Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Funcionar Motor Brushless (HD ou Driver de DVD)

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Boa tarde pessoal,  estou querendo executar  um projeto com motor de Driver DVD. O problema é fazer o motor funcionar fora do DVD, tentei usar o próprio ci da placa porem não tive êxito pois não acho o datasheet e sem ele não consigo fazer o motor funcionar. Auguem já fez esses tipos de motores funcionar sem auxilio de um ESC?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Além do mais, quando eu fiz o teste, ele rodou bem, mas sem torque... Então só serviu mesmo para rodar um disco!!!

 

Aqui vai um instructable (Great Scott / com vídeo e tudo mais) : 😞

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

Rodando o Spindle sem ESC (apenas com um Arduino) :

 

 

Flw....

Editado: por nagkiller
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Use um HD velho em que o motor funcione e ligue no lugar do motor.

 

Desculpe, agora vi que não é isso que você quer. O projeto acima do @nagkillerfunciona. 

Para obter mais potência no motor tem que acrescentar um CI de driver e um sensor de rotação óptico para poder controlar a aceleração pelo programa.

Um ESC já tem os drivers e é fácil de interfacear com o arduino. 

Editado: por mariomendes77
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse projeto com arduio que o nagkiller mostrou não serve para mim, pois quero montar um circuito mais ''clean'' e o arduino não proporciona  isso. Já o esc fica caro para comprar.

16 horas atrás, nagkiller disse:

Esses motores são chamados de Spindle...

 

 

Tem que realizar o acionamento em sequência de bobinas... E em uma frequência média...

 

Flw...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, mariomendes77 disse:

Use um HD velho em que o motor funcione e ligue no lugar do motor.

 

Desculpe, agora vi que não é isso que você quer. O projeto acima do @nagkillerfunciona. 

Para obter mais potência no motor tem que acrescentar um CI de driver e um sensor de rotação óptico para poder controlar a aceleração pelo programa.

Um ESC já tem os drivers e é fácil de interfacear com o arduino. 

O motor que pretendo usar é de um leitor velho de DVD de PC, ele têm mais torque que os de HD. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou explicar melhor o que eu pretendo. Quero montar um circuito compacto a partir do ci R2S30204FP,  que é o ci responsável por controlar  o motor do driver de PC, porem não encontro o esquema desse ci. Por isso criei o tópico para buscar ajuda de alguém que tenho montado algo parecido com o ci citado. Eu pretendo usar em uma infinidade de projetos com: drones, carros de controle remoto, barcos e mais projetos por isso não  têm como eu colocar um arduino em nem um desses projetos e o esc é fica caro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Brito.Tiago 

O CI  R2S30204FP é só o driver trifásico que deve ser controlado por um processador. 

Você pode fazer isso usando este ESC (que é nada menos que um controlador trifásico de potência) como driver (aceita uma gama grande de motores):

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

E este processador:

 

que você pode programar para controlar o motor através do ESC. Esta plaquinha é um Arduíno nano que liga direto no PC através da USB . Os programas do Arduíno são Free e muito versáteis.

Vais gastar menos de 50 e mais a fonte ou bateria e alguns fios. E muito estudo sobre programação C# e ganhar um bom conhecimento pesquisando PID e etc..

 

Este é o manual do ESC:

Editado: por mariomendes77
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Brito.Tiago disse:

Vou explicar melhor o que eu pretendo. Quero montar um circuito compacto a partir do ci R2S30204FP,  que é o ci responsável por controlar  o motor do driver de PC, porem não encontro o esquema desse ci. Por isso criei o tópico para buscar ajuda de alguém que tenho montado algo parecido com o ci citado. Eu pretendo usar em uma infinidade de projetos com: drones, carros de controle remoto, barcos e mais projetos por isso não  têm como eu colocar um arduino em nem um desses projetos e o esc é fica caro.

 

Se tivesse postado claramente desde o primeiro post!!!

 

Mas é daquela forma básica que se controla esses motores.

 

Na minha opinião, esses motores de hd e cd não vai ser possível fazer drone, pois a rotação tem que ser bem mais alta do que estes vão te oferecer.

 

Mas teste ai e por favor poste os resultados, vai que dá certo!!!

 

Flw...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os sinal de controle do ESC é um pulso de frequência fixa e largura variável que deve ser gerado pelo Arduíno entre o fio preto e o branco do cabinho do ECS. O fio vermelho vem com 5V  extraído da bateria que pode alimentar o  Arduíno nano. Quanto mais longo é o pulso,  maior é a velocidade do motor. Não pode ser maior que o período entre pulsos.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, mariomendes77 disse:

Os sinal de controle do ESC é um pulso de frequência fixa e largura variável que deve ser gerado pelo Arduíno entre o fio preto e o branco do cabinho do ECS. O fio vermelho vem com 5V  extraído da bateria que pode alimentar o  Arduíno nano. Quanto mais longo é o pulso,  maior é a velocidade do motor. Não pode ser maior que o período entre pulsos.

 

De acordo com as novas informações, não poderá usar arduino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, nagkiller disse:

 

De acordo com as novas informações, não poderá usar arduino.

A minha sugestão foi usar o Arduíno Nano que é bem pequeno leve e barato, que imagino seja o objetivo.

 

Complementando a informação sobre o sinal de controle do ECS:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, nagkiller disse:

O que está sugerindo é o mesmo que está no video instructable do Great Scott, mas para o autor do tópico, não serve!!!

Não é a mesma coisa ,muito pelo contrário ,pois quem gera as três fases é o ESC. O arruino não é o mesmo e ele só gera um pulso de largura variável. A programação é totalmente diferente.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dentro do instructable com o título de faça seu proprio esc, tem todas as informações de como se fazer um...

Inclusive há dois vídeos ( parte 1 e parte 2).

 

Ali são detalhadas até a largura de pulsos... De maneira talvez semelhante ao que o Sr postou no superdroirobots.

 

Aquele video que está embutido na primeira resposta é apenas um Arduino e o motor Spindle é outra coisa... Apenas para informar como se faz para que ele gire. Conforme a pergunta inicial " Auguemjá fez esses tipos de motores funcionar sem auxilio de um ESC? ".

 

Mas o autor do tópico não quer utilizar um Arduino... Ele quer usar o ci que vem na placa do driver...

 

Nesse caso ou ele encontra ou copia o esquema da placa controladora e pega os níveis de sinais que fazem o Spindle rodar... Aproveitando assim a rotação do motor pra fazer o que deseja.

 

Ou ainda utilizar um controlador pronto, conforme já indicado, fazer um com Arduino... Lembrando ainda que pode-se reduzir mais ainda a placa Arduino para apenas o Atmega e o cristal. Isso facilmente reduziria o tamanho total do circuito e peso!

 

Mas o grande problema foi a má formulação da pergunta inicial e que depois no meio do percurso mudou completamente!!!

 

Flw...

Editado: por nagkiller
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Tiago, boa noite.

 

Não sei se ajuda muito mas os módulos de scanner laser de impressoras laser tem um motor bldc que gira um espelho para fazer a varredura do laser.

A interface do módulo é simples e permite controlar a velocidade do motor de forma fácil pois já tem o chip controlador no próprio módulo.

Além disto, você pode também controlar a intensidade do laser e detectar quando ele está iniciando a varredura (o que é função da velocidade do motor) pela mesma interface.

Um módulo retirado de uma impressora quebrada é bem barato e talvez seja útil para sua aplicação.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...