez querendo extrair conhecimento dos colegas. Saberiam do motivo do Q800 não estar chaveando? Testei o resistor R901 próximo a ele e parece estar bom. Estou desconfiado do C812 que também está próximo ao Q800. Alguém poderia me dizer a função deste capacitor estando ele ligado ao gate. Obrigado.

Compartilhar este post

Link para este post
master7    5
15 horas atrás, kill3r disse:

e acho que podes levantar a L800 e a L801 para ver se o curto esta ates ou depois

O que o amigo quis dizer foi: se você desconfia de um curto na linha do processador, levante essas bobinas e observe se o curto de +VBATR saiu. Se sim, alimente a placa com o carregador que ela vai gerar os +V3AL/+V5AL e você terá que procurar quem está causando curto após as bobinas. Se não, o curto não está na área do processador e você deverá medir a resistência das outras bobinas para poder encontrá-lo.

2 horas atrás, MrJapao disse:

Saberiam do motivo do Q800 não estar chaveando?

O U802 no pino 23 monitora linha +VBATR, encontrando algum problema ele simplesmente não chaveia o Q800 impedindo que os 19v passe e venha a danificar os demais setores da placa.

• Joinha 1

Compartilhar este post

Link para este post

Registre-se ou faça login para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...