Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Hp dv5-2114BR / 6050a2313401-mb-a03/ Não Liga

Avalie este tópico:


MrJapao

Posts em destaque

Em 07/11/2018 às 18:56, CJ disse:

@MrJapao se não tem as tensões primárias 5 e 3 volts a placa não vai ligar mesmo.

 

Nesse caso você deve verificar se não há curto ou fuga nessas linhas, se tem o EN (habilitação) e se tem a tensão de alimentação do pwm.

 

Esta com o esquema em mãos?

Como vai. Desde já agradecendo a atenção. Não encontrei nem esquema nem boardview no forum, uma das linhas parece estar em curto mesmo. Preciso do esquema para identificação dos componentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não estou errado o U826 (TPS51125) é o responsável por gerar os 3v e 5v agora a fazer o que o nosso amigo CJ disse ver se o pwm está alimentado por 19v no pino 16 e habilitado pino 13

No YouTube há um vídeo que explica muito bem o funcionamento do 51125 feito por um colega aqui do fórum.

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@CJ @kill3r 

Verificando o PWM U826, contatei que não chega tensão nos pinos 13(EN) e 16(VIN) alimentados por +VBATR. Reparei que o capacitor C1199 (mesma linha de +VBATR), com terra, está bipando em ambos os lados. Creio esta linha estar em curto, estou certo? Como procedo?

u826.PNG

Editado: por MrJapao
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, wjinformatica disse:

@MrJapao troque ele

@wjinformatica Creio não ser ele o problema, apenas um indicador de curto na linha, qualquer componente da mesma linha também irá apresentar curto. Acho que trocá-lo não é o caminho correto a seguir.

Editado: por MrJapao
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, MrJapao disse:

@wjinformatica Creio não ser ele o problema, apenas um indicador de curto na linha, qualquer componente da mesma linha também irá apresentar curto. Acho que trocá-lo não é o caminho correto a seguir.

Nesse caso tire essa dúvida testando ele fora do circuito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia.

 

      Nesse caso provavelmente o curto esteje pra traz . Injete tensão pinos 5,6,7,8  Q800 e veja o consumo na fonte de bancada que na certa o causador vai esquentar.    No tps 51125 se faltar VIN não terá a habilitação EN pois é feito atravez de um divisor resistivo na linha dos 19v. Se  esse pwm estiver em curto matando a linha ele na certa esquentaria.

Boa sorte.

Editado: por João Henrique
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@João Henrique @kill3r @CJ 

Bom dia. Continuando o enigma, descobri que o curto na linha +VBATR(já não sei se posso chamar assim) só ocorre quando o processador está na placa. Já havia visto isto em placa mãe de desktop, então se alguém puder explicar o fato a parte, agradeço. Bem, voltando ao mérito, parei no Q800 que apresenta tensão 19v em 1234 e dreno 5678 apenas 0,38v. Alguém ajudaria? 

q800.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vê se sem o cpu ele gera as tensões primarias 3v e 5v 


se não estou em erro a única ligação que vejo do  +VBATR com o CPU é feita pelos mosfets Q805 e Q802 que gera o VDD_CORE e acho que podes levantar a L800 e a L801 para ver se o curto esta ates ou depois 

 

também podes por outro cpu e com o multimetro ver se a +VBATR continua em curto para saber se é defeito do cpu

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, kill3r disse:

vê se sem o cpu ele gera as tensões primarias 3v e 5v 


se não estou em erro a única ligação que vejo do  +VBATR com o CPU é feita pelos mosfets Q805 e Q802 que gera o VDD_CORE e acho que podes levantar a L800 e a L801 para ver se o curto esta ates ou depois 

 

também podes por outro cpu e com o multimetro ver se a +VBATR continua em curto para saber se é defeito do cpu

 

@kill3r Sem +VBATR não há como ter 3v e 5v pois é esta linha que ativa o PWM U826. quanto ao "curto" quando com processador, também ocorre com outro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@João Henrique @SDTech @wjinformatica  Mais uma vez querendo extrair conhecimento dos colegas. Saberiam do motivo do Q800 não estar chaveando? Testei o resistor R901 próximo a ele e parece estar bom. Estou desconfiado do C812 que também está próximo ao Q800. Alguém poderia me dizer a função deste capacitor estando ele ligado ao gate. Obrigado.

Editado: por MrJapao
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, kill3r disse:

e acho que podes levantar a L800 e a L801 para ver se o curto esta ates ou depois

O que o amigo quis dizer foi: se você desconfia de um curto na linha do processador, levante essas bobinas e observe se o curto de +VBATR saiu. Se sim, alimente a placa com o carregador que ela vai gerar os +V3AL/+V5AL e você terá que procurar quem está causando curto após as bobinas. Se não, o curto não está na área do processador e você deverá medir a resistência das outras bobinas para poder encontrá-lo.

 

2 horas atrás, MrJapao disse:

Saberiam do motivo do Q800 não estar chaveando?

O U802 no pino 23 monitora linha +VBATR, encontrando algum problema ele simplesmente não chaveia o Q800 impedindo que os 19v passe e venha a danificar os demais setores da placa.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • CJ bloqueou este tópico
Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...