Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Receptor Claro huawei trilha do ci tuner arrancada

Avalie este tópico:


Rodrigo Novaes

Posts em destaque

estou com este receptor ci tuner estorou e arrancou trilha, a questão é se alguém tem uma forma para está burlando c ci de referencia (92ERZ)? vi que tem uma placa step down, será que funciona para substituir o tuner deste aparelho, alguém que conhece e o mesmo usou e poder me ajudar eu agradeço?

WhatsApp Image 2018-11-07 at 19.33.56.jpeg

Sat Nov 03 11-57-35.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o problema é a trilha, parece ser NC (não conectado), dificilmente teria o ilhós no mesmo lugar do terminal. Já tentou por o CI novo no lugar? Pelo que vi, esse CI que tu citou (92EZR, que na verdade é o ISL9492) acha no ML. Se observar, todas trilhas que tem utilidade saem pro lado e tem um ilhós, essa que está faltando não sai, igual a primeira da direita, o que sugere que não tem conexão. Se já trocou e o problema persistiu, deve ter mais defeito.
Sobre a parte do step down, não entendi. Eu não tenho muito conhecimento em receptores, só achei que poderia contribuir quanto a trilha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

step down é uma plaquinha que regula a tensão, vc pode ver ela no ml, então vi um vídeo de um rapaz substituindo ela no lugar do tuner de um aparelho que nao tinha como soldar mais o ci, já neste caso da minha placa a ilha que esta faltando é referente a txt assim vi no datasheet do componente, porem queria saber sobre esta placa step down se subisituiria este tuner pois coloquei um novo e apresenta só 10 v na saida do tuner, creio eu que esta trilha que esta faltando habilita o ci para comutação das voltagens

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, é o que pensei, step down pra mim é um conversor buck step down, rebaixa a tensão de um valor pra outro menor.
Vendo o datasheet parece que esse CI faz mais do que apenas regular a tensão. Então a princípio, um simples regulador não funcionaria. No desenho logo abaixo, no datasheet, tem um mosfet conectado no pino 24, tem ele aí também? Está bom? Tem alguns Schottky e um TVS na linha de alimentação do LNB também.
Olhando melhor o datasheet, esse CI funciona como um booster e não buck, step down não funcionaria no lugar dele não... booster serve pra aumentar a tensão, é um step up.
Quanto ao TXT, é pra comunicação com o micro, porém ele também comunica de outra forma, ele tem conexões SDA e SCL. Imagino que o fabricante resolveu usar essa porta, já que pra mim não tem conexão nenhuma com aquele pino, pela foto.

Apenas adicionando: Observe que pelo datasheet os pinos 3 e 4 são NC, veja pela foto que a trilha é igual.
Mais uma correção: Olhando o diagrama de bloco, TXT não parece ter função de comunicação, pode ser alguma função não utilizada nesse design.

Editado: por Halysson
Correção
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Rodrigo Novaes disse:

não tem tensão no pino 26

 

Mesmo sem o CI? Deveria ter. Deve ter uma bobina próxima, verifica se não está aberta. Acredito que não seja aquela grande próxima, deve ser alguma outra menor. Na sequência da bobina, deve ter um diodo, testa ele também.
Acho que o CI não manteria o mosfet do booster chaveado o tempo todo, deve ter alguma proteção mesmo em caso de falha.
Pino 7, que é o dreno do mosfet interno, quantos volts tem? É estranho não ter nada nesse ponto se tem 10 volts no LNB, deveria pelo menos ter os mesmos 10 volts.

O circuito funciona assim: o booster é basicamente uma bobina, na sequência tem um mosfet que é chaveado por PWM pro GND, na sequência um diodo isolador e a filtragem.
Toda vez que a bobina é alimentada com positivo de um lado (entrada de tensão) e GND do outro pelo mosfet, um campo magnético se forma nela. Quando esse mosfet abre, o campo entra em colapso e a tensão dispara nos terminais, em sentido oposto (acontece o mesmo com relés, por esse motivo se usa um diodo de proteção em paralelo com a bobina, ou a alta tensão queimaria o transistor chaveador). Como do lado que seria o novo GND dela você tem, por exemplo, 10 volts da fonte original, do outro você vai ter uma tensão aumentada, depende do duty cycle aplicado no mosfet. O diodo isolador tem a função de não deixar essa tensão voltar pra fonte baixa original e os capacitores na saída filtram a tensão. Pronto, a tensão sai mais alta, com menos da capacidade de corrente original nesse caso.
Nesse CI, a tensão aumentada não vai direto pra saída, ela passa por dentro do CI onde existe um outro mosfet responsável por chavear ela pro LNB.
A questão é, mesmo sem ativar o booster, precisa existir a tensão original na bobina e consequentemente antes e depois do diodo e no ponto de entrada do CI, pino 26.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...